Artigos
A representação feminina na literatura dos hibakusha: Chuva Negra de Masuji Ibuse
Permite-se a reprodução desta publicação, em parte ou no todo, sem alteração do conteúdo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.
Lilian Yamamoto
Professora de cultura e literatura japonesa do Departamento de Letras Orientais e do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo (USP). Fez pós-doutorado no Programa de Língua, Literatura e Cultura Japonesa da USP. Mestre e doutora em Direito Internacional pela Universidade Kanagawa, Japão. Ex-bolsista do Ministério da Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia do Japão (Monbukagakushô).
E-mail: lilian.yamamoto@usp.br
Resumo:
A obra “Chuva Negra” de Masuji Ibuse é uma das obras mais representativas da literatura da bomba atômica (genbaku bungaku) e narra o retorno à vida cotidiana de um núcleo familiar que sofreu as consequências da radiação nuclear da bomba lançada em Hiroshima. Este ensaio pretende discorrer sobre a representação dos impactos da radiação na vida da personagem Yasuko para analisar os efeitos da radiação em mulheres, o desenvolvimento do gênero literário testemunhal das vítimas das bombas atômicas e a situação das mulheres no Japão no período pós-guerra.
Permite-se a reprodução desta publicação, em parte ou no todo, sem alteração do conteúdo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.