Artigos


SÉRIE ESPECIAL DE ENSAIOS – Reflexões de Outra Natureza

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe: Doutor em Antropologia Social pela UFSCar; ex-fellow de Japanese Studies/Intellectual Exchange da Japan Foundation (Tokyo, Japão); atuou como pesquisador associado da Faculdade de Educação da Shizuoka University (Shizuoka, Japão), como pesquisador associado do Nanzan Anthropological Institute e do Nanzan Institute for Religion and Culture (Nagoya, Japão); Pós- Doutor pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, UFSCar e Nanzan University. Editor do japanologia.com.

 

Resumo: O Japão vivenciou um dos maiores desastres naturais já observados em sua história, o Grande Terremoto do Leste do Japão em 2011. Um terremoto colossal, acompanhado de um imenso tsunami e uma tragédia nuclear fez com que o país se mobilizasse em prol dos feridos e desaparecidos. As forças da natureza se mostravam impiedosas e embrutecidas perante as várias vidas de pessoas que moravam na região. Proponho neste texto um debate sobre as maneiras como a sociedade japonesa percebe a relação entre natureza e cultura, binômio tão caro para o pensamento antropológico. Terra dos kami, sendo estes entidades e forças primais da natureza, o Japão já se enveredava em outras percepções acerca do que entende por natureza. Almejo ainda discorrer como estas modulações, como pensadas no Japão, podem ser úteis para entendermos como encaramos natureza e cultura em outros contextos, como o caso do Brasil. Tal entendimento pode nos ser útil para compreendermos e lidarmos com estes momentos traumáticos característicos das tragédias naturais, como a própria COVID 19, esta que assola o mundo contemporâneo.

 

Palavras-chave: Japão, Xintoísmo, Grande Terremoto do Leste do Japão, Natureza, Cultura

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Baixar o arquivo em PDF Baixar o Adobe Reader