DESTAQUES DA BIBLIOTECA – EDIÇÃO 01/2024

 

Nesta edição apresentamos obras sobre o Zen que a Biblioteca da Fundação Japão em São Paulo adquiriu recentemente. Veja também os ensaios sobre este assunto escritos por pesquisadores brasileiros no site da Fundação Japão em São Paulo clicando aqui.

 

LIVROS

The art of Zen

Stephen Addiss

Echo Point Books & Media, 2018. Em inglês.
ISBN 978-1-63561-074-1 [759.952 Ad]

Com essa impressionante coleção de obras-primas Zenga (literalmente “imagem zen”) dos séculos XVII a XX, o autor apresenta séculos de grandes obras de caligrafia e pintura. Muitas das peças, coletadas em templos japoneses, nunca foram vistas antes. O livro também fornece uma introdução abrangente aos principais artistas Zenga, oferecendo biografias extensas e envolventes desses monges despertos.
O Dr. Addiss descreve com perspicácia a história da arte e da cultura Zen japonesa e inclui traduções de prosa e poemas Zen. Ele também explica os vários estilos dos fascinantes monges-artistas, com comentários enriquecedores sobre suas técnicas e inovações. Essas maravilhosas expressões visuais de autoconhecimento e iluminação encantarão os leitores e talvez até inspirem alguns a aprofundar suas próprias práticas espirituais.

Sobre o autor:

Nascido em 1935, Stephen Addiss desenvolveu um fascínio pela arte e cultura japonesas durante turnês de canto pela Ásia com seu parceiro Bill Croft no final dos anos 60 e 70. Como artista, ele embarcou em uma jornada de uma vida inteira para explorar e dominar as técnicas de pintura a tinta, caligrafia, cerâmica, composição musical e poesia haiku.


Wabi Sabi

Beth Kempton; tradução Carolina Leocadio, Patricia Azeredo

BestSeller, 2022. Em português.
ISBN 978-85-465-0155-7 [294.3927 Ke]

O ideal de Wabi sabi simboliza a reflexão sobre o consumismo exagerado e a busca por ações verdadeiras e motivadoras, gerando transformações sociais profundas e uma maneira piedosa e gentil de ver o mundo e se relacionar com o outro.
Uma obra revigorante que oferece, por meio de recursos artísticos e estéticos, um antídoto para nossa vida acelerada e nosso consumismo incontido, nos encorajando a diminuir o ritmo, a nos reconectar à natureza e a ser mais gentis com as pessoas que amamos. Este livro nos ajudará a simplificar tudo e a nos concentrar no que realmente importa.

Sobre a autora:

Beth Kempton é inglesa, mestra em língua japonesa, viveu e trabalhou décadas no Japão. Autora de desenvolvimento pessoal e cofundadora da revista japonesa de design MOYO (que significa “padrões de estamparia”, em japonês).


O caminho zen (Der Zen-Weg)

Eugen Herrigel; tradução Yolanda Steidel de Toledo, Zilda Hurchinson Silva; prefácio Monja Coen

Pensamento, 2010. Em português.
ISBN 978-85-314-1704-4 [294.3927 He]

O autor Eugen Herrigel faleceu em 1955 e, entre seus documentos, foram encontradas volumosas notas sobre os vários aspectos do Zen. Essas notas foram selecionadas e editadas por Herman Tausend, em colaboração com Gusty L. Herrigel, esposa do autor e publicadas em alemão, sendo posteriormente revisadas por Alan Watts, um dos maiores divulgadores do Zen-budismo no mundo, e publicadas no Brasil em livro com o título de O Caminho Zen. Trata-se de obra clássica e obrigatória para todos os leitores interessados em Zen-budismo, constituindo-se em fonte inestimável de informação, não tendo sido ultrapassada ou substituída por nenhuma outra publicação sobre o assunto até os dias de hoje.


A arte cavalheiresca do arqueiro zen (Zen in der Kunst des Bogenschiessens)

Eugen Herrigel; tradução J.C. Ismael; prefácio Monja Coen

Editora Pensamento, 2011. Em português.
ISBN 978-85-315-1765-5 [294.3927He]

Este livro trata do Zen como os mestres gostam de abordá-lo: uma experiência direta, imediata, não filtrada pelo intelecto. O autor, ocidental típico, cai na tentação de questionar, de pôr em evidência sua perplexidade diante das lições do mestre. Muitos anos se passam até que ele perca a sua vida e descubra o que é o Zen: transcendência do intelecto, desprezo pelas palavras, silêncio, gestos iluminantes e iluminados, comunhão com o cosmos.
Trazendo o fantástico para o nível real, o filósofo alemão Eugen Herrigel conta a sua extraordinária experiência como discípulo de um mestre Zen, com quem aprendeu a atirar com arco, durante os anos em que viveu no Japão como professor da Universidade de Tohoku.

Sobre o autor:

Eugen Herrigel (1884-1955) foi um filósofo alemão que lecionou filosofia na Universidade Imperial de Tohoku, em Sendai, no Japão, entre 1924 e 1929, e introduziu o Zen-Budismo em grande parte da Europa através de seus escritos. Na época em que morou no Japão, estudou Kyudo, arte marcial japonesa de tiro com o arco, com Kenzo Awa (1880-1939), um destacado mestre da arte, com a intenção de aprofundar seus conhecimentos sobre o Zen.


O zen na arte da cerimônia do chá (Zen in der Kunst der Tee-Zeremonie)

Horst Hammitzsch; tradução Alayde Mutzenbecher

Pensamento, 2016. Em português.
ISBN 978-85-315-1927-7 [394.15 Ha]

Acompanhe a trajetória do chá a partir de sua condição de mera bebida até se tornar o centro de um tipo de reunião social. Além de analisar os aspectos históricos e sociais da cerimônia do chá, o autor se detém numa das etapas mais importantes de sua trajetória: aquela em que o Caminho do Chá e o Zen se cruzam nos mosteiros budistas, interligando-se de uma forma tão perfeita ao ponto de que, quando um homem descobre em si uma tendência interior que o liga ao Caminho do Chá, ele já preencheu o objetivo intrínseco do Caminho Zen.

Sobre o autor:

Reinhold Horst Hammitzsch (1909-1991) foi um estudioso alemão da língua e da cultura japonesas. Trabalhou sobretudo em duas áreas: a história intelectual do período Edo e a poesia japonesa. No que se refere à poesia, também se ocupou da estética japonesa em geral e escreveu importantes trabalhos sobre seus conceitos fundamentais, entre eles o Caminho do Chá. Em 1990, foi agraciado por seu trabalho com a Ordem do Sol Nascente, uma das mais prestigiosas ordens honoríficas do Japão.


O zen na arte da cerimônia das flores (Zen in der Kunst der Blumenzeremonie)

Gusty L. Herrigel; tradução Alayde Mutzenbecher; prefácio Monja Coen, Daisetz T. Suzuki

Pensamento, 2013. Em português.
ISBN 978-85-315-1847-8 [745.92252 He]

Esse volume traz a prática da Ikebana – arte de dar vida (ike) à flor (bana), que é precursora do arranjo floral, uma das formas mais sublimes e belas de adornar altares e venerar os deuses. Escrito por uma ocidental que morou durante seis anos no Japão, esse clássico foi concebido para que os ocidentais possam compreender os conceitos fundamentais dessa antiga prática meditativa, que ilumina os ambientes com sua singela, porém refinada, beleza. Um caminho zen que nos leva a apreciar essa arte em sua totalidade.

Sobre a autora:

Gusty Herriger foi esposa de Eugen Herriger, filósofo alemão, introdutor do Zen-Budismo em grande parte da Europa. Ela o acompanhou durante os seis anos em que viveram no Japão, estudando a arte do Ikebana como forma de meditação e autoconhecimento, até tornar-se mestre, recebendo o nome de “Lua Crescente”.


Mãos em prece

Monja Coen Roshi

Citadel, 2021. Em português.
ISBN 978-65-5047-111-8 [922.943 Co]

A partir de textos escritos nos jornais cotidianos do templo Zendo Brasil, este livro apresenta a jornada deste verdadeiro marco na história do Budismo em nosso país. Neles encontraremos reflexões sobre a vida, a verdadeira jornada de todos nós. De como devemos ser capazes de agradecer em qualquer tempo, colocando nossas mãos juntas e fazendo a diferença naquilo que podemos e onde estivermos. Não importa o tamanho de nossa ação, mas sim que ela seja realizada.

Sobre a autora:

Monja Coen Roshi é primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil e missionária oficial da tradição zen-budista Soto Zenshu, com sede no Japão. Teve sua formação inicial em Los Angeles, nos Estados Unidos, e completou o mestrado no Mosteiro Feminino de Nagoya, no Japão, onde praticou como noviça e monja oficial por doze anos.


Zen para distraídos

Monja Coen, Nilo Cruz

Planeta do Brasil, 2018. 15 ed. Em português.
ISBN 978-85-422-1238-9 [294.3927 Co]

Este livro nasceu baseado nos quadros e assuntos mais frequentes do programa Momento Zen, de Monja Coen. Logo, tem em sua essência problemas comuns de pessoas reais. A ideia é usar o budismo no cotidiano e entender como ele pode melhorar nossas vidas, tirando o foco dos problemas, da agitação, da distração e aplicando-o nas soluções, na qualidade de vida e no aproveitamento de cada momento.

Sobre a autora:

Monja Coen é a primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, criada em 2001, com sede no bairro do Pacaembu, em São Paulo. Teve seu primeiro contato com o zen-budismo no Zen Center de Los Angeles, onde fez os votos monásticos em 1983. Sob a orientação de Shundô Aoyama Dôchô Rôshi, sua mestra de treinamento, foi a primeira monja líder do mosteiro.


Zen: uma breve introdução

Alan Watts; tradução Jeanne Pilli

Vozes, 2022. Em português.
ISBN 978-65-5713-691-1 [294.3927 Wa]

Com um título radicalmente simples e direto, Zen foi um dos primeiros livros de Alan Watts a intrigar os buscadores espirituais. Esta edição de Zen, publicada há cerca de setenta anos após a impressão original de poucas cópias, certamente terá o mesmo efeito em uma nova geração de leitores. Ele oferece uma introdução clara, concisa e informativa a um caminho que inspirou Alan Watts desde muito jovem e continuou a intrigá-lo ao longo de sua vida.

Sobre o autor:

Alan Watts (1915-1973) tornou-se mundialmente conhecido como palestrante e autor-intérprete do Zen-budismo e da filosofia indiana e chinesa. Conquistou a reputação de ser um dos mais originais filósofos do século XX, tornando-se autor de mais de 20 livros sobre filosofia e filosofia da religião, publicados em muitas línguas e países.


Trabalho de Buda: a arte zen de encontrar equilíbrio no ambiente de trabalho

Dan Zigmond; tradução Lígia Azevedo

Latitude, 2020. Em português.
ISBN 978-85-507-0330-5 [650.1 Zi]

Nos dias de hoje, atingir o equilíbrio entre o corpo e a mente no ambiente de trabalho é algo bem difícil. Com cargas horárias elevadas e atividades exaustivas, conseguir um nível de vida equilibrado parece ser um sonho que poucos podem alcançar. No entanto, os ensinamentos de Buda transmitido neste livro nos mostram como essa sabedoria milenar pode ser aplicada à intensa rotina diária. Trabalho de Buda apresenta soluções possíveis para atingir o autocontrole e ajuda o leitor a lidar com situações diversas em seu ambiente profissional. Cuidar da mente, da saúde e da vida profissional é atingir o nirvana do sucesso.

Sobre o autor:

Dan Zigmond é escritor, cientista e sacerdote zen. Presta consultoria para startups e empresas de capital de risco. É professor na Jikoji Zen Center, templo budista nas montanhas de Santa Cruz, Califórnia, Estados Unidos. Em maio de 2015, foi nomeado um dos “20 gênios dos negócios que você precisa conhecer”, pela revista Wired.


Zen: a arte de viver com simplicidade (The art of simple living – 100 daily practices from a japanese zen monk for a lifetime of calm and joy.)

Shunmyo Masuno; ilustração Harriet Lee-Merrion; tradução Alexandre Boide

Fontanar, 2019. Em português.
ISBN 978-85-8439-142-4 [294.3444 Ma]

Uma lição simples e fácil por dia para melhorar a sua vida. É essa a proposta do renomado monge Shunmyo Masuno, que se baseia em séculos de tradição zen-budista para ensinar o caminho para uma vida mais plena.
Um desenho minimalista acompanha cada lição, como um respiro zen entre as reflexões. Com a prática diária, você aprenderá a encontrar a felicidade nas pequenas coisas da vida e, consequentemente, a paz interior.

Sobre o autor:

Shunmyo Masuno é mestre de um templo zen-budista de 450 anos no Japão, paisagista premiado de jardins zen com clientes no mundo inteiro e professor de design ambiental numa das principais escolas de arte japonesas. Já foi palestrante em inúmeras instituições, como a Escola de Pós-Graduação em Design de Harvard, a Universidade Cornell e a Universidade Brown.