Artigos
Anotações sobre kimono e soft power
Permite-se a reprodução desta publicação, em parte ou no todo, sem alteração do conteúdo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.
Clara Figueiredo
Historiadora da arte, escritora e professora. Doutora e mestre em Artes (ECA/USP). Professora do Programa de Pós-graduação em Arte e Educação do Centro Universitário Senac – Santo Amaro/SP. Foi professora do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP, da Universidade Anhembi Morumbi e dos Programas de Pós-graduação e Extensão cultural da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP. Co-autora do projeto de literatura infantil (Prêmio PROAC Literatura infanto-juvenil, 2022) Grandes Aventuras e Pequenas Histórias. Co-diretora e texto original do curta O Ruído do Mar (premiado no Los Angeles Movie Award, 2020). Autora do microconto “Uma mulher indeterminada” (prêmio Arte como Respiro/Literatura/Itaú Cultural, 2020). Co-autora das crônicas “Ela e ela”, vencedora de menção Honrosa na área texto do 25 Programa Nascente/USP (2017).
Lattes ID: https://lattes.cnpq.br/8612552632543905.
E-mail: ffigueiredoclara@gmail.com
Resumo:
A historiadora e crítica de arte Clara Figueiredo escreveu o ensaio “Anotações sobre kimono e soft power” durante residência de sete meses na cidade de Kyoto no Japão, no ano de 2022. Alinhado com o tema da série “Perspectivas Femininas do Japão: uma visão sobre sociedade, arte e cultura”, o ensaio é constituído por uma narrativa em primeira pessoa, sobre o papel do Kimono no cotidiano da cidade. Pesquisas históricas sobre modernidade, soft power, tradição e japonismo interseccionam as observações e anotações de Clara sobre o kimono. O ensaio debate, com leveza e atualidade, questões como o binômio apreciação x apropriação cultual. Sem respostas dogmáticas ou categóricas, o ensaio discorre sobre as origens do kimono e reflete sobre o seu papel na constituição das políticas culturais e diplomáticas do Japão no contexto da Restauração Meiji.
Permite-se a reprodução desta publicação, em parte ou no todo, sem alteração do conteúdo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.