Agenda
A Fundação Japão promove palestra com o crítico Atsushi Sugita e bate-papo com a artista Saeborg
Publicado por mimi em Arte e Cultura 21/08/2025

Arte e Cuidado: As novas reflexões sobre o indivíduo em tempos modernos
Data: 29 de agosto de 2025 (sexta-feira)
Horário: 19h (duração de 2 horas)
Local: Japan House São Paulo
Av. Paulista 52, Sala de Seminário
Entrada gratuita
Capacidade 50 pessoas, por ordem de chegada.
*Evento em língua japonesa, com tradução consecutiva para o português
Realização: Fundação Japão
Colaboração: Japan House São Paulo
Encontro entre Japão e Brasil discute arte e cuidado em tempos modernos, com Atsushi Sugita e Saeborg
Como pensar o cuidado, a vulnerabilidade e as relações entre humanos e outras formas de vida no mundo contemporâneo? Em um contexto marcado por crises ambientais, sanitárias e sociais, essas questões ganham novos contornos e são o ponto de partida do evento “Arte e Cuidado: As novas reflexões sobre o indivíduo em tempos modernos”, que acontece no dia 29 de agosto, sexta-feira, às 19h, em São Paulo.
O encontro, realizado pela Fundação Japão, terá dois momentos principais: uma palestra com Atsushi Sugita, crítico de arte do Japão, seguida de um bate-papo com o próprio Sugita e com a artista Saeborg, cuja obra explora os limites entre humano e não humano. A mediação será do antropólogo e japanólogo Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe.
A palestra antecipa a apresentação da performance de Saeborg no Brasil, numa parceria entre a Fundação Japão e o SESC-SP, prevista para novembro, como parte da programação oficial dos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. Reconhecida internacionalmente, a artista utiliza figurinos de látex inspirados em animais de criação para questionar noções de corpo, poder, afeto e exploração. O resultado são obras visualmente lúdicas, mas carregadas de crítica, que provocam o público ao inverter papéis e nos fazer repensar quem são os verdadeiros vulneráveis da sociedade contemporânea.
“Explorar uma convivência mais saudável entre humanos e outros organismos vivos é um dos caminhos que a arte vem tomando no mundo pós-pandemia e diante da emergência climática”, comenta Saeborg. Sua obra sugere uma nova forma de olhar para o outro — não apenas como espelho, mas como alteridade plena.
Este encontro também lança luz sobre o pensamento do crítico Atsushi Sugita, cuja trajetória une arte, ciência e filosofia. Além de suas publicações sobre artes visuais e performáticas, Sugita também é idealizador de iniciativas experimentais como a nano school, que propôs uma nova abordagem para o ensino da arte.
Ao reunir arte, teoria e experiência performática em um mesmo espaço, o evento propõe uma pausa para refletir sobre os afetos, as formas de cuidado e o papel da arte em tempos de incerteza.
O evento é gratuito e os interessados poderão participar por ordem de chegada, respeitando o limite de 50 lugares disponíveis. A atividade acontece na Japan House São Paulo e será realizada em japonês, com tradução consecutiva para o português.
Perfil dos participantes

Palestrante:
Atsushi Sugita
Crítico de arte e pesquisador de teoria da arte. Além de lecionar em universidades, é responsável por projetos coletivos como o communal kitchen. Iniciou sua formação acadêmica em física de partículas, mas, posteriormente, voltou-se para a teoria da arte, publicando obras que têm como pilares a arte, a ciência e a filosofia.
Desde a publicação de Richter, Gould, Bernhard, um ensaio que analisa o artista Gerhard Richter, o pianista Glenn Gould e o escritor Thomas Bernhard, vem concentrando seus escritos nas artes visuais e performáticas. Paralelamente à sua produção teórica, realiza diversos projetos, como participações na Trienal de Arte de Echigo-Tsumari e a realização de exposições individuais.
Idealizou também a nano school, iniciativa que propôs uma nova abordagem para o ensino da arte, desenvolvida ao longo de seis anos. O projeto foi inspirado na visão educacional de Seymour Papert, pesquisador de inteligência artificial e educador, cuja filosofia tinha como referência as escolas de samba do Brasil.

Artista convidada:
Saeborg
Nasceu em 1981, na província de Toyama. Graduada pela Joshibi University of Art and Design. Desenvolve performances e instalações, utilizando trajes corporais de látex de sua autoria, inspirados em animais de criação e pragas urbanas.
Recebeu o Prêmio Toshiko Okamoto no 17º Prêmio de Arte Contemporânea Taro Okamoto (2014) e o Tokyo Contemporary Art Award 2022–2024 (2022).
Entre suas apresentações recentes destacam-se:
● Theater der Welt 2023 (Zoogesellschaftshaus, Alemanha, 2023)
● Tangente St. Pölten (Jahnturnhalle, Áustria, 2024)
● Engawa – A Season of Contemporary Art from Japan (Museu Calouste Gulbenkian de Arte Moderna e Contemporânea, Portugal, 2024)
Entre as exposições individuais recentes, destaca-se:
● 30º Aniversário do Museu de Arte da Cidade de Kurobe: Saeborg – Enchanted Animals (Museu de Arte da Cidade de Kurobe, 2024)
Entre as exposições coletivas:
● Swingers, RIGING (Estação Flinders Street, Austrália, 2025)
● Ultra Unreal (Museu de Arte Contemporânea de Sydney, Austrália, 2022)
● Enchanted Animals (Museu de Arte da Cidade de Kurobe, 2024)
● Exposição Comemorativa do Tokyo Contemporary Art Award 2022–2024 (Museu de Arte Contemporânea de Tóquio, 2024)
Além dessas, realiza diversas outras apresentações e exposições dentro e fora do Japão.

Mediação:
Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe
Victor foi pesquisador associado do Nanzan Anthropological Institute e do Nanzan Institute for Religion and Culture (Nagoya, Japão) e, como ele mesmo se autodenomina, um “Japanólogo”.
Criador do site Japanologia, desde 2012 o antropólogo busca difundir seus conhecimentos sobre a cultura japonesa, sua vivência e conhecimentos adquiridos nas diversas vezes em que esteve no Japão e, principalmente, aproximar o Japão e a sociedade japonesa da população brasileira.
Serviço
Arte e Cuidado: As novas reflexões sobre o indivíduo em tempos modernos
Data: 29 de agosto de 2025 (sexta-feira)
Horário: 19h (duração de 2 horas)
Local: Japan House São Paulo
Av. Paulista 52, Sala de Seminário
Entrada gratuita
Capacidade 50 pessoas, por ordem de chegada.
*Evento em língua japonesa, com tradução consecutiva para o português
Realização: Fundação Japão
Colaboração: Japan House São Paulo
Deixe um comentário