Chirashizushi

Chirashizushi e o Hinamatsuri

O que é Hinamatsuri (Festival de Dia das Meninas)? 

Hinamatsuri é o dia para desejar felicidades e saúde das meninas, e é celebrado no dia 3 de março. Também é chamado de “Joushi-no-Sekku” ou “Momo-no-Sekku”. 

Nesse dia decoram-se com Hina Ningyō (Bonecos do Festival das Meninas) para desejar que as elas cresçam felizes e saudáveis. 

O que é Hina Ningyō (Bonecos do Festival das Meninas)? 

Diz-se que na China antiga, o dia da serpente era considerado um dia em que as coisas ruins provavelmente aconteceriam, e havia o costume de se purificar em um rio para exorcizar a má sorte. Introduzido no Japão, o costume de jogar bonecos de papel pelo rio nasceu como uma ferramenta para exorcizar a má sorte ao supostamente tomar o lugar das pessoas. Há uma teoria de que estes bonecos estavam ligados ao jogo Hiina, no qual crianças aristocráticas decoravam e brincavam com bonecos, que se tornaram os Hina Ningyō de hoje.

O costume de deixar bonecos de papel fluir pelo rio também é conhecido como Nagashi-bina e ainda é realizado em muitos lugares. 

Diz-se também que foi durante o período Edo (1603-1868) que os Hina Ningyō foram exibidos pela primeira vez dentro de casa, como os conhecemos hoje. 

Geralmente, o boneco masculino Odairi fica no lado esquerdo e do feminino Hina no lado direito. Porém, em Kyoto e em outros lugares, a situação é inversa. 

A tradição diz que é melhor decorar com bonecos de porcelana em um belo dia depois de Setsubun. 

Há uma crença popular de que se você mantiver os Hina Ningyō expostos por um longo tempo, você vai demorar para casar. 

 

Pratos que simbolizam o Hinamatsuri 

Chirashizushi: acredita-se que foi um prato originalmente em um evento de purificação das águas, e alguns dizem que foi uma forma criada para comer facilmente o sushi, pois mistura-se vários ingredientes num jyubako (recipiente utilizado na culinária japonesa) facilitando que sejam comidos fora de casa. Atualmente, ainda é um prato popular no Hinamatsuri e acrescenta um toque primaveril ao banquete reforçando a atmosfera festiva. 

Sopa de amêijoa: a amêijoa é composta de duas conchas que se encaixam perfeitamente e não podem ser combinadas com nenhuma outra concha. Por causa disso, é considerado um bom presságio de conhecer um bom pretendente e ter um casamento feliz. 

Saquê branco: Saquê comemorativo para o Hinamatsuri. Diz-se que expulsa coisas ruins e afasta os maus espíritos. É feito de arroz cozido a vapor e ao contrário do amazake, que é feito de malte de arroz, ele contém álcool. 

Hina-arare: Diz-se que teve origem em bolos de arroz em forma de diamante esmagado para poder ser consumido fora de casa. Na região de Kanto, é um lanche doce feito de arroz que foi aquecido até estourar e coberto com açúcar nas mesmas três cores do Hishimochi. 

Hishimochi: É um Wagashi, doce japonês, típico do Hinamatsuri. Possui três cores de baixo para cima: verde da artemísia, branco da castanha d’água e rosa da gardênia. Diz-se que o verde representa o verde da terra e da saúde, o branco representa a neve e o rosa representa as flores de pessegueiro para afastar o mal. 

 

O que é Chirashizushi

Chirashizushi é um prato frequentemente comido por famílias japonesas em ocasiões especiais, como o Hinamatsuri e aniversários. Geralmente é servido em um prato grande ou em uma cuba de mistura de sushi. 

O nome chirashizushi vem do fato de que ingredientes como frutos do mar, ovos, pepinos e cogumelos shiitake cozidos estão espalhados (chirashi) em cima do arroz de sushi. Em alguns casos, os ingredientes são misturados com o arroz de sushi. 

 

Motivos para escolher o Chirashizushi

  • Por ser uma receita relacionada com a cultura alimentar do Hinamatsuri e sentir a cultura japonesa enquanto prepara o prato. 
  • Nigirizushi é amplamente conhecido e popular no Brasil, então pensamos que seria um sushi que poderia ser preparado de uma forma simples e que não exige muita técnica. 
  • Por ser um prato colorido e festivo, e que servido e decorado em um copo o tornaria um prato prático e popular em festas e outros encontros. 
  • É uma forma de relembrar como cozinhar o arroz e prepará-lo para sushi que apresentamos nos vídeos anteriores. 
  • É uma boa forma de consumir uma variedade de ingredientes e deixar as pessoas saberem que não há regras sobre o que colocar no arroz, e que podem prepará-lo com seus ingredientes favoritos. 

 

Receita do Chirashizushi

Ingredientes 

Arroz de sushi
Arroz (quente): 400g

*Assista ao vídeo anterior de como cozinhar o arroz.

Mistura A

Vinagre: 2 colheres de sopa
Açúcar: 1 colher de sopa
Sal: 1/2 colher de chá 

Ingredientes para a omelete em tiras 

Ovos: 2 unidades  

Açúcar: 2 colheres de chá   

Sal: uma pitada  

Fécula de batata: 1/2 colher de chá  

Água: 1 colher de chá  

Óleo: 1 colher de chá  

* A fécula de batata pode ser substituída pelo amido de milho.

Ingredientes para colocar em cima do arroz de sushi (ingredientes utilizados no vídeo)

Salmão cru marinado  
Cortar 150g de salmão para sashimi em pedaços menores e marinar numa mistura de 1 colher de sopa de molho de soja e mirin, por 10 minutos. Poderá fazer isso com outros tipos de peixes. 

Cogumelos cozidos  
Corte 5 cogumelos shiitake em pedaços em tamanho pequeno, coloque-os em uma panela com 1 colher de sopa de molho de soja , açúcar e 100ml de água e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Fica gostoso também fervê-los com cenoura e tofu frito. 

Camarões descascados cozidos  
Retire as cascas e tripas dos camarões e cozinhe em água fervente por 2 minutos. 

Ervilha  
Retire os fios e ferva em água com sal por 1 minuto. 

Tomates cereja
Retire os caules e corte em pedaços pequenos. 

(Outros ingredientes recomendados)

  • Nori (alga marinha) picado, peixe que pode ser consumido cru, peixe grelhado, ovas de peixe, lula, polvo, salmão defumado, carne de caranguejo, kamaboko (massa de peixe curtido), cenoura, tofu frito, pepino, takuan (conserva de rabanete daikon), shiso (folha larga), abacate, atum enlatado, sementes de gergelim assadas, frango picado, carne de soja, espargos, verduras folhosas, feijão verde, kaiware, cebolinha, beterraba em conserva, palmito, etc. Não há ingredientes específicos, você pode usar o que quiser. 

 

Modo de preparo

1. Arroz de sushi

Coloque os ingredientes A em um recipiente pequeno e mexa bem até que tudo se dissolva e fique transparente. Coloque o arroz quente em um recipiente maior, adicione toda a mistura feita com os ingredientes A e mexa como se estivesse fazendo cortes no arroz. Assim, o arroz irá resfriar. 

*No Japão utiliza-se o handai (recipiente de madeira usado no preparo de sushi), mas, para facilitar o preparo, é possível utilizar um outro recipiente. 

*O arroz quente faz o vinagre para sushi (mistura A) penetrar bem nos grãos. 

*Ao misturar, é possível substituir a espátula japonesa  shamoji  por uma espátula comum. 

*Ao terminar de misturar, coloque um pano úmido sobre o recipiente para evitar que o arroz para sushi fique seco. 

 

2. Omelete em tiras 

Colocar os ovos em uma tigela, adicionar o açúcar, sal e fécula de batata dissolvido em água, misturar bem e passe numa peneira. Espalhe uma fina camada de óleo em uma frigideira em fogo médio, coloque uma fina camada da mistura de ovos e rapidamente espalhe-a sobre a frigideira. Diminuir para fogo baixo e cozinhar por 30 segundos, vire a omelete e cozinhe por 20-30 segundos, depois remover e deixar esfriar.  

Corte ao meio, empilhe um sobre o outro e corte em tiras finas de 2-3 mm de largura. Prepare o resto da mistura de ovos da mesma maneira. 

*A fécula de batata é usada para evitar que a massa se rasgue. 

*Passe numa peneira para a omelete ficar lisa e uniforme.

*Tenha cuidado para não se queimar ao virar a omelete.

*Se você preparar mais do que precisava, pode embrulhá-las em filme plástico e congelá-las. Quando quiser consumir, descongele naturalmente. 

 

3. Coloque o arroz de sushi em uma travessa ou em um copo e espalhe a omelete em tiras e outros ingredientes de sua escolha em cima.

*Desta vez foi colocado os cogumelos shiitake cozidos entre camadas de arroz de sushi, mas você pode também misturá-los no arroz ou espalhá-los por cima. 

 

Hina ningyō com ovo cozido 

Ingredientes (para bonecos masculinos e femininos) 

Ovo cozido: 2 unidades
Pepino: 1/2 pepino
Presunto: 1 fatia
Cenoura cozida: 1 fatia fina
Algas marinhas Nori: 2 folhas quadradas de 4cm
Gergelim preto: 4 grãos
Maionese: pouco
Ketchup: pouco 

Modo de preparo

1. Corte o lado inferior do ovo cozido com uma faca para que ele possa ficar em pé sozinho.

2. Corte 2 fatias finas de pepino com um descascador e coloque-as uma em cima da outra (para o boneco masculino).

3. Corte em fatias de 3cm de comprimento e enrole a partir da extremidade para fazer um cilindro (a coroa do boneco masculino). Corte o lado da casca em fatias de 3cm de comprimento e forma com uma tesoura (cetro).

4. Corte ambos os lados do presunto, deixando uma largura de 7-8mm no meio (para o traje do boneco feminino). Corte a parte do meio pela metade e role uma ponta até formar um cilindro (para a coroa). Retire da outra metade 4 pedaços em forma de círculo usando um canudo.

5. Corte a cenoura em forma de leque (o leque do boneco feminino).

6. Use uma tesoura para cortar as algas marinhas em forma de cabelo.

7. Junte 1-5 e acrescente as sementes de gergelim preto para fazer os olho, usando maionese como cola. No final, desenhar uma boca com ketchup

 

Clique aqui e veja o vídeo completo da receita no Youtube! 

 

Veja também o vídeo do Chirashizushi no nosso Instagram japanfoundation_sp