Artigos
Do lado da geladeira, desconforto e feminismos
Permite-se a reprodução desta publicação, em parte ou no todo, sem alteração do conteúdo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.
Joy N. Afonso
Doutora em Estudos Literários pelo programa de Pós-Graduação “Literatura e Sociedade” na UNESP- Assis, tendo como tema de tese os diários femininos clássicos japoneses e suas influências na coletânea de contos “América Latina: traição e outras viagens” (2000), da autora contemporânea japonesa Banana Yoshimoto. Desenvolveu parte do Doutorado com bolsa sanduíche pelo Japanese Studies Overseas and International Dialogue, pelo Japan Foundation entre 2019-2020, na Kyoto University of Education. Mestre em Língua, Literatura e Cultura Japonesa pela Universidade de São Paulo (2011) com ênfase em Literatura Japonesa Moderna. Graduada em Letras Português – Japonês pela Unesp/Assis (2004). Desenvolve pesquisas nas áreas de literatura de autoria feminina asiática e construção de gênero a partir da literatura. Professora efetiva lotada no Departamento de Letras Modernas desde 2013.
E-mail: joy.afonso@unesp.br
Resumo:
No presente ensaio reflito sobre minhas experiências pessoais no Japão tendo como base a leitura e releitura de obras de autoria feminina. Embora cite autoras de vários contextos sociais a premissa é que elas se conectam por refletir a nossa sociedade atual, e de alguma forma refletem nossas experiências pessoais. Ao lermos autoras contemporâneas, lemos um pouco de nós mesmas, nos compreendemos e nos fortalecemos. Observando que embora tenhamos experiências diferentes a depender do local onde nascemos, em alguns momentos e situações somos muito parecidas.
Permite-se a reprodução desta publicação, em parte ou no todo, sem alteração do conteúdo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.