Yoko Tawada

 

 

Quem é Yoko Tawada?

Nasceu em Tóquio, em 1960. Mudou-se para Hamburgo aos 22 anos e vive em Berlim, Alemanha, desde 2006. Graduada na Universidade Waseda, concluiu o mestrado na Universidade de Hamburgo e o doutorado na Universidade de Zurique.

Escrevendo em japonês e alemão, publicou diversos livros — romances, poemas, peças teatrais e ensaios.

Recebeu prêmios importantes, como o Prêmio Akutagawa em 1993 com o livro “Inu muko iri”, o Prêmio Adelbert von Chamisso em 1996, o Prêmio Tanizaki em 2003 com o livro “Yogisha no yakoressha”, a Medalha Goethe em 2005, e o Prêmio Kleist em 2016. Em 2018, recebeu o Prêmio Japan Foundation.

Participou em mais de 700 ciclos de leituras na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia. Com mais de 20 títulos publicados, suas obras foram traduzidas para o francês, inglês, italiano, chinês, polonês, coreano, russo, holandês, sueco, norueguês. No Brasil, encontramos 2 títulos em português, Memórias de um Urso Polar (2019, Todavia), e ÜBERSEEZUNGER: retrato de uma língua e outras criações (2019, Class).

Em outubro de 2019, Yoko Tawada esteve no Brasil a convite da Fundação Japão em São Paulo, e participou de eventos em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, celebrando o lançamento de Memórias de um Urso Polar. Em parceria com a Editora Todavia e apoio do Goethe-Institut Porto Alegre, palestras, bate-papos com estudantes universitários e sessões de autógrafos foram organizados.

Veja aqui como foi a programação dela no Brasil.

 

<< voltar