DESTAQUES DA BIBLIOTECA – EDIÇÃO 05/2023
Esta edição apresentará as aquisições mais recentes da Biblioteca da Fundação Japão em São Paulo.
● LIVROS
Amarela-manga
Liana Nakamura
Corsália.estúdio, 2023. Em português.
ISBN 978-65-00-72735-7 [869.1 Na]
“Liana Nakamura nos oferece sua primeira obra literária, uma arqueologia poética diante de sua voracidade. Escreve como se escovasse artefactos da insustentável leveza humana. Sempre atenta, sabe peneirar, pinçar e cavoucar a imensidão na miudeza e no abismo. Uma antologia de poemas. Poemas em tons de amarelos. “(Carolina Mennocchi).
Sobre a autora:
Liana Nakamura nasceu em Mogi das Cruzes (SP), em 1994. Tornou-se Bibliotecária especialista em Diversidade e Inclusão. Vencedora do Prêmio Literário Nikkei (Mangá) da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social-Bunkyo (2021) e da 37ª edição do Prêmio Yoshio Takemoto (Poesia) da Revista Literária Nikkei Bungaku (2023).
A piscina, Diario de gravidez, Dormitório (「ダイヴィングプール」「妊娠カレンダー」「ドミトリイ」/Daibingu puru/ Ninshin karenda/ Domitorii)
Yoko Ogawa; tradução Eunice Suenaga.
Estação Liberdade, 2023. Em português.
ISBN 978-65-8606876-4 [895.63 Og]
As três novelas do volume, cada qual a seu modo, tocam em dois temas caros a Yoko Ogawa: memória e ausência.
Em A piscina, a jovem Aya precisa lidar com o amadurecimento que a deixa entre a lembrança de um passado mais simples, e o vislumbre de um futuro complexo, difícil e sofrido.
Diário de gravidez é narrada em forma de diário pela irmã da grávida. Várias entradas do diário descrevem uma gravidez que parece um delírio. Mas, quem será que está delirando: a narradora, a irmã ou os leitores?
Em Dormitório, uma mulher retorna ao dormitório universitário em que viveu durante os tempos de estudante. Seu retorno é como o de alguém que vai à periferia de uma mente e lá encontra memórias que aos poucos desaparecem ou se transformam.
Sobre a autora:
Yoko Ogawa (小川洋子)nasceu em Okayama, Japão, em 1962. Estudou escrita criativa e publicou diversos livros entre ficção e não-ficção. Arrebatou todos os prêmios referenciais do meio literário japonês.
Para saber mais visite o nosso Dossiê Literário: Dossiê Yōko Ogawa | Fundação Japão em São Paulo (fjsp.org.br)
As últimas crianças de Tóquio (献灯使/Kentoshi)
Yoko Tawada; tradução sob a coordenação de Satomi Takano Kitahara.
Todavia, 2023. Em português.
ISBN 978-65-5692-459-5 [895.63 Ta]
A Terra é marcada pela poluição e desastres naturais. O Japão se isolou do resto do mundo e os únicos seres selvagens que restam são aranhas e corvos. Yoshirô é um senhor de oitenta anos que cuida do bisneto Mumei, que nasceu frágil e grisalho como outras crianças de sua geração. À medida que a vida cotidiana em Tóquio fica mais e mais difícil, uma organização secreta começa um plano audacioso para encontrar a cura para as crianças japonesas. Uma história onírica de amor familiar e esperança cintilante em meio ao apocalipse do mundo natural.
Sobre a autora:
Yoko Tawada (多和田葉子) nasceu em Tóquio, em 1960, mudou-se para Hamburgo, Alemanha, aos 22 anos, e hoje vive em Berlim. Escrevendo em japonês e alemão, publicou vários livros, entre romances, poemas, peças teatrais e ensaios. Recebeu distinções importantes, como o Prêmio AKUTAGAWA, o Prêmio Adelbert von Chamisso, o Prêmio Tanizaki, o Prêmio Kleist e a Medalha Goethe.
Para saber mais visite o nosso Dossiê Literário: Dossiê – Yōko Tawada | Fundação Japão em São Paulo (fjsp.org.br)
A mulher das dunas (砂の女/ Suna no onna)
Kobo Abe; tradução Fernando Garcia.
Estação Liberdade, 2021. Em português.
ISBN 978-65-86068-26-9 [895.63 Ab]
Jumpei Niki, professor de escola e colecionador de insetos, excursionou solitário a um vilarejo distante, localizado em meio às dunas de um grande areal. Os moradores do povoado ofereceram-lhe uma hospitalidade duvidosa, e, de repente, ele se encontra sem saída como os insetos que captura, preso junto à mulher que habita essa casa. Os dois trabalham incessantemente, e a partir daí Kobo Abe faz com que os leitores reflitam sobre o tempo, a liberdade e a solidão, sobre a vida na cidade e fora dela, sobre a perseverança do ser humano em viver apesar de todo o sofrimento.
Sobre o autor:
Kobo Abe (安部公房)nasceu em 1924, em Tóquio, e faleceu em 1993. Cresceu na Manchúria chinesa, na época dominada pelos japoneses, onde seu pai lecionava e praticava medicina. Escritor de vanguarda, fez uso de surrealismo, de situações absurdas e bizarras, de alegorias para representar a vida moderna. Escreveu romances, contos, poesia, peças de teatro e ensaios, além de ter colaborado em adaptações de sua obra para o cinema. Recebeu renomados prêmios literários no Japão, como o Akutagawa, o YOMIURI e o Tanizaki.
Peitos e ovos (夏物語/Natsu monogatari)
Mieko Kawakami; tradução Eunice Suenaga.
Intrínseca, 2023. Em português.
ISBN 978-65-5560-831-1 [895.63 Ka]
Em um dia quente de verão, encontramos três mulheres: Natsuko, de 30 anos, sua irmã mais velha, Makiko, e a filha adolescente desta, Midoriko. Makiko viajou para Tóquio em busca de um procedimento para aumentar os seios; Midoriko parou de falar por se sentir incapaz de lidar com a mudança em seu corpo e com a obsessão de sua mãe. Seu silêncio funciona como um catalisador para cada mulher confrontar seus medos e frustrações. Oito anos depois, encontramos Natsu, agora escritora, voltando à sua cidade natal, enfrentando suas ansiedades sobre envelhecer sozinha e sem filhos.
Neste livro a autora pinta um retrato íntimo e radical da feminilidade no Japão contemporâneo.
Sobre a autora:
Mieko Kawakami (川上未映子) nasceu em Osaka, Japão. Fez sua estreia literária como poetisa e publicou sua primeira novela, My Ego, My Teeth, and the World, em 2007. Seus livros traduzidos para mais de 30 idiomas, são conhecidos por suas qualidades poéticas e reflexões sobre o corpo feminino, a ética e a sociedade moderna. Entre os prêmios literários que recebeu estão o Akutagawa, o Tanizaki e o Murasaki Shikibu.
Integração econômica e política comercial do Japão
Silvio Yoshiro Mizuguchi Miyazaki.
Annablume, 2022. Em português.
ISBN 978-65-5684-077-2 [382.0952 Mi]
“Com a sua política comercial, o Japão tem buscado firmar e expandir as suas relações econômicas na região do Pacífico Asiático e impulsionar o crescimento da sua economia doméstica. Como a integração econômica regional é parte da política comercial de um país, este livro analisa a evolução dessa arquitetura da região, na qual o Japão tem desempenhado um papel importante para a construção de fóruns e de propostas de integração e para o estabelecimento de acordos preferenciais de comércio.
O livro é fruto da tese de Livre Docência na especialidade Teorias do Comércio, defendida pelo autor na Universidade de São Paulo, resultado de pesquisas com informações e dados coletados no Japão e nos Estados Unidos.”
Sobre o autor:
Silvio Yoshiro Mizuguchi Miyazaki é professor de Economia do Curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, credenciado como orientador no Programa de Pós-Graduação em Modelagem de Sistemas Complexos e no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (Estudos Japoneses). É autor de diversos trabalhos referentes às economias do Leste Asiático e às relações econômicas entre o Brasil e o Japão e Leste-Asiático.
Novos orientalismos e micropolíticas anticoloniais
Organização Christine Greiner, Marco Souza, Paula Faro.
Annablume, 2022. Em português.
ISBN 978-65-5684-076-5 [306.4 No]
“O termo orientalismo ficou internacionalmente conhecido a partir de um livro de Edward Said, publicado no final dos anos 1970. Na ocasião, o autor lançou a hipótese de que o Oriente teria sido tratado como uma mera invenção autoritária do Ocidente, gerando inúmeros processos coloniais.
Mas, o que seria os orientalismos hoje? O objetivo desta coletânea de ensaios é justamente apresentar uma diversidade de experiências, indagando acerca de seus procedimentos e questões. Os exemplos estudados suscitam novas terminologias como: auto-orientalismo, orientalismo interior, orientalismo ativista e criador, tecno-orientalismo, entre outros.”