Facebook Twitter

Curso Marugoto JFまるごと日本語講座

Curso de Língua Japonesa Marugoto da FJSP

Helena Naoco Shinzato  (Intermediário 1-B | 2º semestre/2017)
Helena Naoco Shinzato (Intermediário 1-B | 2º semestre/2017)

Conheci o curso há aproximadamente 5 anos. Ingressei no Básico 1 e desde então tenho notado que o curso de Marugoto tem consolidado e preenchido as lacunas do meu conhecimento do idioma.

Como descendente de japoneses, desde criança estudei Língua Japonesa em escolas ligadas à colônia japonesa, mas não conseguia adquirir a sonhada fluência e domínio da língua seja em leitura ou na escrita. No entanto, até hoje me causa estranheza quando encontro pessoas de idade descendentes de japoneses que não conseguem se comunicar o mínimo no idioma de seus pais ou avos. Por causa disso, sempre me senti na obrigação de saber me comunicar e dominar a língua japonesa.

O curso de Marugoto é estruturado de forma que o aluno se sinta envolvido e estimulado a participar da aula de forma natural. No início de cada semestre letivo é dada uma orientação de como o curso será desenvolvido. E não fica restrito às aulas em classe. Existem muitas atividades culturais: Project Works, Intercâmbios culturais entre outros que permitem uma convivência com a cultura.

O livro didático é auto dirigido. Os temas apresentados nele são relacionados ao nosso cotidiano, o que facilita o aprendizado através de analogias em costumes, cultura, tradição, etc. As regras gramaticais não são simplesmente passadas aos alunos pela professora. Inicialmente os alunos discutem em classe sobre o tema a fim de fazer descobertas por si só, refletindo sobre o assunto. E só então é passada para o aluno, permitindo assimilar naturalmente.

No Marugoto além de aprender o idioma estou descobrindo e aprendendo a apreciar tanto a cultura do Japão como a do Brasil e sou muito grata a todas as professoras e à equipe.

Parabéns às professoras do Marugoto e toda a equipe pela técnica inovadora e inspiradora!


Cristiano Akira Takeno  (Intermediário 2-A | 2º semestre/2017)
Cristiano Akira Takeno (Intermediário 2-A | 2º semestre/2017)

Já havia feito outros cursos de japonês e embora conseguisse ler e entender, tinha bastante dificuldades para conversar em japonês. Fiquei anos sem estudar japonês, mas eu ia fazer uma viagem para o Japão em 2014, então decidi voltar a estudar. Como estava querendo algo mais focado em conversação, me indicaram o curso do marugoto.

Mesmo tendo estudado apenas 6 meses, consegui me comunicar razoavelmente bem e isto me incentivou a continuar estudando. Nestes anos no marugoto fiz grandes amizades e até fomos para o Japão ano passado. E foi nesta viagem que percebi o quanto melhorei. Estava muito mais fácil de entender e falar em japonês. Para quem gosta da cultura japonesa e quer aprender a falar japonês este curso é ótimo pois tem professores japoneses que podem explicar certos assuntos que só quem nasceu ou ficou muito tempo no Japão sabe dizer e professores brasileiros que conseguem entender perguntas que só quem é brasileiro entende.


selecione um ano: