Seiko Hayashi – Tsumamizaiku Hinahina

Neste episódio da série Criarte: criatividade, arte e encanto, a Fundação Japão em São Paulo apresenta o trabalho artístico de Seiko Hayashi, da Tsumamizaiku Hinahina.

 

 

Seiko Hayashi trabalha com Tsumami-zaiku, uma técnica tradicional e artesanal, que transforma quadrados de tecidos em diversas peças muito graciosas. Esta técnica tem origem no período Edo (1603 – 1868), na criação de acessórios para os cabelos na composição do uso de quimonos.
E, a partir da técnica tradicional, Seiko Hayashi desenvolve peças originais, muito além de acessórios para cabelos, sempre buscando novas cores, formatos e materiais para as suas criações.
Neste video, conheça o processo criativo de Tsumami-zaiku da artista, que além de compartilhar suas experiências inspiradoras, propõe um workshop bastante didático para que todos possam criar a sua peça de Tsumami-zaiku.

Materiais necessários:
・Tecido (algodão)
・Botão ou miçanga
・Cola para artesanato (tecido)
・Lápis
・Régua
・Tesoura
・Toalha umedecida

 

Seiko Hayashi

 

Nasceu em 1964, na província de Akita, Japão.

Graduou-se na Universidade de Akita, e no ano de 2013, estabelece a Tsumamizaiku Hinahina (つまみ細工 雛hina).

O seu primeiro contato com Tsumami-zaiku foi a criação de um acessório para cabelos, para a sua filha, na ocasião da cerimônia da maioridade, quando se comemora a maioridade dos jovens, no Japão. Sentiu-se conquistada ao experimentar o quadrado de tecido que se transforma em pétala, a junção das pétalas em uma flor, e as flores que resultaram em um belo acessório para cabelos. E, a artista comenta que a simplicidade da técnica básica é que possibilita infinitas criações originais, e que se concentra em preservar a técnica tradicional, e ao mesmo tempo, planeja peças criativas e personalizadas.

A partir de um evento do setor de casamentos, suas peças ganharam notoriedade, e já foram apresentadas na França, Inglaterra e Vietnã, além do Japão.

 

 

 

Site oficial (japonês)

Instagram oficial

 

A arte do título do projeto foi elaborada por Mari Kanegae, com uma composição de folhas de Pata-de-vaca em vários estágios, e aplicação da técnica Kiriê em uma folha de nori (alga japonesa).

Voltar para a home Criarte