Artigos
“Mulher que faz isso ninguém acreditava”: o papel da mulher na cerâmica no Japão
Permite-se a reprodução desta publicação, em parte ou no todo, sem alteração do conteúdo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.
Liliana Morais
Liliana Morais é doutora em Sociologia pela Universidade Metropolitana de Tóquio (2019) e Professora Associada Especialmente Nomeada no Departamento de Cultura Contemporânea da Universidade Rikkyo, em Tóquio. Entre 2011 e 2012, integrou um projeto de pesquisa sobre artesanato nipo-brasileiro na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e, em 2013, atuou como curadora da exposição Do Japão ao Brasil: A Viagem da Cerâmica Oriental, apresentada na Caixa Cultural de Salvador. Em 2016, publicou o livro Cerâmica em Cunha: 40 anos de forno noborigama no Brasil, com o apoio do Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha. Sua pesquisa explora a relação entre arte, artesanato e sociedade, com ênfase nos processos de migração e trocas culturais entre o Japão e o Ocidente. Além da sua atuação acadêmica, é colaboradora da revista Garland Magazine e membro da diretoria da Knowledge House for Craft, uma associação dedicada à criação e preservação de conhecimentos artesanais.
E-mail: lilianagpmorais@gmail.com
Resumo:
O artigo explora o papel da mulher na cerâmica no Japão, abordando o panorama histórico e a situação atual, marcados por discriminação, marginalização e exclusão. Após destacar as contribuições e os desafios enfrentados pelas mulheres no campo do artesanato japonês, tradicionalmente organizado em linhas patriarcais, narramos a experiência vivida por mulheres que optaram pela migração em busca de novas oportunidades, maior liberdade artística e aprendizado técnico: ceramistas japonesas no Brasil e ceramistas ocidentais no Japão. Apesar das diferenças em suas trajetórias, elas compartilham uma conexão com a cerâmica, a vivência migratória, e barreiras impostas por serem mulheres.
Permite-se a reprodução desta publicação, em parte ou no todo, sem alteração do conteúdo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.