Artigos


SÉRIE ESPECIAL DE ENSAIOS – A imagem do Japão desenhada em épocas de catástrofes

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Patricia Maria Borges: Doutorado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP (2005). Em 2012 concluiu o pós-doutoramento no curso de Ciências da Comunicação na ECA/USP É pesquisadora do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP. Autora dos livros: Traços Ideogramáticos na Linguagem dos Animês (Via Lettera: Japan Foundation, 2008) e Mangás: estética bidimensional e deslocamentos culturais. (Intermeios casa de artes e livros: Japan Foundation, 2016). Atualmente é professora dos cursos de Publicidade e Propaganda e CST em Fotografia da Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL.

E-mail: : pamaborges@gmail.com

 

Resumo: A imagem que cada nação elabora de si pode ser representada pelas produções culturais; pelo cinema, jornal, literatura, quadrinhos. Assim, as histórias de animês e mangás também podem ser agentes de formação para compreender os valores e princípios dessa nação imaginada. A partir de alguns seriados populares no Brasil como, A Princesa e o Cavaleiro, Os Cavaleiros do Zodíaco e Naruto, é possível identificar um conjunto de elementos estéticos e de temáticas comuns da cultura japonesa, tais como, a solidariedade, disciplina, superação, amizade. Grande parte desses temas reaparecem dentro do universo das histórias do gênero chamado de catástrofe, que é conhecido por misturar realidade e ficção, com cenas de ação e melodrama. Um olhar mais detalhado sobre essas produções mostra, que além de entretenimento, essas obras criam um cenário para refletir sobre a identidade da comunidade japonesa.

 

Palavas-chave: mangás; animes; catástrofes; cultura japonesa.

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Baixar o arquivo em PDF Baixar o Adobe Reader