Reison Kuroda(黒田鈴尊)

 

 

Quem é Reison Kuroda?

Músico de talento raro, trabalha pela expansão das possibilidades do shakuhachi, percorrendo uma ampla variedade de gêneros musicais, do clássico ao moderno, passando pelo jazz e até mesmo pelo improviso.

Iniciou os estudos com o professor Reibo Aoki, considerado Tesouro Nacional Vivo de shakuhachi, e Shoji Aoki, no Japão. Graduado em Ciências Humanas pela Universidade de Waseda, em 2007, concluiu mestrado no Departamento de Música Tradicional Japonesa da Universidade de Artes de Tóquio, em 2013.

Iniciou sua carreira integrando o grupo Hogaku Quartet, em 2011, com o qual se apresentou ao lado de jovens compositores, revitalizando a música japonesa dos anos 70 e 80 e interpretando clássicos do período Edo. É também integrante do grupo Muromachi, vencedor do Prêmio Keizo Saji, em 2013.

Em 2014, participou do Park Bum-Hoon’s Shakuhachi Concert, no Korea Kudara Festival, e em Gongju, na Coreia.

Sua primeira performance para o público aconteceu no Kazutomo Yamamoto’s Shakuhachi Concert, com “Roaming Liquid for Shakuhachi and Orchestra”.

Com o Hogaku Quartet, participou de diversas apresentações e performances independentes, entre elas o programa “Hogaku no Hitotoki”, da emissora de rádio japonesa NHK FM. Também foi capa da revista “Hogaku Journal”, em 2015. Passou em audição para músicas japonesas do canal NHK, em 2015, e realizou uma apresentação solo no “Hogaku no Hitotoki”, do NHK FM.

Em 2016, foi premiado no concurso de Instrumentos Tradicionais Japoneses Hidenori Tone, transmitido pelo programa Nippon no Geinoh, da NHK Educational TV. Também participou do festival de música moderna na Bélgica, em 2016; e venceu o principal concurso mundial de shakuhachi, em Londres.

Em julho de 2019, realizou a apresentação, Encontros: “Reison Kuroda” toca música brasileira e japonesa ao shakuhachi, com a participação especial de dois músicos brasileiros, Shen Ribeiro (shakuhachi) e Gabriel Levy (piano), no Espaço Cachuera!, na cidade de São Paulo. E ainda, ministrou um workshop de shakuhachi, contando com o apoio da Aliança Cultural Brasil-Japão.

No mês de janeiro último, retornou ao Brasil para se apresentar no concerto “O Encontro da Música dos Ventos” e realizar a oficina de shakuhachi, na 37º Oficina de Música de Curitiba.

Veja como foi a divulgação do evento realizado em julho de 2019.

 

CANAIS OFICIAIS
Site
Facebook
Twitter
Instagram

 

<< voltar