Resultado do 5º Concurso de Vídeo em Língua Japonesa da Fundação Japão

 

Este ano completamos a quinta edição do Concurso de vídeo em língua japonesa. Todos os anos, recebemos muitas inscrições de todo o Brasil e estamos muito contentes em comemorar o quinto aniversário do concurso. É com o apoio e a cooperação de todos que conseguimos realizar o concurso e aproveitamos esta oportunidade para agradecê-los. 

O tema deste ano foi “Shin Brasil” e pedimos aos participantes que pensassem em “aspectos novos ou verdadeiros do Brasil” e que criassem vídeos para divulgar ao resto do mundo, uma imagem do Brasil diferente das que são usualmente conhecidas. Ficamos muito entusiasmados com os vídeos inscritos, pois seus idealizadores por meio de suas ideias e expressões criaram de forma engenhosa os trabalhos que mostram paisagens fascinantes, estilos de vida reais e a cultura do Brasil que não poderiam ser conhecidos a não ser que viessem ao Brasil. 

Sobre o intercâmbio com outros países, a língua é obviamente importante, mas compreender as diferenças culturais e estilo de vida são tão importantes quanto. Neste sentido, ficaremos felizes se, através da produção dos vídeos, os participantes puderam experimentar o desenvolvimento dos seus estudos da língua japonesa como uma oportunidade prática para treinar as suas competências da língua, e se também lhes permitiram ter a oportunidade de olhar para a sua própria cultura e costumes a partir da perspectiva de pessoas de outros países. 

Gostaríamos de parabenizar todos os participantes que foram premiados este ano. Mesmo para aqueles cujos trabalhos não foram premiados, por meio dos vídeos foi possível percebermos o quanto se dedicam para aprenderem a língua japonesa e o desejo de transmitir as atratividades do Brasil para o resto do mundo. Agradecemos a participação de todos que se inscreveram. 

Por fim, gostaríamos de agradecer à Fundação Mitsui Bussan do Brasil pela concessão dos prêmios e colaboração no julgamento do concurso, e à Embaixada do Japão no Brasil e ao Embaixador Teiji Hayashi pela escolha do “Prêmio do Embaixador do Japão no Brasil” e envio de mensagem de congratulações. 

Daigo Tamura
Diretor Geral da Fundação Japão

 

A Fundação Mitsui Bussan do Brasil gostaria de parabenizar os ganhadores do 5º Concurso de Vídeo!
O tema desse ano foi Shin Brasile todos os participantes foram muito criativos nas suas produções.
Esperamos que todos continuem estudando para aprimorar ainda mais a língua japonesa.
Mais uma vez, parabéns!!

Mitsui Bussan do Brasil

 


Sr. Teiji Hayashi

Embaixador do Japão no Brasil 

 

A minha impressão foi que muitos dos vídeos inscritos este ano foram muito marcantes em termos de conteúdos carregados de ideias e encenações engenhosas. O que foi impressionante em todos eles, além dos três trabalhos premiados, foi que todos têm algo em comum: apresentam um “Brasil familiar” que não se encontra nos guias de viagem. Em outras palavras, eles mostram o mundo e as pessoas à sua volta num raio de 500m de seus idealizadores. Esses vídeos mostram um Brasil profundo e real que os japoneses não conhecem. Este concurso é também sobre a comunicação por meio de vídeos. Criador e espectador, sua própria cultura e uma cultura diferente, comunicando a sua própria cultura em língua japonesa… Se tiverem consciência de quem assistirá aos vídeos, talvez consigam produzir vídeos mais originais que outros não consigam. Muito obrigado aos 11 grupos que participaram neste concurso. Aguardamos o próximo desafio!

Makoto Saito
Jurado e Professor Especialista em língua japonesa da Fundação Japão 

 

 

Confira o resultado do 5º Concurso de Vídeo em Língua Japonesa

 

Prêmio do Júri 

Shin Burajiru 101- Projeto Fundação Japão 2023 

Grupo: Capibora 

Integrantes: Lucas Britto Camello, Lucas Mendonça Emery Cade, Pedro Henrique de Ameixa Barcelos, Mariana Dias Carvalho, Gabriel Bernardo Moraes Hoelzle, Aysia Lynn Berdiago 

Instituição: Associação Nikkei de Vitória 

Nós do Capibora estamos muito gratos por termos participado do concurso! Foi uma experiência gratificante, onde crescemos tanto como estudantes da língua japonesa quanto como criadores de conteúdo. Os outros participantes nos mostraram os incríveis talentos que temos nos estados do Brasil e o quão diversificado e interessante nosso país é. Creio que aprendemos muito um com os outros no processo, mesmo sendo competidores no concurso de vídeo, fomos todos alunos compartilhando conhecimento um com os outros. 
Por meio desse projeto fomos capazes de nos aproximarmos cada vez mais e a desenvolver uma nakamaradagem. Gostaríamos de agradecer ao Instituto Nikkei de Vitória pelo apoio, à Fundação Japão de São Paulo pela oportunidade e aos nossos familiares e amigos. Ganbatte, Burajiru!

Capibora 

 

Prêmio do Embaixador do Japão no Brasil 

本当のブラジルを知っていますか? – Você conhece o verdadeiro Brasil? 

Grupo: Mayumi sensei team 

Integrante: Hyago Martins Lima, Henrique Cardoso Ethur, Luciano Araujo Lopes, Jhonatan Rocha Coutinho, João Marcos de Almeida Andrade, Fernando Nunes de Souza, Igor de Aragão Barbosa , Felipe Navareño Barbosa, Marcos Vinícius Yokomizo; Felipe Antônio Florêncio da Silva 

Instituição: Igreja Messiânica Mundial do Brasil 

Gostaríamos de agradecer a Fundação Japão por essa oportunidade que nos foi dada para participar do concurso, pois foi uma chance para aprofundarmos nosso estudo da língua japonesa de forma bem descontraída, desafiadora e agregadora. Além disso, o tema abordado propiciou a todos os participantes um intercâmbio cultural entre os países, que serviu para aprendermos mais. Agradecemos também ao Embaixador do Japão no Brasil por escolher nosso vídeo, ficamos muito felizes e agradecidos por sermos escolhidos, e sentimos que foi um incentivo para continuarmos estudando a língua e a cultura japonesa. Igualmente, gostaríamos de agradecer aos nossos professores pelo empenho em nos ensinar e motivar diariamente. Com certeza sem esse apoio não estaríamos aqui. Muito obrigado!

Mayumi sensei team 

 

Prêmio mais curtidas 

 

Brasil verdadeiro 

Grupo: Sardinha 

Integrante: Ana Julia Nozaki Souza e Lais Yuna Zamarian 

Instituição: Minori Gakuen 

Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão pela oportunidade ímpar de participar do concurso ofertado pela Fundação Japão, falar sobre o Brasil que os estrangeiros desconhecem foi uma experiência incrível e poder compartilhar um pouco da nossa visão sobre o nosso país à uma audiência global e como alunas do ensino fundamental nos fez acreditar ainda mais no nosso potencial. Foi uma honra em podermos participar e contribuir de alguma forma para essa iniciativa. A participação neste concurso nos fez gostar e reavivar ainda mais o interesse pela cultura de nossos ancestrais e na certeza de que estão todos orgulhosos de nós, fica aqui a nossa eterna gratidão.

Sardinha 

 

 

Abaixo os vídeos dos outros finalistas 

 

Burajiru no Yutaka (A riqueza do Brasil) 

Grupo: Ichigo Ichie 

Integrante: Gisely Maria dos Santos Vicente 

Instituição: Curso Ninki e aula particular 

 

Shin burajiru 2023 – Pietra e Nickolas 

Grupo: Nikkou 

Integrante: Eduarda Pietra Santos Paixão e Nickolas Nakashima Lemos 

Instituição: Minori Gakuen 

 

真ブラジルのマナウス (Shin Burajiru no Manaus) 

Grupo: Tsuyubi (梅雨日) 

Integrante: Maria Paula de Andrade Praia, Samuel David Trindade Braz, Ryan Gabriel dos Reis Vieira, Rodrygo Yoshiyuki Tanaka e Rodrigo Pereira Vercosa   

Instituição: Universidade Federal do Amazonas (UFAM)