IV SÉRIE ESPECIAL DE ENSAIOS

Zen : arte, cultura e tradição do Japão

Fundação Japão encerra a IV Série Especial de Ensaios com análise do monge budista zen Jisho Handa

 

A quarta série de ensaios de Estudos Japoneses, abordando o universo do Zen, chega ao fim com um especial de autoria de Francisco Handa, ou Jisho Handa, monge budista zen, do Templo Busshinji.

EmZen – o mundo de ponta cabeça’, o monge apresenta suas reflexões a respeito do Zen, críticas e avaliações.

“O Zen e a vida se confundem, assumindo de nossa parte a responsabilidade da vida que se realiza, distanciado de conceitos e dogmas religiosas e outros”, revela.

Segundo o monge, o Zen é a possibilidade de ver as coisas de uma outra forma, na desconstrução da linguagem e crítica daquilo que não reflete a experiência. Não é o propósito do Zen dar uma solução, mas sim abrir possibilidades antes não consideradas através do conhecimento de si próprio.

“O templo em geral é procurado na falta de uma perspectiva sob modelos antes experimentados, que envolviam o sentido da existência num mundo cada vez mais desumanizado pelo avanço da tecnologia, pelo consumo e pela incerteza da solução de nossos problemas de ordem espiritual e material”, explica.

Ao longo do texto, apresenta o início de sua atividade no Templo Budista e algumas passagens desde a década de 70 até os dias de hoje.

 

O que é Zen?

Afinal, o que é Zen? Como o Zen está presente na cultura japonesa e na vida cotidiana das pessoas?

Que os ensaios, produzidos especialmente para esta série, sejam chaves para descobertas ou aprofundamento na percepção do nosso mundo. Boas leituras!

 


 


A arte do título do projeto Zen: arte, cultura e tradição do Japão é uma criação de Suely Shiba, especialista na técnica Sumiê. Nesta obra, “Serenidade”, a artista utilizou pincel tradicional fude, de cerdas macias de animal, papel washi (popular papel de arroz) e tinta sumi (tinta preta de fuligem e cola).
A inspiração está nos traços, que representam a leveza e o movimento circular constante, como nos movimentos do Aikido, e na Flor de Lótus, que simboliza força, beleza, pureza e quietude.