Artigos


II SÉRIE ESPECIAL DE ENSAIOS – A “Constelação Japonesa”: diversidade [e unidade] na arquitetura contemporânea

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Simone Neiva:  arquiteta, professora e pesquisadora nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Artes. Doutora em Arquitetura e Urbanismo (USP/2010), com Pós-Doutorado em Arquitetura (Mackenzie/2013), Mestrado em Arquitetura (Universidade de Tóquio, Japão/2003), Mestrado em Artes (Ufes/2019), Especialização em História da Arte e História da Arquitetura (PUC-Rio/2000) e Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Ufes/1994). Fellow pela Fundação Japão em Tóquio (2005-2006). Consultora Unesco (2007). Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Vila Velha (2011-2021). Atualmente é pesquisadora dos grupos SCP-Sistemas Contemporâneos de Projeto (UVV) e Arte e Teoria (Ufes). Membro do Núcleo Patrimônio Cultural do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo – CAU/ES.

E-mail: simoneiva@gmail.com

 

Resumo: Em 2016, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, o MoMA, exibe a exposição Japanese Constallation como contraponto ao starchitects system, surgido nos anos 1980. Esse ensaio apresenta um panorama dos arquitetos que compõem a Constelação Japonesa, traça um breve histórico de seus antecessores e apresenta alguns de seus conceitos e obras. O objetivo é contribuir para a ampliação do repertório teórico e crítico referente à arquitetura contemporânea japonesa. Ao final, apresentamos como contribuição ao debate a ideia da existência de presupostos comuns que alinhavam a diversidade da produção desse grupo de arquitetos.

 

Palavras-chave: Constelação Japonesa; arquitetura contemporânea; diversidade.

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Baixar o arquivo em PDF Baixar o Adobe Reader