Resultado do 3º Concurso de Vídeo em Língua Japonesa da Fundação Japão

 

Agradecemos a todos pela participação no 3º Concurso de Vídeo da Fundação Japão. Estamos enfrentando um momento delicado devido à pandemia, mas todos os participantes estão de parabéns pois conseguiram produzir vídeos maravilhosos e muito bem elaborados.

O tema desta edição foi “Brasil em Casa”, um tema familiar, para apresentar a cultura brasileira do cotidiano dos participantes, e ficamos ansiosos pelos resultados dos vídeos.

Estamos na terceira edição e percebemos que os participantes estão se acostumando com a produção e edição de vídeos. Recebemos sempre materiais bem elaborados, mas este ano tivemos muitos vídeos impressionantes, fazendo com que a seleção tenha sido consideravelmente difícil. Nos divertimos muito assistindo-os, alguns engraçados, outros dinâmicos, cada qual com seu toque único e diferenciado.

O nosso cotidiano mudou muito durante a pandemia, mas ficamos orgulhosos em saber que os estudantes de língua japonesa continuam se esforçando nos estudos.

Este Concurso de Vídeo está sendo realizado no mundo inteiro. Assistam no Youtube, pois apresentam, em japonês, as diferentes culturas e histórias de vários países. Os trabalhos também serão amplamente divulgados através da homepage da Fundação Japão. Não seria maravilhoso poder interagir com outros estudantes ao redor do mundo, usando o japonês como uma língua em comum?

Estendemos os nossos agradecimentos também à Embaixada do Japão no Brasil e ao Embaixador, Sr. Akira Yamada, pela seleção dos vídeos, à Aliança Cultural Brasil-Japão e ao Centro Brasileiro de Língua Japonesa, pela colaboração na ampla divulgação do concurso. E o nosso muito obrigado a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização deste evento.

Em breve, divulgaremos informações sobre o 4º Concurso de Vídeo da Fundação Japão, e contamos com a participação de todos vocês.

 

Masaru Susaki
Diretor-Geral da Fundação Japão

 

 

Comentário do jurado, Sr. Gen Kuno, Professor Especialista em Língua Japonesa:

Cada obra transmite o cotidiano brasileiro, costumes, culturas, etc. de maneira fácil de entender, e as pessoas que assistirem ao vídeo pensarão: “Gostaria de um dia ir para o Brasil e vivenciar todas essas experiências”.

Do ponto de vista “apresentar em japonês”, gostaria de comentar dois pontos positivos sobre os vídeos premiados; primeiro, cada palavra foi falada nitidamente; segundo, a ordem das palavras foi bem colocada, de modo que tive facilidade para entender o conteúdo.

Seria interessante usar essas dicas como referência no próximo Concurso de Vídeo. Estarei ansioso para assistir aos próximos vídeos.

 

Confira o resultado do 3º CONCURSO DE VÍDEO EM LÍNGUA JAPONESA:

PRÊMIO DO JÚRI

A Família Brasileira
ブラジルの家族


[ Clique aqui para assistir ao vídeo ]

Grupo
Kenshusamba

Integrantes
Giovanni Silva Rosolem / Jamir Monteiro da Silva / Jefferson Ferreira de Castro

Instituição
Igreja Messiânica Mundial do Brasil

 

“É com imensa alegria em nossos corações, e com gratidão a Deus por esta maravilhosa conquista. Gostaria de agradecer a todas as pessoas em especial nossos professores que nos apoiaram e incentivaram para que nosso desejo pudesse se tornar realidade. Gostaríamos de agradecer também a Fundação Japão pela oportunidade de participarmos desse concurso e aprofundarmos nossos estudos na língua japonesa.”

Giovanni Rosalem, São Paulo – SP

 

“Gostei da atuação dos participantes, que falavam em japonês sem ler o script. Ri em algumas cenas cômicas da apresentação”

Sr. Akira Yamada, Embaixador do Japão no Brasil

 

PRÊMIO DO EMBAIXADOR DO JAPÃO NO BRASIL

Também existe rotina fora de casa!
家の外にも ルーチンがありますよ!


[ Clique aqui para assistir ao vídeo ]

Grupo
Café com Leite

Integrante
Danielle Nanmy Hirase

 

“Primeiramente, quero agradecer aos organizadores do concurso que me deu a oportunidade de mostrar um pouco da minha rotina, e para todos os parentes e amigos que ajudaram nesse trajeto, compartilhando e curtindo o vídeo. Quero agradecer principalmente minha madrinha, Akemi Sakai, que me indicou e incentivou a participar, e dizer que estou muito lisonjeada por ser escolhida pelo Embaixador do Japão no 3º Concurso de Vídeo em Língua Japonesa da Fundação Japão. Obrigada a todos os envolvidos!”

Danielle Nanmy Hirase, Ivinhema – MS

 

“O andamento da filmagem está bem natural, me senti como se estivesse visitando a casa da personagem. Esta obra representa bem o tema do concurso “Brasil em Casa”.

Sr. Akira Yamada, Embaixador do Japão no Brasil

 

 

PRÊMIO MAIS CURTIDAS

Cultura Brasileira da Família Inazumi
稲積家のブラジル文化


[ Clique aqui para assistir ao vídeo ]

Grupo
イナカちゃん

Integrante
Rebecca Haruka Yoshida Inazumi

Instituição
União Cultural Nipo Brasileira de São Bernardo do Campo – Bunka Kyoukai

 

“Muito obrigada a todos que me ajudaram a alcançar esta conquista! Gostaria de agradecer a todos, amigos e familiares, que curtiram e compartilharam o meu vídeo. Agradeço, em especial, à minha família que me ajudou nas gravações e à minha professora de japonês que me incentivou a participar deste concurso. Levarei essa experiência como mais uma bagagem pela minha jornada nos meus estudos da Língua Japonesa! Arigatou gozaimashita!”

Rebecca Haruka Yoshida Inazumi, São Bernardo do Campo – SP

 

“O cachorro que acaba de chegar do Japão apresenta a cultura brasileira da família, seria ótimo se os familiares falassem um pouco mais em japonês.”

Sr. Akira Yamada, Embaixador do Japão no Brasil

 

 

Abaixo, seguem os comentários do Embaixador do Japão no Brasil para os demais vídeos:

Assum Preto


[ Clique aqui para assistir ao vídeo ]

“O vídeo apresentou uma música brasileira de forma muito especial. Fiquei interessado em conhecer mais um pouco a história do Assum Preto”

 

Hikikomori ni natta


[ Clique aqui para assistir ao vídeo ]

“O Estado do Pará e o cotidiano da participante foram bem representados, mas não entendi bem a última cena. (É uma homenagem a algum outro filme?)”

 

Top 5 Diferenças entre Brasil e Japão


[ Clique aqui para assistir ao vídeo ]

“Foi fácil de assistir, pois apresenta as diferenças do Brasil e Japão num ótimo ritmo. Talvez ficaria melhor se colocasse legenda nas músicas brasileiras.”

 

 

clique aqui e veja os vídeos dos outros participantes