Telma Shiraishi

 

 

Quem é Telma Shiraishi?

Durante muito tempo, difundiu-se a ideia de que as mulheres não poderiam estar à frente das cozinhas japonesas. A explicação mais recorrente é de que suas mãos seriam mais quentes do que as dos homens, o que poderia interferir no sabor e preparo das comidas, principalmente os sushis e sashimis. Telma Shiraishi quebrou esse tabu, conquistando não só o paladar criterioso dos paulistanos e da crítica especializada, mas também o respeito de toda uma exigente comunidade japonesa.

Nascida em São Paulo, mas criada no interior, a chef largou a faculdade de medicina da USP por sentir falta de desenvolver seu lado mais artístico em múltiplos interesses, como flores, arte e animais. Na época, auge dos anos 90, Telma foi trabalhar como assistente do estilista Fause Haten e, com o tempo, começou a participar também das criações de coleções. Por fim, deixou também a moda e, aos poucos, foi migrando para a cozinha – pela qual realmente sentia paixão. Começou a fazer jantares e coquetéis para amigos e eventos, até abrir o Aizomê.

O conjunto da obra rendeu à chef, que também está à frente da cozinha do Consulado do Japão em São Paulo, o título de Embaixadora para Difusão da Cultura e Culinária Japonesa, concedido pelo governo japonês. Telma é a primeira profissional brasileira e uma das raras mulheres no mundo a receber a honraria.

O reconhecimento de seu trabalho também rende prêmios da mídia especializada. Sob sua batuta, o Aizomê foi eleito, por três anos consecutivos, melhor restaurante japonês pelo Melhor de São Paulo, guia especial do jornal Folha de S. Paulo, e a própria Telma escolhida como chef do ano de 2019 pelo mesmo júri – aqui também, a primeira mulher da história do veículo a carregar o título.

 

Conheça o Movimento Água no Feijão


O Movimento cresce, amadurece e planeja nova fase em Heliópolis e outras frentes

Primeira fase do projeto distribuiu, durante o mês de maio, 6 mil marmitas à comunidade de Heliópolis. Segunda fase do projeto, já em andamento, tem como meta para os meses de junho e julho a distribuição de 12.000 marmitas e capacitação de cozinheiras locais na mesma comunidade da zona sul.

 

Fome não!
Uma das faces mais cruéis da crise provocada pela pandemia é a da FOME, e um grupo de voluntários se dispôs a colocar um pouco mais de água no feijão, para dividir e garantir que mais pessoas se alimentem nesses tempos difíceis.

Com essa ideia em mente, a chef Telma Shiraishi do restaurante Aizomê, e cerca de 50 voluntários representando entidades de São Paulo como JCI Brasil-Japão, Abeuni, Comissão de Jovens do Bunkyo, Aliança Cultural Brasil-Japão, Abjica, KIF Brazil, Asebex e JAPAN HOUSE São Paulo uniram-se para viabilizar a produção e entrega de marmitas solidárias, mantendo também o pagamento de cozinheiros, ajudantes, transportadores e pequenos fornecedores que fazem parte de toda uma cadeia em dificuldades.

Desde o dia 08 de maio, a comunidade de Heliópolis (zona sul da capital) está recebendo 200 marmitas diárias, com apoio da escola de samba Imperador do Ipiranga,  que atua como ponto de distribuição, organização e mapeamento das pessoas e famílias em situação crítica. A primeira fase do projeto garante a distribuição de 6000 refeições.

A JAPAN HOUSE São Paulo também se aliou ao movimento cedendo gratuitamente a utilização das instalações do restaurante Aizomê dentro do centro cultural para a produção das refeições, incluindo a cobertura das despesas com água, luz e gás.

Conquistando o apoio valioso de vários chefs, fornecedores e benfeitores, além de ter o destaque em veículos de imprensa como Jornal Nippak, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Valor Econômico e TV Globo, ganhando espaço em reportagens veiculadas no Japão, como Asahi TV e Mainichi Shimbun entre outros, o Movimento Água no Feijão está sensibilizando o público para a causa e recebeu apoio de crianças, jovens e adultos de diversas regiões do Brasil e do mundo, inspirando muitas pessoas para a solidariedade.

“Atingimos rapidamente a meta inicial e essa primeira fase do projeto foi fantástica, um grande aprendizado para todos. A nossa equipe é ótima, engajada e totalmente comprometida. Fomos até o coração da comunidade, estamos criando pontes e não vamos deixar as pessoas na mão. O nosso trabalho não terminou; ele continua enquanto tivermos fôlego e gente precisando de comida”, adianta a chef Telma Shiraishi.

 

Segunda fase do Movimento

Agora que a primeira fase está finalizada, reunimos os ensinamentos para definir o foco da segunda fase da campanha: além de continuar a fornecer as refeições diárias por mais dois meses, o movimento vai trabalhar na capacitação de membros da comunidade de Heliópolis para criar uma equipe local de cozinheiras e time de apoio.

O grupo está desenvolvendo manuais de boas práticas, de segurança alimentar e saúde, desenvolvimento dos processos e suporte para apoiar a comunidade e garantir a sustentabilidade prolongada e autossuficiência local. Além de fornecer o peixe, acreditamos que ensinar a pescar e a preparar o peixe sejam fundamentais para fortalecer a comunidade e empoderar as pessoas.

A meta de arrecadação para a segunda fase será a distribuição de 12.000 marmitas em Heliópolis nos meses de junho e julho. Também será apoiada a campanha “Corrente Solidária” da Abeuni (Aliança Beneficente Universitária), que arrecadará alimentos e itens de primeira necessidade para a comunidade ao redor do CEU Caminho do Mar. Alimentos doados também serão destinados aos moradores de rua, uma população vulnerável que cresce em número e em desespero à medida que a crise se aprofunda.

 

Faça parte dessa ação e doe marmitas!
Qualquer ajuda é bem-vinda para prosseguimento desse trabalho.
A meta de arrecadação é baseada no custo total de cada marmita, estimado em R$ 8,00 (oito reais) por unidade, levando em conta o pagamento de serviços, embalagens e insumos.

As doações podem ser feitas pelo site www.aguanofeijao.org.br, através do PayPal, boleto bancário ou depósito bancário.
Para doação de insumos, embalagens ou outros materiais, entre em contato conosco pelo email: contato@aguanofeijao.org.br

 

Seja também um patrocinador ou benfeitor!
Esse trabalho só é possível em parceria com as entidades, o setor privado e com o engajamento dos cidadãos. Ao fazer uma doação ou firmar uma parceria com o Movimento Água no Feijão, você dá o seu apoio para combater a fome no Brasil. Colabore entrando em contato pelo email: contato@aguanofeijao.org.br

 

Investimento institucional
Com o investimento direto, sua marca garante a visibilidade e o reconhecimento nas ações do Movimento Água no Feijão.
Receba nosso material entrando em contato pelo email: contato@aguanofeijao.org.br

 

CANAIS OFICIAIS
Site
Facebook
Instagram
E-mail

 

REALIZAÇÃO
Restaurante Aizomê
JCI Brasil-Japão
Asebex
Abeuni
Abjica
Aliança Cultural Brasil-Japão
Comissão de Jovens do Bunkyo
KIF Brazil
JAPAN HOUSE São Paulo

PATROCÍNIO
Fundação Kunito Miyasaka
Café Fazenda Aliança
Perfumaria Takeo
LW Design Group

APOIO INSTITUCIONAL
Consulado Geral do Japão em São Paulo
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – BUNKYO
Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil
Escola Imperador do Ipiranga
Jornal Nippak

 

<< voltar