Artigos


II SÉRIE ESPECIAL DE ENSAIOS – Os mangás BL: um mundo muito particular e que está mudando

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Mauro Neves: professor titular do Departamento de Estudos Luso-Brasileiros, da Faculdade de Estudos Estrangeiros, da Universidade Sophia em Tóquio. Sua formação original é em História do Japão, com M.A. obtido na Universidade Budista de Kyoto, mas, desde 1998, tem se dedicado a pesquisar e analisar fenômenos da cultura pop (mídia, música, cinema e outros) do Japão e da Coreia do Sul. Sua pesquisa passa também por ser uma pesquisa comparativa entre esses fenõmenos e a cultura pop de Portugal e do Brasil. Tem vários artigos e capítulos de livros publicados no Japão, nos Estados Unidos, na Coreia do Sul, em Portugal, na Croácia, além do Brasil. Atualmente está realizando uma pesquisa sobre as formas de consumo da cultura pop, sobretudo da música pop, do Japão e da Coreia do Sul na América Latina, como parte de um projeto de pesquisa sobre os contatos entre a Ásia e a América Latina através do Oceano Pacífico, projeto este realizado em conjunto com outros pesquisadores e com suporte financeiro do governo japonês. 

 

Palavras-chave: cultura pop, mangá, identidade LGBT, cultura comparada

 

Resumo: Os mangás BL constituem um tipo de mangá japonês muito específico, embora não sejam mais exclusivos do Japão. Tendo como características principais a descrição da relação amorosa idealizada entre dois homens, os quais têm que ser também idealizadamente perfeitos do ponto de vista físico, e a evolução desse relacionamento quase que regida por circunstâncias muitas vezes absurdas e fora da realidade, os mangás BL têm as mulheres como seu público alvo e também como a grande maioria de seus autores. No entanto, essa realidade está a mudar com o aumento de mangás que se distanciam do princípio da idealização e que se aproximam da realidade dos gays no Japão, bem como também de mangás que, embora contenham a descrição de relacionamentos gays, já começam a ser produzidos por editoras que não são do nicho BL. Além disso, têm começado a aparecer também mangás que criticam a idealização dos mangás BL. Por outro lado, o boom dos dramas tailandeses BL têm feito com que se publiquem no Japão versões em mangá desses dramas, bem como de congêneres chineses e coreanos. Pretendemos aqui, através dos comentários sobre alguns desses mangás, explicar para o público brasileiro como funciona o mundo dos mangás BL do Japão e como este mundo vem se modificando.

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Baixar o arquivo em PDF Baixar o Adobe Reader