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Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e o soft power e nation branding do Japão

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Alexandre Ratsuo Uehara: Coordenador Acadêmico do Centro Brasileiro de Estudos sobre Negócios Internacionais & Diplomacia Corporativa (CBENI & DiC / ESPM). Mestre (1995) e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2001). Foi pesquisador visitante na Universidade Keio (1993) e na Universidade Sophia (1999-2000) como bolsista da Fundação Japão. Membro do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo. Coordenador do Grupo de Estudos sobre Ásia no Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP.

E-mail: aruehara@usp.br

Lais Santos Belini: Bacharela em Relações Internacionais pela Faculdade de Campinas e Mestra em Língua, Literatura e Cultura japonesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É membra-pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais com ênfase em Ásia (Nupri/Geasia) desde 2016. Foi bolsista-pesquisadora do The Ryoichi Sasakawa Young Leaders Fellowship Fund (Sylff) e uma das selecionadas para o intercâmbio cultural Juntos!! Japan-Latin America and the Caribbean Exchange Program, realizado pela Japan International Cooperation Center (JICE) em 2017.

E-mail: lsbelini@usp.br

 

Resumo: Em 2020, o Japão sediará os Jogos Olímpicos pela segunda vez, e existem expectativas internas e externas se esse evento reacenderá no país não só as chamas da tocha e pira olímpicas, mas, simbolicamente, também se haverá o reaquecimento da economia e o fortalecimento do seu status internacional. Este artigo discutirá alguns dos elementos que devem contribuir para o entendimento do porquê o Japão sediar tal megaevento neste momento, visto que, embora o país permaneça como uma potência de extrema relevância no sistema internacional e seja a terceira maior economia mundial, posição que se manterá nos próximos anos, a percepção sobre o status do Japão que fora construída na segunda metade do século XX,  enfraquece-se pelas grandes transformações que ocorreram na Ásia, afetando sua posição na geopolítica regional e no sistema internacional.

 

Palavras-chave: Relações Internacionais, Olimpíadas de Tóquio, soft power, nation branding.

 

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