Artigos


Reflexões sobre Design Japonês, Sustentabilidade e Interculturalidade

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente.

Maria Cecília Loschiavo dos Santos
Professora Titular de Design da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Graduação (1976), Licenciatura (1977), Mestre (1985) e Doutora (1993) em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Obteve o título de livre-docente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2003). Orientadora em 2 programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo: na FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e no PROCAM – Programa de Ciência Ambiental, do qual é presidente (2012-2014). Presidente da Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Energia e Ambiente/USP (2012-2014). Presidente da Comissão de Cultura e Extensão – CCEx do IEE – USP (2011-2012). Pós-Doutorado: University of California, Los Angeles, School of Public Policy and Social Research (1995-1997); Nihon University, Tóquio (1999); Centre Canadien d’Architecture, Montreal (2001), University of California, Los Angeles na School of Public Affairs (2007-2008). Pesquisadora visitante Waseda University, Tóquio (2001); Tokyo Zokey University (2006); Indian Habitat Center, Nova Delhi (2006); Tama Art University (2008), University of Tokyo (2009); Loughborough University (2012); San Francisco State University (2012). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da FSPUSP (2007-2013). Membro do Laboratório de Sustentabilidade em TIC da Escola Politécnica da USP. Membro do Conselho Editorial: Estudos em Design, Design em Foco, Design Philosophy Papers. Exerce atividades de coordenação e assessoria científica nas principais agências de fomento brasileiras, destacando-se seu papel como membro do Comitê de Assessoramento do CNPq e CAPES para a área de Design. Tem experiência na área de Design, com ênfase nos seguintes temas: design, design para a sustentabilidade, design brasileiro, design social, exclusão sócio espacial, moradores de rua, catadores de recicláveis. www.closchiavo.pro.br

RESUMO:
Este texto reúne reflexões sobre o design japonês e suas relações com a sustentabilidade e interculturalidade. Apresenta experiências acadêmicas relevantes no âmbito do ensino, pesquisa e produção na área do design e arquitetura. O texto faz uma uma breve consideração sobre aspectos da identidade do design japonês através da obra seminal do designer Kenji Ekuan. O texto procura divulgar o design japonês no Brasil. As experiências citadas decorrem de diversos programas que a autora realizou, na qualidade de professora visitante, em instituições de ensino japonesas.

PALAVRAS-CHAVE: design, design para a sustentabilidade, design japonês, ensino de design, pesquisa em design, arquitetura.

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente.

Baixar o arquivo em PDF Baixar o Adobe Reader