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Caligrafia Japonesa: quando tudo se torna um

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Rafael Tadashi Miyashiro
Rafael Tadashi Miyashiro possui graduação em Programação Visual pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pratica caligrafia japonesa desde 2002 na Associação Shodô do Brasil / Shodô Aikoukai, tendo como mestres Etusko Ishikawa e Takashi Wakamatsu. É Doutor em Artes Visuais e Mestre em Artes, ambos pelo Instituto de Artes/Unicamp. É docente de design desde 2008, lecionando atualmente no Centro Universitário Belas Artes, no curso de Design Gráfico, e na Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU+D), no curso de Design. É professor na Pós Graduação Gestos na Escrita, d’A Casa Tombada/FACON.

 

E-mail: raftz29@yahoo.com

 

Palavras-chaves: caligrafia japonesa, shodô, sho, zen, artes do corpo

 

Resumo:

A caligrafia japonesa, sho e shodô, trazem em seu cerne uma conotação espiritual, mas não religiosa, de princípios ligados ao Zen, como a não dualidade e a atenção ao presente. Este ensaio circunda essa caligrafia sob diferentes perspectivas, na tentativa de refletir sobre essas influências Zen nela. Mais do que clichês, o Zen parece estar na própria busca daqueles que praticam a caligrafia com afinco: a busca da expressão no qual calígrafo, materiais, corpo e ambiente se transcendem e permitem um registro pleno de si, e tudo ser torna um.

 

 

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