Agenda
Kamishibai, a arte japonesa de contar histórias
Publicado por mimi em Arte e Cultura Biblioteca 22/05/2020
O Kamishibai, literalmente “teatro de papel”, é uma arte japonesa de contação de histórias, que utiliza desenhos. Há teorias que ligam sua origem aos emaki, que são rolos ilustrados de papel ou seda. O Emaki de Genji Monogatari, do século XII, uma cena sugestiva chama a atenção, um personagem enquanto escuta o narrador, observa os desenhos. Ainda segundo essas teorias, os emaki dos templos budistas, pelo seu formato, também podem ser considerados como kamishibai, remontando assim a sua história desde o Período Heian (794-1185) até os dias atuais.
O formato do kamishibai que conhecemos hoje surgiu em torno de 1930. No início do Período Showa (1926-1989), foram desenvolvidas políticas para educação infantil com base na cultura e entretenimento, centrada nas artes literárias e artísticas, como teatro de marionetes, contos e cantigas infantis, revistas para meninos e meninas. Mas, somente uma pequena parcela das crianças, as mais abastadas, tinham acesso. Em contraponto, o kamishibai era um dos poucos entretenimentos acessíveis para as crianças da população em geral.
O gaito kamishibai, teatro de papel de rua, era uma ferramenta utilizada para reunir pessoas e vender doces. O kamishibaya, contador de kamishibai, que também era chamado pelas crianças carinhosamente de kamishibai ojisan, tio do kamishibai, levava em sua bicicleta o butai, palco, as histórias pintadas a mão e os doces que vendiam.
Após a Segunda Guerra Mundial, iniciou-se um movimento de utilização do kamishibai como ferramenta educacional. É nesse período que foram fundadas editoras especializadas, e as histórias começaram a ser impressas. A arte se difundiu fora do Japão, com contadores inclusive no Brasil e em vários outros países.
No ano passado, foi criado o Club de Kamishibai Brasileiro e no mês passado, o Club organizou o I Festival Internacional de Kamishibai online. O evento contou com a participação de contadores de 16 países, e além das histórias japonesas, alguns participantes contaram histórias folclóricas de seus respectivos países.
Apresentaremos três trabalhos. Clique nas imagens abaixo:
Referência:
Artigo com histórico do kamishibai: https://www.js-cs.jp/wp-content/uploads/pdf/journal/21/cs2015_14.pdf
Comentários
-
-
Amei a técnica! A minha dúvida: onde comprar o palco de madeira para contar a história?
Obrigada -
Que lindo! Obrigada pela partilha. Estou a estudar sobre o kamishibai desde inicio do ano e não é fácil encontrar material com referência.
Adorei conhecer mais este traço da cultura japonesa e me inspirou a praticar a contação de estórias. Obrigada.