Mari Kanegae

 

 

Quem é Mari Kanegae?

Mari Kanegae nasceu em Londrina, no Estado do Paraná. É formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas.

Em 1984 foi para o Japão onde aprimorou os seus conhecimentos em relação ao Origami, com o mestre Toyoaki Kawai e conheceu outras técnicas que utilizam o papel como suporte: Kirie, Chiguirie e Paper Kraft, além de visitar as regiões onde se confeccionam Washi (papel artesanal japonês).

Voltou ao Japão em 1991 e 1996 onde recebeu orientações dos mestres Toyoaki Kawai, Kunihiko Kasahara e Akira Yoshizawa.

Em 1997, participou da Convenção da Origami USA, em Nova Iorque, como palestrante e participou de oficinas orientadas pelos artistas americanos John Montroll, Robert Lang, Marc Kirschenbaum e Chris Palmer.

Em julho e agosto de 2000 participou do Simpósio de Origami da NOA (Nippon Origami Association) e do Simpósio da JOAS (Japan Origami Academic Society). Em setembro de 1998 e 2000, esteve em Charlotte, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, onde aconteceu o Southern Origami Festival. Juntamente com outros professores visitou escolas da região para divulgar a arte do Origami e participou de oficinas dirigidas pelos artistas Eric Joisel e Vicent Floderer da França, José Aníbal Voyer da Espanha, Tomoko Fuse do Japão, David Brill e Paul Jackson da Inglaterra e Chris Palmer dos Estados Unidos.

De setembro a novembro de 2002, voltou ao Japão como estagiária da JICA, onde participou de aulas com os mestres Akira Yoshizawa, Saburo Kase, Toyoaki Kawai, Isamu Asahi, com os historiadores Satoshi Takagi e Masao Okamura, entre outros. Encontrou-se também com os artistas Kunihiko Kasahara, Tomoko Fuse e Jun Maekawa. Recebeu prêmio especial com o trabalho “Feliz Encontro” em exposição de origami promovida pela NOA, assim como certificado de reconhecimento como instrutor de origami pela mesma Associação.

É coordenadora do GEO (Grupo de Estudos de Origami) de São Paulo que realizou as exposições com os temas: “História da Imigração Japonesa no Brasil”, “5 Séculos de História do Brasil” e “Carnaval em Origami”. É professora de origami e kirie da Aliança Cultural Brasil-Japão desde 1985. Tem 3 livros publicados: “Brincando com Papel” co-autoria com Alice Haga, editora Global, “Origami, Arte e Técnica da Dobradura de Papel” co-autoria com Paulo Imamura e organizadora do livro “A Arte dos Mestres de Origami”, publicados pela ACBJ. Responsável pelo ateliê Kamiarte onde ministra cursos. É também voluntária da AADA (Associação de Apoio à Dermatite Atópica) onde utiliza o origami para fins terapêuticos em pacientes e seus familiares.

Projeto Mil Tsurus

Conheça o Projeto Mil Tsurus organizado pela AADA – Associação de Apoio à Dermatite Atópica, e participe da exposição virtual, enviando uma foto do seu tsuru para o email origami@aada.org.br, informando nome, profissão e local.
Para iniciantes na arte do Origami, acompanhe o passo-a-passo da professora Mari Kanegae de como dobrar o tsuru, no vídeo disponibilizado no site da AADA.

 

Contato para cursos com Mari Kanegae:
Celular: (11) 99154-7867
Ateliê Kamiarte
ACBJ – Aliança Cultural Brasil-Japão

 

<< voltar