DESTAQUES DA BIBLIOTECA – EDIÇÃO 06/2023

 

LIVROS

Rádio Imaginação (想像ラヂオ/Sozo radio)

Seiko Ito; tradução de Rita Kohl

Companhia das Letras, 2023. Em português.
ISBN 978-65-5921-539-3 [895.63 It]

Após um terremoto de 11 de março de 2011, ocorrido na região de Tohoku, no Japão, que provocou um tsunami que fez quase 20 mil vítimas, algumas pessoas na região passam a captar uma estranha transmissão radiofônica, é a Rádio Imaginação, apresentada pelo DJ Ark e que conta com a participação de diversos ouvintes. A transmissão não é feita por ondas de rádio tradicionais, nem captada por aparelhos comuns. Seria a voz dos mortos, emitindo suas últimas palavras do além? Nesse caso, que mensagem eles desejam comunicar?
Lançado no Japão em 2013, Rádio Imaginação foi indicado a diversos prêmios, como o Akutagawa e o Book Seller’s Grand Prize, além de receber o Noma.

Sobre o autor:

Seiko Ito (伊藤正幸)é um escritor e artista nascido em 1961. Foi um dos primeiros músicos de hip-hop do Japão e se destacou por desenvolver um estilo próprio distante do americano. Seu primeiro romance, publicado em 1988, foi finalista do Mishima Yukio Prize.


Mangá-documentário: Virgem depois dos 30 (漫画ルポ 中年童貞)

Atsuhiko Nakamura; arte Bargain Sakuraichi; tradução Drik Sada.

Pipoca e Nanquim, 2019. Em português.
ISBN 978-85-9369522-3 [J726.1 Na]

No Japão, um em cada quatro homens solteiros acima dos trinta anos de idade nunca teve relações sexuais, o que representa mais de dois milhões de virgens. Este mangá-documentário acompanha de perto a vida de oito deles. Vidas muito reais de homens excluídos por uma sociedade individualista e egocêntrica, que tentam lidar com seus sofrimentos e desejos, com a esperança e a desilusão, com o orgulho e a vergonha, com a humilhação pública. Homens que são, ao mesmo tempo, vítimas e responsáveis pela sua condição de virgens de meia-idade, buscando a aceitação dos outros sem que eles próprios se aceitem como são. Um mangá totalmente improvável, mas absolutamente necessário. Um retrato nu e cru, sem maquiagem, de um problema real dos dias de hoje.

Sobre os autores:

Atsuhiko Nakamura (中村淳彦) é um escritor freelancer, nascido em 1972, na cidade de Tóquio. Publicou uma trilogia com entrevistas que relatam a escandalosa vida pessoal e sexual de mais de 500 atrizes da indústria pornográfica que vivem no anonimato. Passou um tempo trabalhando como cuidador de idosos, mas logo abandonou a profissão, e atualmente se dedica a escrever artigos e reportagens do gênero não ficção.
Bargain Sakuraichi (桜壱バーゲン) é um autor de mangás, nascido em 1964, na cidade de Osaka. Talentoso no estilo comédia erótica, ele atua já há bastante tempo ilustrando mangás de reportagens e documentários do setor de entretenimento adulto. É conhecido pelos traços realistas com que retrata figuras caricatas da vida real, em geral com aparência não muito privilegiada.


A tragédia da Princesa Rokunomiya (六の宮姫子の悲劇 /フライト つりたくにこ作品集/Rokunomiya Himeko no higeki/ Furaito Tsurita Kuniko sakuhinshu)

Kuniko Tsurita; tradução Alice Nogami.

Veneta, 2022. Em português.
ISBN 978-85-9571-153-2 [J726.1 Ts]

É uma ampla coletânea, que reúne desde as primeiras histórias publicadas na revista Garo até a última, Flight, que, entre outras coisas, fala de voar sobre a floresta amazônica. A edição conta com um texto de Naoyuki Takahashi, viúvo de Tsurita, a respeito do interesse que a autora tinha pelo Brasil. Misturando influências da literatura francesa com outras artes plásticas e o psicodelismo de artistas como Tadanori Yokoo e Akira Uno, os quadrinhos de Tsurita são de tirar o fôlego, impressionantes em sua ousadia e beleza, numa época em que as artistas mulheres eram minoria até nos gibis direcionados ao público feminino.

Sobre a autora:

Kuniko Tsurita (つりたくにこ)nasceu em 1947 e, aos 18 anos, estreou na revista Garo, que liderou os mangás de vanguarda no Japão, na qual, por mais de 10 anos, foi a primeira e única mulher a publicar regularmente. A partir de 1973, quando foi diagnosticada com lúpus, seguiu, com muito sacrifício, criando seus quadrinhos, vindo a falecer em 1985, com 37 anos.


Vozes Nikkeis

Organização André Kondo, Fernanda Gushken, Fernando Matsumoto.

Telucazu Edições; Associação de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei, 2021.
Em português. ISBN 978-65-86928-22-8 [869.89928 Vo] 

A antologia Vozes Nikkeis faz parte do Projeto Vozes Nikkeis que nasceu com o propósito de estimular e literalmente dar voz às pessoas que gostam da cultura e dos valores nikkeis. Dezenas de pessoas foram convidadas a falarem com o coração, registrando em suas crônicas parte de suas histórias de vida ou até mesmo criando histórias. Reais ou não, as crônicas desta antologia estão cheias de vida e sentimentos, sendo impossível não se colocar no lugar das personagens ou não se emocionar.


Língua japonesa: classes de palavras

Eliza Atsuko Tashiro Perez; Junko Ota (org.); Wataru Kikuchi

Pontes Editores, 2023. Em português.
ISBN978-65-5637-707-0 [J810.7 Pe]

O presente livro traz explicações mais abrangentes sobre as diferentes classes de palavras da língua japonesa, com definições, classificações e exemplos de emprego, acompanhados de suas respectivas traduções. O livro serve de referência para quem está iniciando os estudos da língua japonesa, nas diversas linhas de sistematização existentes no Japão e no Brasil. A explanação da natureza dessa língua focada em cada uma das classes de palavras certamente ajudará os estudantes a visualizar melhor as estruturas frasais que estudam em salas de aula ou de forma autodidata.

Sobre os autores: Eliza Atsuko Tashiro Perez é Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo e atua na docência de língua japonesa no Curso de Letras-Habilitação de Japonês e no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da mesma instituição. Desenvolve pesquisas em historiografia da linguística do japonês do Brasil e do Japão.
Junko Ota é Mestre em Letras pela Universidade de Osaka (Japão) e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo. É docente da Área de Língua e Literatura Japonesa e do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa do Departamento de Letras Orientais da FFLCH-USP. Tem artigos de livros e revistas relativos à língua japonesa de sua autoria, além de traduções de obras literárias do japonês para o português.
Wataru Kikuchi é Mestre em Letras e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, é professor doutor da Área de Língua e Literatura Japonesa do Departamento de Letras Orientais e do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da FFLCH-USP. É organizador e coautor de diversos livros relacionados com a língua japonesa, sociedade e cultura nipônicas.


História das escolas japonesas no Mato Grosso do Sul

Organização Markley Florentino de Carvalho, Alessandra Cristina Furtado

Paco Editorial, 2023. Em português.

ISBN 978-65-5840-429-3 (Paco Editorial); ISBN 978-65-89374-25-1 (UEMS) [J372.62 Hi ]

É um livro que reúne os esforços de pesquisadores que desenvolvem pesquisas sobre/no estado de Mato Grosso do Sul sobre a educação escolar japonesa. A coletânea de textos reflete várias tendências e perspectivas presentes na recente produção sul-mato-grossense em diálogo com o cenário nacional e internacional sobre a temática da escolarização japonesa. Discute-se a questão da imigração, a escola étnica, as práticas escolares e culturais, questões da política imigratória no Brasil, memórias de imigrantes, história das instituições escolares em diferentes olhares.