Kamishibai com Cia Mapinguary

A lenda do Uirapuru

Sinopse: Numa tribo amazônica, havia um pajé apaixonado por duas índias de sua tribo. Elas também o amavam. Como o pajé decidiu com qual delas se casar? Qual a relação deste triângulo amoroso com o pássaro mágico e de canto melodioso, o uirapuru?
Para saber o final desta história, assista abaixo.

 

 

Cia Mapinguary

Foi criada em 2000, por Carlos Godoy com a proposta de contação de histórias, com narrativa oral e cênica. A fonte inspiradora da Cia são os cancioneiros, o folclore infantil, teatro de bonecos e os contos populares do mundo. A música ao vivo está sempre presente nas apresentações.

É formada por Carlos Godoy (contador de histórias, diretor, arte educador e ator), Giuliano Del Sole (músico e arte educador), Gelson dos Santos (percussionista e arte educador), Bruno Rocha (músico e arte educador) e Vanessa Meriqui (artista convidada: contadora de histórias e escritora); atua em São Paulo, mas viaja pelo Brasil, apresentando-se em Festivais, Parques, bibliotecas, Feiras Literárias, Congresso de Educação e Unidades do Sesc; com espetáculos, cursos e oficinas.

A Cia descobriu o kamishibai em 2010. Carlos Godoy, artista apaixonado pelo teatro de animação, inicia pesquisas de kamishibai, teatro de papel que com movimento e desenhos fortalece a oralidade, ilustrando a história com imagens que despertam os sentidos e a imaginação. O butai e os desenhos foram feitos por Luiz Barros e a pesquisa e narração por Carlos Godoy.

Além do kamishibai, a Cia faz contação de histórias, teatro de bonecos, música e brincadeiras. Participaram do I Festival Internacional de Kamishibai Online com a história “A Árvore Generosa”, mas hoje escolhemos apresentar o espetáculo baseado na lenda indígena da região norte do Brasil, “A lenda de Uirapuru”.

“O kamishibai se integra a oralidade, essa união encanta e emociona o ouvinte. O contador de histórias, no mesmo momento que narra, manipula as imagens dando vida a história. Nesse tempo a Cia  montou com kamishibai “A árvore Generosa”, “A lenda do uirapuru” e “Fátima, A fiandeira”. A próxima história da Cia será um conto japonês.”. Cia Mapinguary

 

<< VOLTAR