Palestra e demonstração sobre réplica de alimentos

Serviço

Réplica de alimentos – Palestra com demonstração
Com o especialista Hiromasa Sugamori

Manaus
29/07 (sexta-feira), às 16h
30/07 (sábado), às 10h
Local:
Senac
Rua Saldanha Marinho, 410 – Centro
Tel: (92) 3232-2000

 

Belém
01/08 (segunda-feira), às 15h
Local:
Associação Pan-Amazonia Nipo-Brasileira (APANB)
Trav. 14 de Abril, 1128 – São Bras
Tel: (91) 3229-9082 / 4435

 

Recife
03/08 (quarta-feira), às 15h
Local:
Auditório do Departamento de Design
Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAC/UFPE)
Av. Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária
Tel: (81) 2126-8000

 

São Paulo
05/08 (sexta-feira), às 15h
Local:
Senac Aclimação
Rua Pires da Mota, 838

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

Realização:
Fundação Japão

Apoio:
Associação Pan-Amazonia Nipo-Brasileira (APANB)
Senac Aclimação (SP)
Senac Manaus (AM)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

 

Links:
www.fjsp.org.br
www.sugamori.com
http://apanb.org.br/blog/
www.ufpe.br/cac/
www.sp.senac.br
www.am.senac.br

 

Informações:
Fundação Japão: (11) 3141-0110
info@fjsp.org

Especialista japonês apresenta a técnica em 4 capitais brasileiras

A Fundação Japão realiza gratuitamente a palestra com demonstração ministrada por Hiromasa Sugamori, especialista japonês em réplicas de alimentos – técnica de modelagem desenvolvida no Japão – em Manaus (29-30/07), Belém (01/08), Recife (03/08) e São Paulo (05/08), respectivamente, em julho e agosto de 2011. O evento tem apoio do Senac (Manaus – AM e Aclimação – SP), Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira e Universidade Federal de Pernambuco.

 

O especialista, que mantém um ateliê e ministra aulas, vai abordar técnicas de produção das réplicas de alimentos, entre outros pontos, além de reproduzir, durante a demonstração, itens como feijoada e pão, presentes no cotidiano dos brasileiros. O público poderá ver como um material mineral transforma-se em um alimento quase real. Exemplos de réplicas de pratos típicos da culinária japonesa serão apresentados aos participantes. Eles foram mostrados no stand do Consulado Geral do Japão durante o 14° Festival do Japão, nos dias 15, 16 e 17 de julho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

 

Fotos: ©FJSP

 

Quase real

As réplicas de alimentos são reproduções muito utilizadas em restaurantes. Normalmente, são produzidas com composto de resina e coloridas após a fabricação, o que permite não apenas uma reprodução quase perfeita de pratos, mas também de ingredientes e bebidas. No Japão, país em que essa técnica de modelagem foi desenvolvida, ela faz parte da cultura alimentar e industrial do país.

 

Vitrine do ateliê Sugamori

Os restaurantes costumam ter vitrines na entrada do estabelecimento com as réplicas dos itens do cardápio, possibilitando a obtenção de informações visuais desses pratos antes mesmo de entrar no estabelecimento. Dessa forma, mesmo sem compreender a língua japonesa, é possível visualizar os pratos, os ingredientes utilizados e a quantidade de cada item, permitindo mais agilidade no pedido.

 


Hiromasa Sugamori

Hiromasa Sugamori
Em 1992, iniciou as atividades do Ateliê Sugamori Réplica de Alimentos (www.sugamori.com). Expôs réplicas de alimentos no Museu Maruyama – River Garden da Província de Hyogo, no Japão, e vem realizando exposições, palestras e demonstrações sobre a técnica em diversas localidades no Japão. Ainda realiza trabalhos de orientação como professor especialista na Universidade de Artes Plásticas de Nagoya.

Comentários

  1. Excelente iniciativa de ter uma pessoa renomada fazendo estes workshops. Na época em que estive no Japão aprendendo o know-how desta profissão, meu chefe me levou para conhecer o Sr. Sugamori pessoalmente, mas infelizmente não pude encontrá-lo. Agora depois de 14 anos ,terei a oportunidade de conhecê-lo aqui em SP, do outro lado do mundo! rs

  2. participei da palestra de réplica de alimentos e estou tentando encontrar o plastico plastissol ( que é o liquido colocado no molde de silicone e que vai ao forno a 150º por 20 minutos…) mas,
    não estou conseguindo…. qual é o nome correto desse produto? qual a marca e onde posso encontrar aqui em São Paulo? os que encontrei não pode ser colocado em moldes de silicone por causa da alta temperatura….
    desde já, agradeço . Marly Yamada

Deixe uma resposta


Seu e-mail não será publicado. Seu comentário poderá ser moderado.