Experiências zen em Tóquio – por Piti Koshimura

Já está no ar a reportagem da influencer Piti Koshimura, repleta de experiências zen e indicações de lugares para visitar no Japão. Confira!

 

A Fundação Japão em São Paulo apresenta, como parte de uma programação inteira dedicada à investigação da alma e reflexões sobre a existência humana, as experiências zen da influencer Piti Koshimura. No texto, a autora do blog e podcast Peach no Japão e fundadora da Momonoki, plataforma de cursos sobre o universo japonês, traz indicações de lugares para visitar em Tóquio, onde mora há cinco anos.

“Com tantas distrações no nosso dia a dia, não é uma tarefa fácil entrarmos em um estado zen. Mas é possível, basta um pouco de disposição da nossa parte em colocarmos a nossa atenção e presença em qualquer que seja a atividade ou local”, afirma Piti.

Para a influenciadora, contemplar um espaço com artes de Hiroshi Sugimoto ou apreciar a comida feita por alguém que se dedica ao seu ofício há 70 anos, podem ajudar nessa missão.

“O mundano, o corriqueiro e os trajetos de trem, são também oportunidades para clarear a mente e tentar atingir um nível mais profundo de consciência”, sugere.

 

Confira a matéria na íntegra abaixo (compatível com a versão mobile!) :

 

 

 

<Clique aqui para retornar à home de Zen: arte, cultura e tradição do Japão> 

 


 

A arte do título do projeto Zen: arte, cultura e tradição do Japão é uma criação de Suely Shiba, especialista na técnica Sumiê. Nesta obra, “Serenidade”, a artista utilizou pincel tradicional fude, de cerdas macias de animal, papel washi (popular papel de arroz) e tinta sumi (tinta preta de fuligem e cola).
A inspiração está nos traços, que representam a leveza e o movimento circular constante, como nos movimentos do Aikido, e na Flor de Lótus, que simboliza força, beleza, pureza e quietude.