DESTAQUES DA BIBLIOTECA – outubro de 2021

No mês de outubro, no Brasil, comemora-se o dia das crianças. A Biblioteca da Fundação Japão em São Paulo destaca uma arte milenar que elas gostam muito, o Origami. E indica a leitura de um livro de contos infantojuvenis de um dos maiores escritores  do gênero do Japão, Kenji Miyazawa.

 

O origami é uma arte secular japonesa de dobradura de papel que cria pequenas representações de determinados seres ou objetos através de dobras geométricas. A palavra é formada pela junção de dois termos em japonês, ori (折) dobrar e kami (紙) papel. A história do origami no Japão remonta ao século VII, quando os monges budistas chineses teriam levado o papel e a arte da dobradura ao país. No início, por ser um produto caro, os origamis eram usados somente em cerimônias xintoístas. Conforme a produção do papel foi aumentando, barateando o produto, o origami foi tornando-se uma arte popular.  No início,  as técnicas eram passadas de geração a geração, e em 1797, surgiu o primeiro livro, “Hiden Senbazuru Orikata” (秘傅千羽鶴折形), com instruções de dobraduras para fazer um pássaro sagrado indiano. Em 1845, outra obra foi publicada, “Kan no mado”, com cerca de 150 modelos, e em 1876, o origami foi integrado ao currículo escolar como forma de aprendizagem. O origami espalhou-se pelo mundo, os mouros levaram a arte para a Espanha e depois introduzida na América do Sul. E com as rotas comerciais entrou na Europa e mais tarde nos Estados Unidos. No Brasil, o origami foi difundido de duas maneiras: através da Argentina, que possui uma grande influência espanhola, e através dos imigrantes japoneses que vieram para cá a partir de 1908. De lá para cá, as técnicas se aperfeiçoaram, o público também se diversificou, e o origami passou a ser utilizado em outras áreas de atuação como o terapêutico, no combate ao estresse como forma de relaxamento, e na matemática, com seus conceitos geométricos. Nas mídias sociais há muitas páginas e vídeos que ensinam a fazer origami.

Neste “Destaques da Biblioteca”, apresentaremos alguns livros básicos de origami para as pessoas que queiram se iniciar nesta arte de dobradura de papel. Bom divertimento!

 

LIVROS

Aprenda a fazer origami: passo a passo

Organização de Keiko Abe

Editora JBC, 2004.
Em português.
ISBN 85-87679198 (978-85-87679-19-2)
[736.982 Ap]

Aprenda a Fazer Origami – Passo a Passo – Editora JBC

O livro foi idealizado para que qualquer pessoa, de qualquer idade, consiga fazer as famosas dobraduras japonesas.  De forma extremamente didática, o livro traz explicações detalhadas sobre o “alfabeto” do origami, uma arte que tem regras, instruções e símbolos usados universalmente. Além disso, ensina as formas básicas necessárias para criar os modelos tradicionais desta publicação, famosos entre os japoneses por ter uma fácil execução, porém com um resultado final impressionante.

O origami é uma arte divertida, didática e zen. As dobraduras podem ser um simples passatempo ou armas poderosas para várias outras finalidades. Há professores que usam o método para ensinar matemática. Psicólogos recomendam para melhorar a atenção e médicos garantem que a prática ajuda na recuperação do paciente.

Sobre a autora:

Filha de imigrantes japoneses, Keiko Abe nasceu em Paraguaçu Paulista, no interior de São Paulo. Aprendeu a fazer origami em casa, com a mãe, antes mesmo de começar a ler ou escrever. Aprimorou suas técnicas em cursos na Aliança Cultural Brasil-Japão, em São Paulo, e no renomado Instituto Origami Kaikan, em Tóquio. É membro do GEO (Grupo de Estudos de Origami), que realizou exposições sobre a história da imigração japonesa e dos 500 anos do descobrimento do Brasil.


 

Origami: a milenar arte das dobraduras

Carlos Genova

Escrituras Editora, 2001.
Em português.
[736.982 Ge]

PDF ‘Origami: A Milenar Arte Das Dobraduras – Carlos Genova’ [Trecho] – Livraria Pública (livrariapublica.com.br)

Obra incluída no PNLD/SP 2006 (Programa Nacional do Livro Didático.

De uma pequena folha de papel a um universo de formas e figuras inesperadas. A técnica japonesa do origami permite reproduzir e inventar animais, objetos, formas geométricas e muito mais. Este livro oferece a pais e filhos uma atividade lúdica e criativa, a professores e alunos um atraente recurso nas aulas e geometria, e a todos, momentos de relaxamento e diversão. O conteúdo do livro é composto por uma breve introdução histórica, os tipos de papel e os símbolos utilizados, e as instruções para dobrar desde peças simples às mais complexas.


 

Origami: dobras, contas e encantos

Carlos Genova

Escrituras Editora, 2009.
Em português.
ISBN 978-8575312803
[736.981 Ge]

Origami: Dobras, contas e encantos – Carlos Genova – Google Livros

Origami é uma forma de expressão. Quem manipula o papel abre uma porta para a comunicação com o outro. Dobrar papéis melhora o movimento das mãos, estimula articulações e exercita o cérebro. O autor, com sua técnica apurada e larga experiência no assunto, conduz os leitores pelo universo do origami, mostrando várias possibilidades de aplicação e uma abordagem pessoal da geometria básica das dobras. O livro estimula o participante a medir, calcular, raciocinar, introduz noções de códigos e legendas, geometria bastante simples que contribui para que desenvolva o procedimento de estimativa visual, de comprimentos, ângulos e outras propriedades das figuras, sem usar instrumentos de desenho ou medida. Enfim, é um livro para relaxar, divertir e aprender brincando.


 

Origami for busy people: 27 original on-the-go projects

Marcia Joy Miller

Tuttle Publishing, 2011.
Em inglês.
ISBN 978-4805311486
[736.982 Mi]

https://www.tuttlepublishing.com/books-by-country/origami-for-busy-people

É um livro para pessoas que amam fazer dobraduras por diversão e para relaxar, mas não possuem tempo livre para isso. A autora fornece um guia passo a passo, com projetos criativos e interessantes de dobraduras que podem ser feitos num intervalo de 10 minutos do seu horário de descanso, seja no almoço, no café da tarde ou após o trabalho. Os origamis podem ser usados como decoração, para presentear os amigos e familiares, para mostrar aos colegas, ou mesmo para se iniciar uma conversa. O livro fornece uma visão geral das técnicas básicas e 27 projetos que podem interessar desde os iniciantes até os entusiastas mais experientes.

Sobre a autora:

Marcia Joy Miller, artista e fotógrafa, há anos ministra aulas e workshops de origami para crianças e adultos. Seus origamis têm aparecido em várias publicações especializados e é membro de várias associações. É Bacharel em Artes pela Faculdade de Nova Jersey.


 

Animal origami

Yoshio Sato

Kodansha International, 1997 (2013).
Em inglês.
ISBN 4-770020775 (978-1568365053)
[736.982 Sa]

Animal Origami – Kodansha

O origami, palavra japonesa para dobradura de papel, engloba uma forma de arte desafiadora que estimula a criatividade e a imaginação. Com nada mais do que umas poucas folhas de papel, qualquer adulto ou criança pode criar formas encantadoras e mágicas. Neste livro, o papel retangular é usado ao invés das folhas quadradas de origami. Especificamente, a medida do papel é 88 por 128 mm, mas pode-se usar uma medida maior ou menor, desde que se respeite as proporções. Os origamis são dispostos de acordo com 3 níveis de dificuldade, fácil (A), intermediário (B) e difícil (C). No nível (A), as etapas para fazer as formas básicas são ilustradas. Nos níveis (B) e (C), as instruções para fazer as formas básicas estão resumidas.

Sobre o autor:

Yoshio Sato é autor de cinco livros e tem trabalhado com dobraduras de papel há décadas. Viajou extensivamente para ensinar e demonstrar a arte do origami para crianças nas Nações Unidas em Nova Iorque, em Chicago, Dallas, Portland, Pequim, Tianjin e Tóquio. Seu trabalho tem sido exibido no Japão e foi publicado no periódico para crianças Ranger Rick’s Nature Magazine.

 

Sites relacionados:

https://mentalidadesmatematicas.org.br/o-que-e-origami/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Origami
A História do Origami no Brasil – Portal Educação (portaleducacao.com.br)


 

● SUGESTÃO DE LEITURA 

Seguindo a linha do mês das crianças, indicamos a leitura do livro “Viagem noturna no trem da Via Láctea”, do autor japonês Kenji Miyazawa.

O livro é uma coletânea de 14 contos infantojuvenis que, segundo seu organizador Taijirô Amazawa, tem o objetivo de levar o leitor ao âmago do fértil universo infantil de Kenji. Grande parte de suas obras são publicações póstumas, por isso muitos trechos foram revisados ou adaptados, e em algumas obras há lacunas que correspondem a passagens que se perderam de seus manuscritos. “Viagem noturna no trem da Via Láctea”, obra representativa de seus contos infantis e que dá nome à coletânea, antecipa ao leitor a fantástica jornada que o aguarda. Com imaginação engenhosa, Miyazawa entrelaça temas da mitologia budista com a modernização industrial; animais, plantas, estrelas dialogam com ferrovias, postes e luminárias; temas épicos tradicionais alegorizam a militarização. Estão presentes as histórias sobre os habitantes de Ihatobu, a “terra dos sonhos” do autor, como Gorsch, Malibran, Chunse e Pose, Otbel, a narrativa quimericamente épica “O general Son-Ba-Yu e os três médicos irmãos”, a comédia teatral “O acampamento dos soldados famintos”, o admirável e hilariante “Grande Festival Vegetariano”, entre outras. Não é preciso ser criança para se encantar com a mensagem transmitida: o respeito à natureza e o amor aos humildes.

 

 

Sobre o autor:

Kenji Miyazawa nasceu em 1896, em Hanamaki, na província de Iwate, a nordeste do Japão. Região marcada por um inverno rigoroso e castigada constantemente por calamidades naturais como a seca, a inundação, o terremoto. No decorrer de sua vida enfrentou vários problemas de saúde, mas que não o impediram de dedicar-se incansavelmente a tudo que se propunha a realizar. Foi poeta e autor japonês de literatura infantil, professor de ciências agrícolas, vegetariano, violoncelista, budista devoto e ativista social utópico. Morreu de pneumonia em 1933. Escreveu muitos poemas e contos infantis, mas seu talento só foi reconhecido após sua morte. Um museu dedicado à sua vida e obras foi inaugurado em 1982 em sua cidade natal. Muitas das suas histórias para crianças foram adaptadas para o anime, e muitas de suas poesias, traduzidas para muitas línguas, ainda são populares.
O livro traz um poema do autor, na sua versão original e a sua tradução em português. No YouTube há uma versão musicada do poema.

 

Ficha técnica:

Viagem noturna no trem da Via Láctea

Kenji Miyazawa; tradução de Lica Hashimoto e Madalena Hashimoto Cordaro

Editora Globo, 2008.
Em português.
ISBN 978-8525045287
[895.639282 Mi]

Globo Livros

宮沢賢治『雨ニモマケズ』(歌:森圭一郎 作曲:山下晋平) – YouTube

Kenji Miyazawa – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)