Fundação Japão estreia podcast sobre arte e cultura, língua japonesa e estudos japoneses
Estreou no dia 28 de março (sexta-feira), o primeiro episódio da série HAJIMARU, o podcast da Fundação Japão.
Sempre na última sexta-feira do mês, um episódio inédito alternando assuntos como língua japonesa, cultura e pesquisas sobre o Japão.
Assim, convidamos a todos a iniciar, por meio do podcast, uma jornada de experiências ao lado de convidados muito especiais.
A cada episódio, novos horizontes serão desvendados, proporcionando insights sobre arte e cultura japonesa, língua japonesa e pesquisas sobre o Japão.
Os temas das conversas serão conteúdos relacionados às atividades da Fundação Japão, com uma proposta de ser a nova porta de entrada para conhecer ou se aprofundar na cultura japonesa.
Hajimaru significa em japonês “começar; iniciar”. Assim, a Fundação Japão convida a todos a iniciar, por meio de seu podcast, uma jornada de experiências ao lado de convidados muito especiais. A cada episódio, novos horizontes serão desvendados, proporcionando insights sobre a cultura e estudos sobre o Japão.
Realização: Fundação Japão em São Paulo
Roteiro: Fundação Japão em São Paulo e Monica Kulcsar
Apresentação: Monica Kulcsar
Trilha de abertura: Cintia Kiyo Kaito
Trilha de encerramento: Cintia Kiyo Kaito e Tsukasa Kaito
Gravação e edição: Estúdio Banca Podcast
Para ouvir o primeiro e os próximos episódios da série, basta conferir nas plataformas disponíveis , no YouTube ou seguir nossas redes sociais.
SOBRE O EPISÓDIO 1
No episódio de estreia, um bate-papo exclusivo com o jornalista Claudio Prandoni, especializado em games e com mais de 18 anos de atuação na área e ex-aluno de japonês da Fundação Japão, onde estudou por oito anos. Também no estúdio, Cristina Maki Endo, professora de língua japonesa da Fundação Japão, com mais de 30 anos de experiência na área.
Com apresentação e mediação da jornalista Monica Kulcsar, o bate-papo trouxe assuntos sobre as dificuldades e os benefícios do aprendizado do idioma japonês, dicas que como iniciar e manter a fluência e diversas curiosidades sobre o Japão, para quem tem planos de visitar, realizar um intercâmbio ou até mesmo morar no país.
Claudio contou um pouquinho sobre as experiências em suas idas ao Japão a trabalho, com o relato de diversas situações inusitadas e divertidas pelas quais passou. Ainda neste episódio, informações importantes trazidas pela Maki sensei, que revela algumas das principais diferenças culturais e inclusive no ambiente de trabalho entre o Brasil e o Japão.
Claudio Prandoni
Formado pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, trabalha com games desde 2005. Já escreveu sobre o assunto para os portais UOL e Terra, o jornal Folha de S. Paulo, a revista Rolling Stone Brasil e veículos especializados, como Nintendo World, The Enemy e Omelete. Dentre seus projetos pessoais, desde 2021 investe em lives regulares na Twitch e já publicou dois livros, pela editora Panda Books: um sobre Pokémon Go e outro sobre League of Legends. Atualmente, trabalha como assessor de imprensa na agência Theogames.
Cristina Maki Endo
Professora de língua japonesa da Fundação Japão, com mais de 30 anos de experiência na área. Graduada em Letras – Japonês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Mestre em Ensino de Língua Japonesa pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura Japonesa da Japan Foundation. Atualmente trabalha na Fundação Japão em São Paulo, como coordenadora dos cursos online da plataforma Minato.
SOBRE O EPISÓDIO 2
No segundo episódio de HAJIMARU, a conversa traz informações para quem pensa em estudar no Japão, sobre as diferenças nas rotinas de quem estuda ou realiza pesquisas no país.
O bate-papo conta com a participação do Prof. Dr. Alexandre Uehara, coordenador do curso de Relações Internacionais da ESPM, além de pesquisador e professor da USP. Também conta com breve participação da Grace Nakata, bibliotecária da Fundação Japão.
Neste episódio, o nosso convidado contou sobre as suas experiências no Japão, nos períodos em que participou do Programa Fellowship de Estudos Japoneses da Fundação Japão, e sobre a procura por conteúdos japoneses no curso de graduação sob sua coordenação na ESPM.
Alexandre Uehara
Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2001), onde também obteve o título de Mestre (1995). No Japão foi pesquisador visitante na Universidade Keio (1993) e na Universidade Sophia (1999-2000). Atualmente, na ESPM, é coordenador e professor no Curso de Relações Internacionais, coordenador acadêmico do Centro Brasileiro de Estudos de Negócios Internacionais Diplomacia Corporativa (CBENI DiC) e do Núcleo de Estudos em Negócios Asiáticos (NENA).Na Universidade de São Paulo é professor do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (FFLCH); membro do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional/USP; pesquisador Sênior do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais onde coordena o Grupo de Estudos sobre Ásia (GEASIA). Membro fundador da Associação Brasileira de Estudos Japoneses (ABEJ) e membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais, tem desenvolvido pesquisas sobre questões asiáticas envolvendo temas de integração econômica e relacionamentos regionais, envolvendo particularmente o Japão, a China, Península Coreana e Taiwan.
Associado da Consultoria Empresarial Nova Investe, desenvolve atividades voluntárias como presidente da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo desde 2024. Atuou como analista político-econômico da Japan External Trade Organization (JETRO), órgão governamental vinculado ao Ministério da Economia, Comércio Exterior e Industria (Meti) do Japão, durante o período de 2000 a 2007.
SOBRE O EPISÓDIO 3
Chegamos ao terceiro episódio do HAJIMARU, o podcast da Fundação Japão.
O bate-papo conta com a participação da musicista Cintia Kiyo Kaito, que é referência no Brasil quando o assunto é Minyo e Shamisen. Ela conta o início de sua relação com a música tradicional japonesa, as principais dificuldades e a trajetória de sua família até hoje.
Kiyo, ao lado do pai, Tsukasa Kaito, têm participação muito especial em todos os episódios do HAJIMARU, trazendo sua música nas vinhetas de abertura e encerramento.
Cintia Kiyo Kaito
Kiyo iniciou os estudos de Minyo e Shamisen com 8 anos de idade e desde então integra o grupo da família Kaito realizando shows e eventos por todo o Brasil.Pedagoga de formação, une a paixão pela música e o compromisso com a educação para promover ações que possam contribuir no processo de desenvolvimento e formação da sociedade. Aulas, oficinas de shamisen, minyo para crianças, jovens e adultos são as principais atividades realizadas nas comunidades durante esses anos trazendo para mais perto a cultura japonesa no Brasil.
SOBRE O EPISÓDIO 4
Ouça o quarto episódio do HAJIMARU, o podcast da Fundação Japão.
Convidamos Henry Yuzo Arimura, empresário com bacharel em contabilidade e pós-graduação em finanças e marketing, e nos conta como foi estudar a língua japonesa desde criança, sobre as bolsas de estudos, e a importância do idioma em sua carreira profissional no Brasil e no Japão.
Henry Yuzo Arimura
Bacharel em contabilidade com pós graduação em economia pela Kagoshima University (Japão), marketing pela ESPM e MBA pela Universidade de São Paulo. Trabalhou por mais de 7 anos como auditor-consultor da KPMG e Arthur Andersen com passagem pela filial de Tóquio. Durante 4 anos foi CFO da Construtora Aoki Ltda. e Diretor Executivo das subsidiárias de mineração, imobiliária e turismo. Ao logo da carreira criou start-ups na área de finanças, produção editorial e tecnologia. Atua na área publicitária desde 2004 e em 2014 fundou a Ikeen Publicidade Eireli firmando parceria com a Asatsu-DK (ADK), 3a maior agência de publicidade japonesa, fixando escritório na Wunderman Thompson, atual VML em São Paulo. Ministra cursos e palestras nas áreas de liderança, motivação, inovação, criatividade, branding, cultura japonesa e finanças pessoais.Teve a oportunidade de conhecer o Japão como estudante, turista, funcionário de empresa japonesa, expatriado e prestador de serviços de empresa japonesa. Como bolsista no Japão foi Kempi Ryugaku (vivência em faculdade), bolsista JICA (curso técnico) e Rotary IGE (contato com empresários japoneses). Ministra cursos e palestras para brasileiros que trabalham com/em empresas japonesas (Japanese Mind) e para japoneses expatriados que trabalham com brasileiros (Brazilian Mind).
SOBRE O EPISÓDIO 5
Chegamos ao quinto episódio do HAJIMARU, o podcast da Fundação Japão.
Nossa convidada é a Christine Greiner, professora da PUC-SP, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, e também coordena o Centro de Estudos Orientais.
Ao longo da conversa, ela compartilha suas experiências e reflexões sobre como a estética japonesa influenciou sua trajetória acadêmica e artística.
Christine Greiner
Professora livre-docente em Comunicação e Artes pela PUC-SP. Ensina no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, onde coordena o Centro de Estudos Orientais; e no curso de graduação em Comunicação das Artes do Corpo.
Desde 1998, tem realizado estágios de pesquisa e atuado como professora visitante em universidades no Japão, nos Estados Unidos e na França, com apoio da Fundação Japão, do Centro Nichibunken e Capes/Fullbright, entre outras agências. É autora de diversos livros e artigos sobre cultura japonesa, arte contemporânea e estudos do corpo.
SOBRE O EPISÓDIO 6
Mais um novo episódio do HAJIMARU, o podcast da Fundação Japão.
Neste sexto episódio convidamos a Maria Luiza Grantaine, atriz, dubladora, cosplayer e produtora de conteúdo sobre cultura pop japonesa. Ela compartilha suas experiências nos trabalhos de intercâmbio cultural, apresentando e aproximando pessoas e iniciativas através da cultura pop japonesa.
Maria Luiza Grantaine
Atriz, apresentadora, cosplayer, cantora, dubladora e roteirista. Atua produzindo conteúdo, fazendo consultorias, roteiros, apresentando e aproximando pessoas e iniciativas através da cultura pop japonesa. Além disso, atua como dubladora, sendo a voz brasileira de personagens como Boa Sandersonia (One Piece), Ayako Yamada (Kageki Shojo), Gina Weasley (Harry Potter), Ha-ni (Sweet Home) entre outras.Foi apresentadora e roteirista do programa Bunka Pop, da Play TV e do canal Bentô, da Omelete.
2022 – 2024: Apresentadora, curadora e consultora sobre Cosplay, Anime, Mangá e cultura pop leste asiática para CCXP (Omelete Co.)
2024: Apresentadora e Roteirista para Splash UOL
Ao longo da conversa, ela compartilha suas experiências e reflexões sobre como a estética japonesa influenciou sua trajetória acadêmica e artística.
SOBRE O EPISÓDIO 7
O sétimo episódio do HAJIMARU, o podcast da Fundação Japão, apresenta uma edição especial do Biblio Batoru – a Batalha de Livros, evento realizado na biblioteca da FJSP em agosto de 2025. Confira!
Entrevistamos a Jacqueline Plaça e a Michelle Silva Galvão, participantes da primeira edição do Biblio Batoru – A Batalha de Livros, realizado na Biblioteca da Fundação Japão em São Paulo, no dia 16 de agosto de 2025.
Jacqueline Plaça apresentou “Mulheres sobre as quais desejo escrever”, de Yuriko Miyamoto. E Michelle Silva Galvão apresentou “Confissões de uma máscara”, de Yukio Mishima. Os livros apresentados por elas foram os mais votados pelo público presente no evento.