Ehōmaki

Ehōmaki e o Setsubun

O que é setsubun?

Até o período Edo, “setsubun” significava o dia que dividia as estações. Assim, o dia anterior ao começo de cada estação era chamado de “setsubun”. Atualmente, a palavra se refere somente ao dia anterior ao primeiro dia da primavera no hemisfério norte, o que acontece por volta do dia 3 de fevereiro.

No dia do setsubun, existe o costume de jogar grãos de soja em casa ou nos santuários xintoístas. Enquanto jogam os grãos, as pessoas falam com entusiasmo: “Demônios para fora, felicidade para dentro”(oni wa soto, fuku wa uchi). Esse ritual representa a expulsão dos demônios, chamados de oni e que representam as coisas ruins, como o frio do inverno e as doenças, enquanto recepcionamos a felicidade em nossas vidas. Os grãos utilizados no ritual são chamados de fukumame e acredita-se que são auspiciosos. Por isso, existe o costume de comer a quantidade de grãos equivalente à sua idade (ou um grão a mais) para trazer saúde. 

O que é ehōmaki?

Um makizushi especial consumido no setsubun (1). Dizem que comer um ehōmaki inteiro em silêncio, virado para a direção da sorte daquele ano (ehō), traz felicidade. A origem do costume está na região Kansai, mas, atualmente, esse é um ritual realizado no Japão inteiro.

Motivo de comer o makizushi: diz-se que ele traz sorte (“maki” do “makizushi” vem do verbo “maku”, o mesmo da expressão “trazer sorte”(fuku wo makikomu)).

Motivo de comer um ehōmaki inteiro: dizem que não se deve cortar um ehōmaki, para que as relações também não sejam rompidas.

Dizem que é bom colocar 7 ingredientes no ehōmaki, representando os Sete Deuses da Sorte (2).

Na época do setsubun, os japoneses preparam o ehōmaki em casa, mas ele também é vendido em supermercados e lojas de conveniência.

 

1 Tipicamente, o makizushi é um sushi em que os ingredientes são enrolados em arroz e alga marinha nori.

2 Os sete deuses japoneses conhecidos por trazerem sorte.

 

 

Motivos para escolher o Ehōmaki

  • O costume de comer um makizushi inteiro virado para a direção da sorte é algo novo para os brasileiros e o ritual pode atrair o interesse das pessoas para a cultura culinária e a língua japonesas;
  • Apresentamos em um vídeo anterior o modo de preparo do arroz, que também poderá ser utilizado no preparo do arroz para sushi;
  • Sugerir o uso de filme plástico no lugar do “makisu” pode diminuir as dificuldades no preparo do makizushi e possibilitar que as pessoas se divirtam em casa ao fazê-lo;
  • Transmitir aos brasileiros que não há uma seleção definida de ingredientes. Ao propor o uso de diversas opções (incluindo ingredientes para os vegetarianos), incentiva-se que as pessoas se divirtam preparando o próprio makizushi com seus ingredientes favoritos e mais acessíveis;
  • Sugerir o uso do repolho no lugar da alga nori possibilita o preparo do ehōmaki mesmo no caso de pessoas que não têm acesso ou não gostam da alga marinha;
  • O ehōmaki é um prato que permite que as pessoas se divirtam com suas famílias enquanto entram em contato com a cultura japonesa;

Ehōmaki feito com plástico filme

Ingredientes 

  • Arroz de sushi (2 ehōmaki)
  • Arroz (quente):400g *Veja também nosso vídeo sobre preparo do arroz

Mistura A

  • Vinagre: 2 colheres de sopa
  • Açúcar: 1 colher de sopa
  • Sal: 1/2 colher de café

  • Nori (alga marinha): 1 folha por ehōmaki

*Para aqueles que não têm acesso à alga nori ou preferem não utilizá-la, é possível substituí-la por repolho cozido: 1 folha por ehōmaki.

7 ingredientes de sua preferência (Ingredientes mostrados no vídeo)

  • Salmão cru, atum cru, kanikama, pepino, omelete japonês cortado em tiras, conserva de nabo (takuan), nabo, abacate, queijo, atum em lata, beterraba em conserva de vinagre e açúcar, palmito, presunto, gergelim torrado. 

(Outros ingredientes recomendados)

  • Camarão cozido, peixe branco cru, peixe ou carne empanados, bacon, presunto cru, frango cozido etc.

(Outros ingredientes recomendados para vegetarianos)

  • Carne de soja, castanha de caju, abura-age, tofu, missô, nattō, cogumelo shiitake, espinafre japonês (hōrensō), aspargo, abóbora kabocha, alface, cenoura, broto de feijão (moyashi), couve, vagem, broto de nabo, cebolinha etc.

*É recomendado colocar 7 ingredientes no ehōmaki, representando os Sete Deuses da Sorte japoneses.

 

Modo de preparo

  • Coloque os ingredientes A em um recipiente pequeno e mexa bem até que tudo se dissolva e fique transparente. Coloque o arroz quente em um recipiente maior, adicione toda a mistura feita com os ingredientes A e mexa como se estivesse fazendo cortes no arroz. Assim, o arroz irá resfriar.

*No Japão utiliza-se o handai (recipiente de madeira usado no preparo de sushi), mas, para facilitar o preparo, é possível utilizar um outro recipiente.

*O arroz quente faz o vinagre para sushi (mistura A) penetrar bem nos grãos.

*Ao misturar, é possível substituir a espátula japonesa shamoji por uma espátula comum.

*Ao terminar de misturar, coloque um pano úmido sobre o recipiente para evitar que o arroz para sushi fique seco.

 

  • Estenda o filme plástico e coloque sobre ele a folha de alga nori com a parte brilhante virada para baixo.

*Normalmente, utiliza-se o makisu (esteira de tiras de bambu) para enrolar o makizushi, mas hoje utilizaremos o filme plástico para que você também possa prepará-lo no Brasil.

*O lado liso da alga nori é a frente e o lado áspero é o verso. Ao enrolar o ehōmaki, certifique-se de que o lado liso fique voltado para o lado externo, ou seja, para baixo.

*Caso a alga nori seja substituída pelo repolho, corte a folha no tamanho aproximado da alga nori, em formato quadrado.

 

  • Espalhe metade do arroz de sushi (quantidade para 1 ehōmaki) sobre a alga, deixando um espaço vazio de 1cm na parte de baixo e de 2 cm na parte de cima entre o arroz e a borda da folha.  

*Espalhe o arroz deixando espaços de 1cm e 2cm entre o arroz e a borda da alga para facilitar o processo de enrolar o sushi.

*Passe água ou vinagre nas mãos para evitar que o arroz grude nelas enquanto espalha o arroz uniformemente sobre a alga.

 

  • Coloque os ingredientes no centro do arroz.

*Recomenda-se enfileirar primeiro os ingredientes mais duros e colocar os outros ingredientes ao lado dos primeiros, avançando para o lado de baixo.

*Evite que os ingredientes da mesma cor fiquem juntos, para obter um visual mais bonito.

  • Pegue o filme plástico com os dedos polegares e indicadores, segure os primeiros ingredientes com os dedos médios e anelares para que eles não saiam do lugar e vá enrolando enquanto ajusta a forma do ehōmaki. Enrole tudo com o filme plástico e deixe descansar.

 

*Com uma mão, traga o ehōmaki para mais perto de você e com a outra estique o filme na direção oposta para que o ehōmaki fique bem enrolado no plástico.

*Deixe o ehōmaki descansando um pouco depois de enrolá-lo. Isso gera uma maior estabilidade, evitando que o sushi se despedace.

 

  • Tire o filme plástico e emprate.

*Caso você não consiga comer um ehōmaki inteiro ou queira dividir com outras pessoas, limpe a faca com um pano molhado a cada corte para obter um resultado mais bonito.

 

Veja também o vídeo do Ehōmaki no nosso Instagram japanfoundation_sp