DESTAQUES DA BIBLIOTECA – Agosto e Setembro/2020

Nesta edição destacamos um mangá de horror e uma revista japonesa de artes. Na nossa sugestão de leitura indicamos um mangá muito famoso no Japão e fora dele.

 

LIVRO/MANGÁ

 

FRAGMENTOS DO HORROR (魔の断片)

Junji Ito (伊藤潤二); tradução de Akemi Ono
DarkSide Books, 2017
ISBN 978-85-9454-036-2
[J726.1 It/ t. 9767]

Originalmente publicada no Japão em 2014 pela Asahi Shimbun Publications. É a primeira coletânea de horror do autor após oito anos, desde o lançamento de Shin yami no koe kaidan (新・闇の声潰談), em 2006.

São histórias curtas e surreais que vão do aterrador ao cômico, do erótico ao escatológico. Entre elas temos um rapaz que perde, literalmente, a cabeça para uma taróloga (Tomio – gola rulê vermelha); uma antiga mansão de madeira que excita um de seus habitantes (Monstro de madeira); uma aula de dissecação com uma paciente bastante incomum (Dissecação-chan); uma visita de um estranho pássaro negro que transforma a vida de um homem acidentado nas montanhas (Pássaro negro). Essas histórias mostram o esperado retorno do autor ao mundo do horror.

 

Sobre o autor

Junji Ito (伊藤潤二) nasceu na província de Gifu, no Japão, em 1963. Começou a escrever e a desenhar ainda bem cedo como hobby, mas somente em 1987 consegue sua primeira publicação, Tomie (富江 ). Nos anos que se seguiram não parou de publicar tendo entre suas obras mais populares Uzumaki (うずまき), em que uma pequena vila passa a ser invadida por espirais, e Gyo (ギョ), no qual o Japão passa a ser invadido por uma horda de animais marinhos que se movimentam com pernas semelhantes às de aranhas. Tomie e Uzumaki foram adaptados para o cinema e Gyo transformado em filme de animação.

As influências de Ito incluem os artistas de mangá de horror clássico Kazuo Umezu (楳図かずお), Hideshi Hino (日野日出志), assim como os autores Yasutaka Tsutsui (筒井康隆) e H.P. Lovecraft.

 

Sites relacionados

Editora DarkSide:
http://darksidebooks.com.br/junji-ito/p

Superinteressante:
https://super.abril.com.br/blog/turma-do-fundao/quem-e-junji-ito-e-por-que-voce-deve-ler-os-mangas-de-horror-dele/

Wikipédia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Junji_Ito

 


REVISTA

GEIJUTSU SHINCHO (芸術新潮)

Shinchosha (新潮社)
Revista mensal

Site: https://www.shinchosha.co.jp/geishin/

Publicada desde 1950, é uma revista de artes em língua japonesa. Desde seu início apresenta artigos sobre obras de arte históricas, arquitetura, arte antiga, até arte moderna, mostrando toda a beleza de um modo original, não só da arte japonesa como também da arte mundial. Vale enfatizar a alta qualidade de seus artigos, com ilustrações e fotos belíssimas. Com certeza é uma fonte de referência indispensável para estudantes e pesquisadores de artes.

 


SUGESTÃO DE LEITURA

Nesta edição a nossa sugestão de leitura é um mangá japonês de muito sucesso, Fullmetal Alchemist (鋼の錬金術師/ Hagane no renkinjutsushi), de Hiromu Arakawa

O mangá se baseia no período pós Revolução Industrial Européia. A história é centrada nos irmãos Edward e Alphonse Elric que vivem num mundo onde a alquimia é uma técnica científica avançada que permite a criação de objetos através de matérias-primas. Os dois irmãos pesquisam sobre transmutação humana, uma técnica proibida em que se tenta criar ou modificar um ser humano, para ressuscitar sua mãe que morreu de uma doença incurável. Mas, acabam fracassando e Edward perde sua perna esquerda e Alphonse seu corpo inteiro. Desesperado Edward sacrifica seu braço direito para unir a alma de seu irmão a uma armadura. Sua amiga de infância Winry e sua avó Pinako constroem uma prótese, automail, para substituir seus membros perdidos. Edward entra para o Estado Militar de Amestris, tornando-se um Alquimista Federal (国家錬金術師/Kokka renkinjutsushi) e partem à procura da Pedra Filosofal, um objeto poderoso que lhes permitirá restaurar seus corpos.  Ao longo desta busca, eles encontram aliados e inimigos, como Scar, que busca vingança pela destruição de seu povo pelos Alquimistas Federais; e os homúnculos, criaturas semelhantes aos humanos que, por portarem falsos fragmentos da pedra filosofal dentro deles, possuem a capacidade de regeneração. Estes são comandados por um homem conhecido como “Pai” que, através da pedra filosofal, ganhou a imortalidade, e quer transformar Amestris num círculo de transmutação gigante.

A história foi publicada pela editora Square Enix na revista “Monthly Shonen Gangan” entre agosto de 2001 e julho de 2010, num total de 108 capítulos, que foram compilados em formato tankobon, sendo publicados de janeiro de 2002 a novembro de 2010, totalizando 27 volumes. No Brasil a versão brasileira foi publicada pela editora JBC em 54 volumes entre 2007 e 2011. Depois foi relançada com o nome “Fullmetal Alchemist Edição Especial de Colecionador” em 27 volumes. A história rendeu livros, animações, filmes, brinquedos, CDs das trilhas sonoras e jogos de videogames, tornando-se um sucesso mundial.

 

Ficha Técnica

Fullmetal Alchemist (鋼錬金術師/ Hagane renkinjutsushi)

Hiromu Arakawa (荒川弘)
Square Enix, 2002~2010
[J726.1 Ar]

 

Fullmetal Alchemist (鋼錬金術師/ Hagane renkinjutsushi)

Hiromu Arakawa (荒川弘); tradução de Karen Kazumi Hayashida
Editora JBC, 2016~2018
[J726.1 Ar]

 

Sobre a autora

Hiromu Arakawa (荒川弘) nasceu na província de Hokkaido em maio de 1973. Começou sua carreira na indústria de mangá como asssistente de Hiroyuki Eto (衛藤ヒロユキ), autor de Mahojin Guru Guru. Seu primeiro mangá foi Stray Dog, publicado na revista mensal Shonen Gangan em 1999, venceu o prêmio Enix Século 21. Em julho de 2001 teve o primeiro capítulo de Fullmetal Alchemist publicado na mesma revista e com ele ganhou vários prêmios como o 49º Prêmio Shogakukan de Mangá na categoria Shonen, em 2003; 13º Prêmio Cultural Osamu Tezuka na categoria “Artista Revelação” e o 42º Prêmio Seiun na categoria “Melhor Mangá de Ficção Científica”.

Autora de outro mangá de sucesso, Silver Spoon (銀の匙/Gin no saji) ganhador do 5º Mangá Taisho.

 

Sites relacionados

Editora JBC:
https://editorajbc.com.br/mangas/colecao/fullmetal-alchemist-especial/

Editora Square Enix:
https://magazine.jp.square-enix.com/gangan/hagaren/

Wikipédia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fullmetal_Alchemist

Revista Da Vinci:
https://ddnavi.com/person/2650/

Wikipédia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hiromu_Arakawa
https://ja.wikipedia.org/wiki/%E8%8D%92%E5%B7%9D%E5%BC%98