Zen: arte, cultura e tradição do Japão
Zen : arte, cultura e tradição do Japão
Uma programação inteira dedicada à investigação da alma e reflexões sobre a existência humana. Conheça!
Sejam bem-vindos ao projeto Zen: arte, cultura e tradição do Japão. Por meio de diversos projetos, atividades presenciais e à distância, a Fundação Japão propõe que tenhamos um espaço em nossas vidas para evocar questionamentos e reflexões sobre a existência humana. Que possamos, por meio destas atividades, nos dedicar à investigação da alma e dos processos metafísicos no mundo.
Confira a seguir os projetos propostos nesta jornada.
Mostra Virtual 3D de Sengai Gibon
A mostra virtual 3D do monge zen Sengai Gibon está em cartaz no site da FJSP e traz 18 peças entre cores sobre seda e sumi sobre papel. As obras pertencem ao acervo do Museu de Arte de Fukuoka, que sediou a mostra presencial da exposição, de 25 de outubro a 17 de dezembro de 2023.
Saiba mais!
|
Ensaios
A quarta série de ensaios de Estudos Japoneses aborda o universo do Zen. Nesta série, doze estudiosos apresentam facetas de suas pesquisas, com visões e opiniões sobre diversas áreas de estudos que, de alguma maneira, confluem com o Zen.
Saiba mais!
|
Entrevistas
Ponto de Vista é uma série de entrevistas que propõe explorar novos campos de estudos e pesquisas relacionados ao Japão, com o objetivo de inspirar jovens, estudantes, pesquisadores e admiradores da cultura e história do Japão, despertando seu interesse. Neste especial para o projeto Zen, o antropólogo Victor Kebbe entrevista a Suely Shiba (sumi-ê e aikido) e o professor e pesquisador Fernando Chamas (Budismo e pintura Zen).
Saiba mais!
|
Siga com a Piti em um roteiro especial
A influencer Piti Koshimura, que reside em Tóquio, traz nesta reportagem experiências zen e indicações de lugares para visitar no Japão. Confira!
Saiba mais!
|
Destaques da Biblioteca: especial sobre o Zen
O ‘Destaques da Biblioteca’ reestreia em 2024, com uma edição especial sobre o Zen, incluindo obras recém adquiridas pela Biblioteca da Fundação Japão em São Paulo.
Saiba mais!
|
Jornada da Vida: 2 de março
Em 2 de março, a Fundação Japão em parceria com o Centro Cultural São Paulo, exibiu três filmes gratuitamente. Na programação, Zen, de Banmei Takahashi (14h), Esculpindo o divino, de Yujiro Seki (17h), e Todos os dias são bons dias, de Tatsushi Omori (19h) foram exibidos.
Saiba mais!
|
|
A arte do título do projeto Zen: arte, cultura e tradição do Japão é uma criação de Suely Shiba, especialista na técnica Sumiê. Nesta obra, “Serenidade”, a artista utilizou pincel tradicional fude, de cerdas macias de animal, papel washi (popular papel de arroz) e tinta sumi (tinta preta de fuligem e cola).
A inspiração está nos traços, que representam a leveza e o movimento circular constante, como nos movimentos do Aikido, e na Flor de Lótus, que simboliza força, beleza, pureza e quietude.
|