Artigos


Literatura Japonesa – Um olhar curioso sobre produções curiosas

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente.

Neide Hissae Nagae
Docente e pesquisadora do Curso de Graduação em Língua e Literatura Japonesa e do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Desenvolve trabalhos nas áreas de Língua e Literatura Japonesa Clássica e Moderna, tradução e pensamento japonês.

RESUMO:
Este texto é uma apresentação sucinta do percurso da literatura japonesa por meio de sua produção literária resultante das transformações do Japão, com o propósito de mostrar parte de suas peculiaridades e das condições de produção que favoreceram o seu desenvolvimento. Sem a pretensão de situar a literatura japonesa no tempo e no espaço, ou de tecer considerações minuciosas sobre as infl uências externas, em possíveis comparações com outros universos literários como o brasileiro, traz uma breve consideração sobre a divulgação da literatura japonesa no Brasil. As produções literárias foram organizadas em forma de quadros com obras e autores enquanto uma mostra restrita a partir de uma escolha livre.
PALAVRAS-CHAVE: percursos da literatura japonesa; autores japoneses; obras japonesas; revistas e prêmios literários japoneses; adaptações de obras literárias para o cinema.

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente.

Baixar o arquivo em PDF Baixar o Adobe Reader