V SÉRIE ESPECIAL DE ENSAIOS

Perspectivas Femininas do Japão: uma visão sobre sociedade, arte e cultura

 

Laços familiares e vínculos sanguíneos na filmografia de Kore-eda são tema de novo texto da série Ensaios, no site da Fundação Japão

 

A Fundação Japão em São Paulo apresenta a quinta série de ensaios de Estudos Japoneses, abordando a visão sobre a sociedade, arte e cultura sob a perspectiva feminina do Japão. Dando continuidade à série, está no ar ‘Laços familiares e vínculos sanguíneos – uma ressignificação na filmografia do cineasta japonês Hirokazu Kore-eda com a atriz Kirin Kiki’, de autoria de Célia Maki Tomimatsu, bacharel em Filosofia, mestra em Ciências da Religião e doutora em Comunicação e Semiótica.

O texto desenvolve questões como a figura materna, estrutura familiar e a idealização de família, em contraponto ao olhar poético do cineasta japonês Hirokazu Kore-eda. O texto esboça a existência de uma tênue fronteira entre laços sanguíneos e amor parental, independente de seus inter-relacionamentos familiares, e revela a presença essencial da figura materna, por meio de papéis vividos pela atriz Kirin Kiki.

Ao lado do ensaio de Célia, outros nove trabalhos de pesquisadoras apresentarão suas opiniões sobre os mais diversos recortes em seus olhares sobre o Japão e sua sociedade, arte e cultura, em textos produzidos especialmente para essa série.

Já estão disponíveis no site ‘Do lado da geladeira, desconforto e feminismos’, de autoria de Joy Afonso; ‘Boas esposas e mães sábias: As demandas das mulheres japonesas de Kishida Toshiko aos nossos dias’, de Angélica Alencar; ‘A representação feminina na literatura dos hibakusha: Chuva Negra de Masuji Ibuse’, de Lilian Yamamoto; ‘Anotações sobre kimono e soft power‘, de Clara Figueiredo; e ‘Arquitetura e Gênero: cinco arquitetas japonesas notáveis’, de autoria de Simone Neiva.

 

 


 

 

 

 


 

A série de ensaios recebe a participação da artista ceramista Silvia Tagusagawa, que cede imagens de suas obras para ilustrar as páginas. Silvia é uma ceramista brasileira radicada no Canadá, profundamente influenciada por sua herança japonesa, enraizada na imigração de seus avós para o Brasil.