Artigos

Ryôji Noda, um leitor do Brasil 14/02/2017

  Eliza Atsuko Tashiro Perez é docente-pesquisadora da Universidade de São Paulo desde 2007, e está vinculada ao Curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH. Iniciou a carreira acadêmica em 1992 quando ingressou na Faculdade de Ciências e Letras, da Unesp, Campus de Assis. Doutora em Linguística, realiza pesquisas

Uma síntese sobre o expansionismo geopolítico japonês e sua relação com o “triângulo do petróleo” 28/12/2016

  Floriano Filho – Jornalista formado pela Universidade de Brasília e doutorando no Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, também da UnB, com foco no tema “empréstimos japoneses para a China, paradoxo geopolítico ou escolha racional”? Realizou estágios do doutorado nas Universidades de Tóquio – Instituto de Ciência Social, com bolsa

Legados de 120 Anos de Relações Brasil-Japão 10/05/2016

Alexandre Ratsuo Uehara – Diretor Acadêmico das Faculdades Integradas Rio Branco (FRB). Mestre(1995) e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo(2001). Foi pesquisador visitante na Universidade Keio (1993) e na Universidade Sophia (1999-2000) como bolsista da Fundação Japão. Membro do Corpo Docente do Programa de Pós Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa

O tradicional e moderno na literatura japonesa contemporânea: Haruki Murakami e Natsuo Kirino 21/03/2016

Márcia Hitomi Namekata – Professora doutora na área de Japonês (Literatura Japonesa) no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DELEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil; marcianamekata@gmail.com . Participante do Japan Foundation Japanese Studies Fellowship em 2012.   RESUMO: Neste artigo pretendemos apresentar as referências à literatura clássica japonesa nas obras de dois

Parentesco Japonês, Família Nikkei: Reflexões acerca da família japonesa 19/02/2016

Nas categorias: Japão , parentesco , família , Okinawa , decasségui

Victor Hugo Kebbe, Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo.   RESUMO: O presente artigo pretende discutir algumas noções de família japonesa, em especial acerca do ie e família okinawana, apontando algumas das transformações ocorridas nos sistemas de parentesco japonês e okinawano entre os descendentes de japoneses por conta

Akira Kurosawa, Kenzaburo Oe e a perspectiva ecologista de educação 22/12/2014

Marcos Reigota, Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, em São Paulo.   RESUMO: Nessa narrativa são abordadas algumas questões e acontecimentos políticos, culturais e acadêmicos relacionados com o Japão que colaboraram com a elaboração da perspectiva ecologista de educação. Essa vertente da educação ambiental tem o seu ponto de partida

A relação entre as eras Showa e Heisei e os desafios econômicos do Japão atual 10/09/2014

Leonardo Correia – Professor de economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em economia pela Fundação Getúlio Vargas – São Paulo. Foi pesquisador visitante na Universidade de Kobe com bolsa Fellowship da Fundação Japão em 2013.   RESUMO: Observar as características da mudança estrutural na economia japonesa sofrida durante a transição entre os

Artesanato Mingei no Contexto do Japão Moderno 02/07/2014

Nas categorias: Japão , Design , Mingei , Kogei , Artesanato japonês

Silvia Sasaoka – Pesquisadora, aluna especial no curso de pós-graduação/Unesp de Bauru, graduada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, sócia da empresa Straat Design e fundadora do Instituto Botucatu. Criou o programa de Intercâmbio Internacional para estudantes de design e artesãos brasileiros. Acompanhou o desenvolvimento do artesanato em diversas comunidades

Mangá e animê – Ícones da Cultura Pop Japonesa 04/04/2014

SONIA M. BIBE LUYTEN é Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo, com tese sobre mangá.  Foi professora do Departamento de Jornalismo e Comunicações da ECA/USP (1972-1984), professora convidada da Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka e Tóquio – Japão (1984-1990), lecionou na Universidade Real de Utrecht –

Aprendizagem transgeracional nas Festas Tradicionais de Outono (Akimatsuri) do Japão: um olhar da Educação Ambiental 05/09/2013

Lucia Shiguemi Izawa Kawahara Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso [UFMT] onde cursou Pedagogia e Mestrado em Educação. Pesquisadora e educadora ambiental do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte – GPEA/UFMT; analista de meio ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA/MT e professora