Seri Yanai – Mochinosha

No quinto episódio da série Criarte: criatividade, arte e encanto, apresentamos o encanto do teatro de sombras da Companhia Mochinosha. Além de compartilhar sobre seus trabalhos e experiências, Seri Yanai ensina, de forma didática a criar um personagem para fazer o seu próprio teatro de sombras.

 

 

Companhia Mochinosha

Mochinosha é uma companhia internacional de teatro de bonecos fundada em 2012, formada pela japonesa Seri Yanai e o canadense Daniel Wishes, após se conhecerem no London School of Puppetry na Inglaterra.

 

 

Focada na produção cênica por meio da técnica de teatro de sombras, a companhia já realizou apresentações nos Estados Unidos, Inglaterra, Brasil, e China entre outros.

 

 

O teatro de sombras da Mochinosha cria imagens e animações com técnicas e efeitos dinâmicos e únicos que não se vê no teatro de sombras convencional, possibilitando o público a assistir a manipulação das sombras.

 

 

As peças da Mochinosha receberam destaque no canal nacional de TV do Canadá CBC, e também conquistaram a avaliação de 5 estrelas em várias mídias, sendo muito bem avaliadas no exterior.

 

 

Em maio de 2019, a Mochinosha participou do VI Festival Internacional de Teatro de Sombras (FIS) e fizeram apresentações nas cidades de Jacareí e Taubaté. Veja como foi o Festival. E em 2020, no começo da pandemia, através do Projeto Todos Juntos, eles enviaram uma mensagem repleta de esperança.

 

 

Neste vídeo, conheça o processo criativo do teatro de sombras apresentado pela Seri Yanai, que além de compartilhar suas experiências, propõe um workshop divertido para que todos possam criar seus personagens para o teatro de sombras.

 

CANAIS OFICIAIS
Site

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube

 

A arte do título do projeto foi elaborada por Mari Kanegae, com uma composição de folhas de Pata-de-vaca em vários estágios, e aplicação da técnica Kiriê em uma folha de nori (alga japonesa).

Voltar para a home Criarte