Resultado do 4º Concurso de Vídeo em Língua Japonesa da Fundação Japão

“Este é o quarto ano do Concurso de vídeos e ficamos muito entusiasmados em ver as obras inscritas a cada edição. As diferentes localidades em que os participantes residem, suas profissões, seus passatempos e interesses se refletem nas formas como os trabalhos são criados e em seus conteúdos. É muito interessante ver a diversidade como o tema chave “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” é retratado em cada obra. A propósito, um dos objetivos principais deste concurso é permitir que os participantes tentem colocar em prática a língua japonesa que estão aprendendo. Neste sentido, é um verdadeiro prazer ver a língua japonesa sendo utilizada nos vídeos, que estão repletos da individualidade de cada grupo. Parabéns a todos os participantes que ganharam os prêmios deste ano. Mesmo nos trabalhos que não receberam um prêmio, podemos encontrar diversidade e individualidade no uso da língua japonesa. Obrigado a todos os participantes.

Estendemos os nossos agradecimentos também à Embaixada do Japão no Brasil e ao Embaixador, Sr. Teiji Hayashi, pela seleção dos vídeos. E o nosso muito obrigado a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização deste evento.”

Masaki Susaki

Diretor Geral da Fundação Japão

 

“Quando assisti aos vídeos inscritos nesta edição, fiquei surpreso com o alto nível de língua japonesa dos participantes e das artes visuais dos trabalhos. Fiquei contente também em saber que os jovens estão interessados nas questões ambientais. O Japão tem apoiado o Brasil que está lidando com desastres naturais como tempestades e deslizamentos de terra causados pela mudança climática, e com questões ambientais como o do lixo marinho. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos no concurso e ficaria feliz se pudéssemos estar ainda mais em contato por meio das questões ambientais.”

Sr. Teiji Hayashi

Embaixador do Japão no Brasil

 

“Nesta edição, mais uma vez, tivemos vídeos marcantes. Um dos pontos chaves do concurso foi o tema “O Meio Ambiente e Eu”, em não apenas “O Meio Ambiente”. Em outras palavras, os vídeos tinham que começar do ponto de vista do “eu” e transmitir as questões e iniciativas ambientais que aconteciam ao redor dos participantes de uma maneira interessante e fácil de entender. Acreditamos que os seis vídeos que foram exibidos ao público deixaram todos estes pontos claros. Outro ponto chave foi a utilização apropriada dos participantes do próprio nível de conhecimento da língua japonesa e a forma clara de transmitir as informações para o público. Vamos continuar a pensar e agir em prol do meio ambiente. E ficaríamos felizes se pudessem contar sobre seus esforços no Brasil para o Japão e para todos que entendem a língua japonesa.”

Sr. Makoto Saito

Jurado e Professor Especialista em língua japonesa da Fundação Japão

 

Confira o resultado do 4º Concurso de Vídeo em Língua Japonesa:

Prêmio do Júri

【コント】ゴミ王の伝説 – A lenda do Rei do Lixo

Clique aqui para assisti ao vídeo

Grupo: Katsukare

Integrantes: Dalton Hideki Sakamoto Yassuda / Victor Hugo Teruaki Casoy Kushiyama

 

“Estamos muito felizes em termos participado do concurso. Parabenizamos todos os participantes por terem nos mostrado, em japonês, as suas ações de preservação ao meio ambiente. Estão todos de parabéns! Agradecemos também à Fundação Japão pelo empenho em organizar e manter este concurso muito importante, incentivando ainda mais os estudantes da língua japonesa!”

Grupo Katsukare

 

Prêmio do Embaixador do Japão no Brasil

A Favela e o Meio Ambiente (貧民街と環境)

Clique aqui para assistir ao vídeo

 

Grupo: Um Japão Para Pretos

Integrante: Bianca Pinheiro Machado

Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

“Me sinto muito feliz por ter sido uma das premiadas, principalmente pelo tema que escolhi! É importante colocarmos a favela e os seus moradores em um lugar de destaque nessa discussão, principalmente pelo impacto ambiental que geram. Espero que possamos buscar soluções como um todo, dando voz aos excluídos. O prêmio irá ajudar na minha educação, poderei comprar um notebook para assistir as aulas da faculdade. Agradeço muito pela oportunidade e dou parabéns aos outros participantes, todos criaram ótimos vídeos para o concurso.”

Bianca Pinheiro Machado

 

Prêmio mais curtidas

Ware ware no shizen wo mamorou

Clique aqui para assistir ao vídeo 

 

Grupo: Nihon Bunka Course

Integrantes: Elaine de Souza Pinheiro /Anne Macedo Gomes / Erik Satoshi Miyakawa / Fernando Guimarães Marques Monteiro / Giovanni Massaru Oka Nunes / Haru Uchigasaki / Hiroki Tanaka / Inoru Uchigasaki / Ivan Haruki Oka Nunes / Jun Nagai Yano / Nicolas Eiji Kamiya Enobi / Rebeca Miho Ijichi Tominaga / Thiago Kazuhiro Oka Nunes

Instituição: Escola Japonesa de Manaus

 

“Estamos bastante felizes. Nós do Bunka Course gostaríamos de agradecer a todos aqueles que nos apoiaram durante este processo. Todos nos esforçamos bastante debatendo sobre o tema e sobre como faríamos a construção do vídeo. Cada um teve papel fundamental para que este projeto fosse finalizado, mesmo com todas as atividades escolares que coincidiram de acontecer no mesmo período. Nosso agradecimento a todos que nos apoiaram.”

Grupo Nihon Bunka Course

 

Clique aqui e veja os vídeos dos outros finalistas