Parfait japonês de morango

O que é um “parfait japonês”?

 

 

O parfait japonês é uma sobremesa servida, geralmente, em uma taça com uma variedade de ingredientes, como sorvetes e frutas. Dizem que essa sobremesa tem origem na sobremesa francesa “parfait“, uma palavra francesa que significa perfeito. Na França, era algo simples e servido em um prato raso como um tipo de sorvete.

 

O primeiro parfait registrado no Japão aparece em um cardápio de jantar, em 1893, como “Parfait Fujiyama”, preservado como um documento diplomático. E também surge em um livro de confeitaria, publicado em 1910, e é conhecido que foi servido em um prato raso. Servir em uma taça alongada verticalmente é uma forma desenvolvida no Japão, e é uma das sobremesas mais populares no país, podendo ser apreciada em muitos lugares, como cafés e restaurantes de estilo casual dinings.

 

Sobre os morangos

No Japão, os morangos estão disponíveis quase o ano inteiro, pois podem ser cultivados em estufas e em outras instalações. Os morangos cultivados no campo ao ar livre são colhidos na primavera, entre abril e junho.

Os morangos foram introduzidos no Japão no final do período Edo (1603-1868) e é conhecido que foram trazidos da Holanda, para fins ornamentais.

 

A parte vermelha não é a fruta, pois a fruta é na verdade o grão que se parece como uma semente. Os morangos são ricos em vitamina C, ácido fólico e fibras. O consumo de sete morangos de tamanho médio fornece a necessidade diária de vitamina C, e diz-se ser eficaz na prevenção de resfriados, pele seca e fadiga.

Como selecionar: a superfície deverá estar brilhante e firme, sem manchas ou descolorações. Os caules devem ser bem verdes e as folhas esticadas até as pontas. Caso queira comê-los frescos, consuma-os o mais breve possível, caso contrário, recomenda-se fazer geleia.

 

O que é a “colheita de morangos – Ichigogari“?

Literalmente colheita de morango,  é uma atividade comum em algumas regiões produtoras, realizada principalmente na época de colheita diretamente nas plantações.

Geralmente, a experiência permite aos visitantes colher os morangos eles mesmos, dentro de um limite de tempo, e saborear as frutas recém-colhidas no próprio local.

A experiência de realmente ver os morangos amadurecerem e poder colher os mais apetitosos você mesmo é muito valiosa, e também está ligada à educação alimentar.

Além da colheita do morango, há várias outras experiências com diferentes frutas no Japão, como a colheita da uva, a colheita da pera e a colheita da maçã, dependendo da estação do ano.

 

Motivos para escolher “Parfait japonês de morango”

 

 

  • Uma sobremesa perfeita para os dias quentes no Brasil.
  • Os morangos azedos e frescos do Brasil têm um sabor ainda melhor se combinados com morangos doces e macios, quando transformados em geleia.
  • Uma sobremesa colorida e linda, emocionante de se ver e comer, por isso penso que agradaria a todos, crianças e adultos.
  • Poderão sentir um pouco do sabor do Japão em seus lares, a partir desse parfait japonês, desenvolvido de forma única pelos japoneses.
  • Para fazer o parfait ao estilo japonês, sugerimos acrescentar o “mini-mochi” feito de polvilho doce, um ingrediente facilmente encontrado, e que resulta em uma textura macia semelhante aos mochi feitos de arroz japonês.
  • O parfait pode ser preparado e apreciado com frutas e sorvetes de sua preferência.

 


Parfait japonês de morango

 

Ingredientes (quantidade apropriada de cada de acordo o tamanho da taça)

Morangos, sorvete de baunilha, aveia, hortelã

*Geleia de morango *Mini mochi feito com amido de mandioca *chantilly

*A seguir são dadas instruções para fazer uma geleia de morango fácil, o mini mochi feito com amido de mandioca e o chantilly.
*Não há regras específicas para os ingredientes, portanto você pode usar suas frutas favoritas ou sorvetes.

 

Como preparar

1. Cortar os morangos.

Para decoração da parte superior: remova o caule do morango e faça três incisões em forma de V. Deslocar a parte destacada pouco a pouco para ficar no formato de uma folha.

Para o interior da taça: remova os caules dos morangos e corte-os longitudinalmente em fatias finas.

*Dessa vez foram cortados em formato de uma folha, mas você pode cortá-los no meio do comprimento, na diagonal ou de qualquer outra forma que se adapte ao vidro.

 

2. Colocar no recipiente.

Coloque a geleia de morango, morangos picados e aveia no vidro nesta ordem de modo que formem camadas. Cole os morangos cortados finamente na vertical no interior da taça e coloque o sorvete de baunilha dentro dele. Esprema o chantilly para ficar alto e enfeite com mini mochi e morangos em forma de folha. Por fim, enfeite com geleia de morango e folhas de hortelã.

*O recipiente pode ser qualquer copo ou taça que tenha em casa, como copos de sobremesa, copos de coquetel ou taças de vinho. Evite usar taças vinho finas, pois elas se quebram facilmente. Recipientes compridos verticalmente com uma boca maior que a base são os mais fáceis de preparar.

 

Geleia de morango feita no micro-ondas

 

Ingredientes

Morangos: 100 g

Açúcar: 50 g

Suco de limão: 1 colher de chá

*Os morangos brasileiros são mais ácidos, portanto você pode aumentar a quantidade de açúcar a seu gosto.

 

Modo de preparo

1. lavar os morangos e retirar o peso.

Coloque os morangos, o açúcar e o suco de limão em um recipiente refratário grande, amasse os morangos com um garfo, e coloque-os no micro-ondas por 3 minutos (600w) sem filme plástico. Retire os morangos do micro-ondas, tire um pouco da espuma ao seu redor com papel toalha e cozinhe por mais 2 minutos (600 w). Remova do micro-ondas, tire novamente a espuma e deixe a geleia esfriar.

*Use sempre um grande recipiente refratário para evitar a possibilidade de derramamentos durante a micro-ondulação.

*Se a geleia não for utilizada imediatamente ou se sobrar, armazene-a em frascos esterilizados ou recipientes de armazenamento.

 

Mini mochi feitos de amido de mandioca

 

Ingredientes (10-12 peças)

Amido de mandioca (Polvilho doce): 30 g

Açúcar: 30 g

Água: 120 ml

Amido de milho: conforme a necessidade

 

Modo de preparo

1. Espalhe uma camada fina de amido de milho em uma assadeira grande.

2. Coloque o amido de mandioca, o açúcar e a água em uma panela em fogo brando e mexa constantemente com uma espátula. Quando a mistura se tornar transparente, desligue o fogo e transfira o conteúdo para a assadeira grande (1).

3. Passe o amido de milho na superfície e corte em pedaços mais fáceis de comer.

*Tenha cuidado para não se queimar, pois a mistura está bem quente.

 

Chantilly

Ingredientes

Creme de leite fresco: 200 ml

Açúcar: 10 g

* Desta vez, por ser para uso em um parfait, a doçura é mantida baixa para equilibrar com os outros ingredientes. Caso você queira mais doce, pode aumentar a quantidade de açúcar em até 10% do creme.

 

Modo de preparo

Encha uma tigela grande com água gelada e coloque uma outra tigela por cima. Adicione o creme de leite fresco e o açúcar e bata com um batedor, misturando uniformemente por toda mistura.

*Ao misturar resfriando, o chantilly ficará mais fino e consistente.

Quando o chantilly estiver firme o suficiente para formar pontas, coloque-o em um saco de confeiteiro.

 

 

Sobremesa SAKURA

 

 

Ingredientes

Mini mochi feito com amido de mandioca: 5 unidades

Morangos: 3

Geleia de morango: a gosto

Hortelã: a gosto

*Sugestão: acrescente leite condensado em cima quando servido.

 

Modo de preparo

1. Remova o caule dos morangos e corte-os ao meio no sentido do comprimento. Corte a parte que tinha o caule em forma de V para formar pétalas de cereja.

* Ao cortar de forma superficial o caule em forma de V ficará em formato de coração, e se cortar mais profundo ficará em formato de uma pétala de cereja.

2. Coloque os minis mochi e morangos no prato de modo que fiquem no formato de flores de cerejeira. Acrescente a geleia de morango no meio e folhas de hortelã.

 

Veja o vídeo completo do Sobremesa SAKURA no nosso Instagram japanfoundation_sp