Artigos


A Diversidade Étnica e Cultural do Japão com a Migração de Brasileiros

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Lili Kawamura: Doutora em Sociologia (USP); Livre-Docente em Educação (UNICAMP); Pesquisadora sobre Migrações Internacionais, com livros e artigos  sobre Migração entre Brasil e Japão.

Foi professora livre-docente da UNICAMP; professora  visitante da Universidade de Tsukuba, Graduate School (Latin American  Studies); professora  visitante da Universidade de Tenri e professora  colaboradora da  Universidade de Estudos Estrangeiros de Kyoto.

 

A diversidade étnica na sociedade japonesa

A Fundação Japão e o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros apresentaram, em 19 de outubro de 2018, o debate internacional Japão Atual: Migração Internacional, Diversidade Étnica e Cultural. No evento, pesquisadoras de três países apresentaram o que há de mais atual em estudos sobre a diversidade no Japão.

Lili Kawamura (Brasil), Machiyo Kotani (Japão) e Anna Sera (Estados Unidos) apresentaram os resultados de seus estudos sobre a formação da sociedade multicultural no Japão, a partir do caso dos imigrantes brasileiros.

Com foco em questões como trabalho, educação e formação cultural a partir do fluxo de pessoas, as pesquisadoras abordaram as tendências sobre a presença dos brasileiros e outros grupos estrangeiros no Japão, revelando a dimensão cultural e social da diversidade étnica e esclarecendo o mito da homogeneidade na sociedade nipônica.

Confira, a seguir, uma síntese da apresentação A DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL DO JAPÃO COM A MIGRAÇÃO DE BRASILEIROS, da professora Lili Kawamura, da Unicamp.

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Baixar o arquivo em PDF Baixar o Adobe Reader