V SÉRIE ESPECIAL DE ENSAIOS

Perspectivas Femininas do Japão: uma visão sobre sociedade, arte e cultura

 

O papel da mulher na cerâmica no Japão é tema de novo texto da série Ensaios,
no site da Fundação Japão

 

A Fundação Japão em São Paulo apresenta a quinta série de ensaios de Estudos Japoneses, abordando a visão sobre a sociedade, arte e cultura sob a perspectiva feminina do Japão. Dando continuidade à série, está no ar ‘As mulheres na sociedade japonesa numa perspectiva comparada. Foco na pandemia de COVID-19’, de autoria de Helena Hirata, socióloga, diretora de pesquisa emérita do Centro Nacional de Pesquisa Cientifica (CNRS) da França, pesquisadora colaboradora do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP).

O artigo analisa a relação entre mulher e família no Japão, dentro de uma perspectiva comparativa com as mulheres nas sociedades francesa e brasileira.

“Queremos apreender as normas sociais em vigor (regime de gênero) e como elas afetam a forma do cuidado aos idosos, às crianças, aos doentes e aos deficientes físicos e mentais”, explica a autora.

Colocando o foco na pandemia de Covid-19, o texto revela como o regime de gênero e a organização social do cuidado diferenciam o comportamento dos homens e mulheres no contexto da pandemia.

Ao lado deste ensaio, outros nove trabalhos de pesquisadoras apresentarão suas opiniões sobre os mais diversos recortes em seus olhares sobre o Japão e sua sociedade, arte e cultura, em textos produzidos especialmente para essa série.

Já estão disponíveis no site ‘Mulher que faz isso ninguém acreditava – o papel da mulher na cerâmica no Japão’, de Liliana Morais; ‘Laços familiares e vínculos sanguíneos – uma ressignificação na filmografia do cineasta japonês Hirokazu Kore-eda com a atriz Kirin Kiki’, de Célia Maki Tomimatsu; ‘Do lado da geladeira, desconforto e feminismos’, de Joy Afonso; ‘Boas esposas e mães sábias: As demandas das mulheres japonesas de Kishida Toshiko aos nossos dias’, de Angélica Alencar; ‘A representação feminina na literatura dos hibakusha: Chuva Negra de Masuji Ibuse’, de Lilian Yamamoto; ‘Anotações sobre kimono e soft power‘, de Clara Figueiredo; e ‘Arquitetura e Gênero: cinco arquitetas japonesas notáveis’, de Simone Neiva.

 

 


 

 


 

A série de ensaios recebe a participação da artista ceramista Silvia Tagusagawa, que cede imagens de suas obras para ilustrar as páginas. Silvia é uma ceramista brasileira radicada no Canadá, profundamente influenciada por sua herança japonesa, enraizada na imigração de seus avós para o Brasil.