1. Kenzaburo Oe – Para Saber Mais

Dossiê Literário > Dossiê – Kenzaburo Oe > 1. Para Saber Mais

 

PODCAST

Uma questão pessoal, Kenzaburo Oe | PODCAST JAPAN HOUSE SP
9 fev. 2021

O livro que encerra esta temporada retrata um momento difícil e desafiador da vida do autor Kenzaburo Oe: o nascimento de um filho com anomalia cerebral. Para comentar a obra, recebemos Rodrigo Villela, Olívia Byington, Luís Felipe Toledo, Fábio Caramuru, Shintaro Hayashi e Neide Hissae.

 

 

ARTIGO

Akira Kurosawa, Kenzaburo Oe e a perspectiva ecologista de educação
Por Marcos Reigota, Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, em São Paulo.

 

Resumo:

Nessa narrativa são abordadas algumas questões e acontecimentos políticos, culturais e acadêmicos relacionados com o Japão que colaboraram com a elaboração da perspectiva ecologista de educação. Essa vertente da educação ambiental tem o seu ponto de partida no questionamento da produção, uso e consequências para a humanidade e todas as outras formas de vida, do lançamento pelos EUA de bombas atômicas sobre a população civil de Hiroshima e Nagasaki. A perspectiva ecologista de educação dialoga com intelectuais e com a produção cultural japonesa de pós-guerra. Entre eles se destacam o cineasta Akira Kurosawa e o escritor Kenzaburo Oe.

 

 

Oe Kenzaburo e a ambiguidade de um país em crise
Por Donatella Natili, Professora adjunta de literatura japonesa da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Literatura Japonesa Moderna e Contemporânea pelo Departamento de Teoria Literária da (UnB), realizou pós-doutorado na Universidade Waseda, Japão (2014).

 

Publicado na Revista Cerrados, 25(44), o artigo “apresenta o percurso biográfico e literário do escritor Oe Kenzaburo, enfatizando principalmente suas experiências da infância, sua formação intelectual e prolífica atividade literária. A análise das obras do autor será abordada em ordem cronológica, considerando os títulos mais importantes da sua produção e a originalidade de suas escolhas temáticas. A posição crítica de Oe em relação a certa tradição literária japonesa e, em particular, o distanciamento do seu colega Kawabata Yasunari, expressam a aspiração para uma visão universal da literatura japonesa e a inauguração de um novo espírito crítico moderno no Japão.”

 

 


 

<< Dossiê – Kenzaburo Oe // 2. Sugestões de Leitura >>