Artigos


II SÉRIE ESPECIAL DE ENSAIOS – Corpos Possíveis

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Éden Peretta: Artista de Dança e Professor Associado do Departamento de Artes (DEART) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutor em Estudos Teatrais e Cinematográficos pelo Departamento de Música e Espetáculo da Universidade de Bolonha (2010), Itália. Visiting Scholar na mesma universidade (2018) e pós-doutorado pela Escola de Belas Artes da UFMG (2019). Autor do livro “O soldado nu: raízes da dança butô” (Perspectiva, 2015) e organizador da obra “Corpolítico: corpo e política nas artes da presença” (UFOP, 2018). Coordenador do grupo de pesquisa (CNPq / Brasil) HÍBRIDA – poéticas híbridas da cena contemporânea e do coletivo Anticorpos – investigações em dança. Pesquisa o corpo nas artes cênicas e visuais, principalmente em suas relações com a filosofia.

 

E-mail: edensp@ufop.edu.br

 

Palavras-chave: cultura japonesa; corpo; dança; processo criativo; biopolítica.

 

Resumo: Neste ensaio busco refletir sobre as diferentes noções de corpo que encontramos na língua japonesa e com as quais me deparei ao investigar a obra do dançarino e coreógrafo Tatsumi Hijikata, criador da dança butô. O corpo, em sua polissemia, é então capturado por diferentes matizes desta língua, nos ajudando a pensar sobre a potência, também política, da fluidez identitária possível de ser vivida na experiência corpórea. Interessa-me, sobretudo, refletir sobre os desdobramentos poéticos e artísticos que essas noções oferecem cotidianamente ao nosso contexto antípoda e contemporâneo.

 

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Baixar o arquivo em PDF Baixar o Adobe Reader