Kamishibai com a Cia Koi

O menino que desenhava gatos

Sinopse: Em uma fazenda no interior do Japão, morava uma família humilde de agricultores. Kenji, o filho mais novo, devido a sua frágil saúde, não conseguia ajudar no sustento da família, porém, em seu tempo livre, o menino adorava desenhar gatos.
Seus pais, preocupados com o seu futuro, levam-no a um templo para tornar-se um aprendiz de sacerdote. Qual será o futuro de Kenji e seus desenhos?

Para saber o final desta história, assista ao quadro abaixo ou acesse pelo Facebook.

 

 

Cia Koi

É uma companhia de contação de histórias de Lins/SP, que iniciou suas atividades em meados de 2015, com o intuito de propagar a arte de contar histórias na região. Desde então, leva histórias para escolas, centros culturais, festivais de literatura e projetos sociais.

Em 2017, o grupo iniciou os trabalhos e pesquisas com o kamishibai e a cultura japonesa. E em 2019, criou o espetáculo “Contos de Papel”, que utiliza a técnica de kamishibai com música, expressões, vocabulário, figurino e referências da cultura japonesa. Em setembro do mesmo ano, o espetáculo foi premiado em três categorias no Festival Teatral Cena Taperá em Salto/SP: “Melhor Ator”, “Melhor Atriz Revelação”, “Melhor Conjunto de Atores”; e também foi indicada na categoria “Melhor Trilha Sonora”. Em outubro, a Cia ganhou o prêmio de segunda “Melhor Cena” na Mostra de Teatro de Araçatuba/SP.

A Cia Koi é formada por Andressa Giacomini (atriz e contadora de histórias), Amanda Marques (ilustradora e artista plástica), Maria José Marques (figurinista e aderecista), Michel Umeki (músico e compositor), e Deraldo (performer).
“O menino que desenhava gatos” é uma das histórias desse premiado espetáculo e foi encenado também no I Festival Internacional de Kamishibai online.

“Acreditamos na arte de contar histórias, pois através delas, pode-se resgatar as tradições orais e as representações culturais de um povo, e principalmente, o encontro afetivo entre as pessoas. Ao narrar e ouvir uma história, todos os envolvidos exercem a capacidade de imaginar, compartilhando conhecimentos tácitos em conjunto.”  Cia Koi

 

<< VOLTAR