1. Ryunosuke Akutagawa

Dossiê Literário > Dossiê Ryunosuke Akutagawa > 1. Ryunosuke Akutagawa

RYUNOSUKE AKUTAGAWA (1892-1927)

Importante intelectual japonês, nascido em Tóquio, no dia 1 de março de 1892, era escritor, tradutor, estudioso dos costumes e tradições japonesas e mundial. Estudou literatura inglesa na Universidade Imperial de Tóquio e foi participante ativo dos movimentos literários de sua época, não à toa um dos mais renomados prêmios literários do Japão tem o seu nome em sua homenagem. Suicidou-se em 24 de julho de 1927, aos 35 anos, após franca deterioração de sua saúde mental e física.

 

Ryunosuke Akutagawa Fonte: Wikimedia Commons

 

Em sua bibliografia destacam-se os contos, gênero fartamente explorado, sendo considerado por muitos como o pai do conto japonês moderno, cuja inspiração frequente são as narrativas antigas japonesas e as grandes obras clássicas, como a antologia Konjaku monagatari. Seus textos ricos em intertextualidades, ora mais livre ora mais direta, dialogam com contos, causos, lendas, e seus escritos são marcados pela ironia e uma linguagem apurada e elegante.

Akutagawa buscava combinar temas japoneses com estilos literários modernos e ocidentais. Contumaz leitor não apenas de escritores japoneses mas também de estrangeiros, como, por exemplo, os franceses Voltaire, Anatole France, Rousseau; além do alemão Goethe e o irlandês William Yeats, entre muitos outros. Sua obra mescla dentro da cultura e identidade japonesa a sua inspiração em diversas obras de autores e culturas distintas com temas japoneses e reflexões sobre a natureza humana.

 

Tóquio no Período Taisho (1912-1926). Fonte: Wikimedia Commons

 

O período Taisho (1912-1926) foi uma época em que a escrita modernista floresceu e que os modernistas japoneses se consideravam contemporâneos dos modernistas em outras partes do mundo. Portanto, Akutagawa tinha consciência de que fazia parte de um movimento literário modernista mais global que incluía vários estilos experimentais e temas, que podem ser percebidos em suas obras. Vamos mergulhar um pouco mais em seu mundo literário.

 

 


 

<< Dossiê Ryunosuke Akutagawa // 2. Obras em português >>