Artigos


Segurança energética comparada entre Japão e Taiwan

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Floriano Filho: Jornalista premiado especializado em política de economia energética e o meio ambiente (petróleo, gás, biocombustíveis, Amazônia, etc). Atualmente é Coordenador-Geral do Instituto Legislativo Brasileiro e pós-doutorando na National Sun Yat-sen University (Kaohsiung, Taiwan). Doutor em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, com enfoque nas relações estratégicas Japão-China (Universidade de Brasília com bolsas na SAIS-Johns Hopkins e na ISS-University of Tokyo). Possui M.Sc. em Telejornalismo na Columbia University (NYC, 1991) e um M.A. em Políticas de Comunicações na University of Westminster (Londres, 2001).

E-mail: florianofilho65@gmail.com

Resumo: O suprimento de energia e a sustentabilidade ambiental são fundamentais para o desenvolvimento econômico e estão entre os pilares da segurança nacional dos países soberanos. Essa é uma realidade ainda mais patente em países ou regiões com escassos recursos minerais como Japão e Taiwan. Além do desafio apresentado em termos de segurança energética, eles ficam expostos às flutuações de preço e intrincadas negociações no mercado global de energia. O artigo compara as estratégias e políticas específicas de ambos países para buscar segurança nessa área de importância existencial para qualquer nação.

Palavras-chave: suprimento de energia, sustentabilidade ambiental, segurança nacional, segurança energética, relações geopolíticas.

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Baixar o arquivo em PDF Baixar o Adobe Reader