Facebook Twitter

Curso Marugoto JFまるごと日本語講座

Curso de Língua Japonesa Marugoto da FJSP

Perguntas frequentes

Confira abaixo as dúvidas mais comuns sobre o Curso Marugoto.

Perguntas frequentes

Neste curso estuda-se a língua japonesa com todas as nuanças que ligam os sentimentos mais tênues entre as pessoas, englobando desde a cultura tradicional e também a contemporânea, com atualidades e assuntos pouco tratados até então, fazendo jus ao nome MARUGOTO, que significa “o todo”, “que envolve tudo”. Serão adotados um conteúdo curricular e critérios de avaliação baseados no JF Standard for Japanese-Language Education da Fundação Japão.

É um instrumento de medição de conhecimento da língua japonesa, que possui 6 níveis de proficiência: A1-A2-B1-B2-C1-C2. Com esta referência, você conseguirá saber o seu o nível de aprendizagem de japonês em qualquer lugar do mundo que você esteja.

Neste semestre serão oferecidos os níveis “INTRODUTÓRIO (nível A1)”, “BÁSICO 1 (nível A2)”, “BÁSICO 2 (nível A2)” e PRÉ-INTERMEDIÁRIO (nível  A2/B1).

Cada um dos níveis – INTRODUTÓRIO (A1), BÁSICO 1 (A2), BÁSICO 2 (A2) – possui os módulos dos tipos “KATSUDO” e “RIKAI”. Nos módulos do tipo “KATSUDO” (Atividades) aprende-se como utilizar a língua japonesa de forma adequada às situações e aos objetivos; nos do “RIKAI” (Compreensão), o curso é elaborado para se estudar mais profundamente sobre a gramática, sentenças-padrão e vocábulos. Entretanto, a partir de 2015 não haverá turmas do módulo INTRODUTÓRIO KATSUDO na Fundação Japão em São Paulo, mas na Aliança Cultural Brasil-Japão. E no nível PRÉ-INTERMEDIÁRIO não há a divisão nos módulos KATSUDO e RIKAI. Saiba mais aqui.

Para saber em qual nível devem-se ingressar, os interessados poderão fazer um teste simples para verificação de nível ou contatar-nos. (marugoto@fjsp.org.br)


*A partir de 2015, não haverá turmas do INTRODUTÓRIO (A1) KATSUDO na Fundação Japão em São Paulo. Aqueles que estiverem interessados em estudar a partir do INTRODUTÓRIO (A1) KATSUDO, entre em contato com a Aliança Cultural Brasil – Japão.

O curso utilizará o material didático “Marugoto Língua e Cultura Japonesa”, elaborado pela Fundação Japão. Ele é dividido em 2 volumes: “KATSUDO” (Atividades) e “RIKAI” (Compreensão). No volume “KATSUDO” aprende-se sobre a cultura da sociedade japonesa e sobre como utilizar a língua japonesa de forma adequada às situações e aos objetivos. No volume “RIKAI”, os alunos estudam a língua japonesa por meio das quatro competências: ler, escrever, ouvir e falar.

No nível pré-intermediário, “KATSUDO” (Atividades) e “RIKAI” (Compreensão) serão estudados no mesmo volume.

Este curso enfatiza a oralidade. A gramática e as sentenças-padrão serão organizadas por meio de atividades somente após os aprendizes conseguirem realizar os diálogos. Após o término de cada aula o aluno será capaz de se expressar adequadamente em japonês em uma determinada situação e constatará que consegue se comunicar na língua alvo.

Nos módulos do tipo “KATSUDO (Atividades)”, como o objetivo principal é a percepção do uso da língua oral em situações adequadas, e não enfoca na aprendizagem da escrita de caracteres, não há treinos exaustivos da escrita durante a aula. O “hiragana” e o “katakana” são apresentados no livro didático do módulo INTRODUTÓRIO (A1) KATSUDO e abaixo de cada palavra em japonês há a leitura em letras românicas. Por exemplo, se estiver escrito こんばんは em hiragana, abaixo dessa palavra estará escrito “ko-n-ba-n-wa”.

Porém, até o término do Básico espera-se que o aluno aos poucos consiga ler e escrever os caracteres tendo as seguintes metas ao término de cada módulo:

No módulo INTRODUTÓRIO (A1) RIKAI (Compreensão) , a escrita romanizada é utilizada até a metade do livro e, além do “hiragana” e do “katakana”, são apresentados os ideogramas mais fáceis.

Sim, é possível. No entanto, se o objetivo for o de continuar o estudo da língua japonesa e prosseguir para o nível PRÉ-INTERMEDIÁRIO (A2/B1), ou ainda, prestar futuramente o Exame de Proficiência em Língua Japonesa, é aconselhável que até o nível BÁSICO 2 (A2) estude os módulos do tipo RIKAI (Compreensão)  também.

Para matricular-se, favor dirigir-se à Aliança Cultural Brasil-Japão. Para mais informações, favor entrar em contato com a Fundação Japão em São Paulo.

Atenção: não é possível realizar a matrícula na sede da Fundação Japão em São Paulo.

Aliança Cultural Brasil-Japão
Rua Vergueiro, 727 – 5º andar
(ao lado do metrô Vergueiro)
Tel.: (11) 3209-6630
www.aliancacultural.org.br

Porque para o material “Marugoto” um dos pontos importantes é fazer com que os alunos aprofundem o conhecimento através da aprendizagem colaborativa. Para obter resultados positivos nos estudos, há a necessidade de ter um número mínimo de alunos. E por isso, essa quantidade foi estipulada para seis alunos.

Como o Marugotonão foi elaborado para ser um material preparatório para o Exame de Proficiência em Língua Japonesa, não significa que estudando no curso Marugoto, você consiga se preparar para prova. Para as pessoas que queiram prestar a prova, aconselhamos que estudem à parte, com materiais próprios elaborados para o exame em questão. Para se ter uma base, alunos que terminam o nível Básico 1 é conveniente prestar o nível N5 e os que terminam o Pré-intermediário, o nível N4.

O Marugoto foi elaborado visando um estudo cooperativo entre os colegas, e o ideal seria estudar em sala de aula juntamente com um professor e colegas. Mas caso isso não seja viável, não significa que seja impossível estudar sozinho. Acesse o portal “Marugoto – Língua e Cultura Japonesa” (em japonês e inglês)

Clicando aqui você encontrará explicações do portal em português.

Além desses, há também os sites abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

        • “NIHONGO Starter” é um material de e-learning produzido pela Fundação Japão juntamente com a The Open University of Japan. É necessário criar uma conta no Facebook.
          https://www.facebook.com/nihongostart

 
“NIHONGO E-NA” é um site de portal para estudos de língua japonesa que oferece informações sobre sites, ferramentas úteis para a aprendizagem de japonês. Há também vários aplicativos em iOS e Android.

 

 

 

 

Os volumes “Marugoto Introdutório (A1) KATSUDO (Atividades)”, “RIKAI (Compreensão)”, “Marugoto Básico1 (A1) KATSUDO (Atividades)” e “RIKAI (Compreensão)” encontram se à venda na Aliança Cultural Brasil-Japão.

Para adquiri-los, entre em contato com a secretaria da unidade Vergueiro pelo telefone 3209-6630 ou pelo site www.aliancacultural.com.br

“Marugoto Básico2 (A1) KATSUDO (Atividades)” e “RIKAI (Compreensão)” podem ser adquiridos através dos sites que estã no seguinte link: http://marugotonihongo.jp/en/purchase/

Os sites Bookservice e Kinokuniya estão escritos em japonês, mas o Amazon pode ser acessado tanto em japonês como em inglês.

Estas lojas fazem entregas para o exterior. Para fazer o pedido, basta seguir as instruções contidas nos respectivos sites. As taxas de envio e o imposto ficarão a cargo das pessoas que adquirirem o material.

 

 

                               

Sim, não há. No nível Básico, o aluno estuda separadamente o módulo KATSUDO (Atividades), onde ele ouve bastante e dialoga, do módulo RIKAI (Compreensão), onde aprende as regras linguísticas ligadas a cada situação de uso e as pratica nos exercícios. É feito desta maneira, para que o aluno possa ir se acostumando com as formas distintas de estudo.

Porém, ao alcançar no nível Intermediário, será necessário que o aluno aprimore sua capacidade de se comunicar através das duas formas de estudo. Portanto, no nível Pré-intermediário que é uma etapa que liga o nível A2 (básico: fase elementar) ao nível B1 (intermediário: fase independente), os módulos KATSUDO e RIKAI estão unificados para que possa ir se preparando ao próximo nível.

Forma de estudo a partir do nível Pré-intermediário

*Para saber a diferença entre “KATSUDO (Atividades)” e “RIKAI (Compreensão)”, vide a página “Sobre KATSUDO e RIKAI”.

 

Para mais informações:
Fundação Japão em São Paulo
Av. Paulista, 37 – 2º andar – São Paulo
Tel.: (11) 3141-0110/3141-0843
E-mail: marugoto@fjsp.org.br

 

Não, são cursos distintos.
O “Curso Marugoto” é um curso modelo que a Fundação Japão realiza usando o material didático “Marugoto língua e cultura”, em parceria com a Aliança Cultural Brasil-Japão no que se refere à parte da secretaria do curso. Neste curso são aplicadas formas eficazes e ideais de conteúdo programático e de metodologia usando o material “Marugoto língua e cultura”.

“Marugoto Aliança” é um curso que a Aliança Cultural Brasil-Japão realiza usando o material “Marugoto língua e cultura” com apoio da Fundação Japão em São Paulo e com um conteúdo programático que atende às necessidades dos alunos da Aliança Cultural Brasil-Japão.