Artigos


II SÉRIE ESPECIAL DE ENSAIOS – O Japão está pronto para abraçar a diversidade?

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Marcos Sadao Maekawa: Project Officer na APNIC Foundation (Brisbane, Austrália), Marcos Sadao é coordenador de projetos de desenvolvimento de pesquisa e educação na Ásia financiados pela APNIC Foundation e atualmente trabalha no projeto SOI Asia (School on Internet Asia) na Keio University, entre outros. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1996, mudou-se para o Japão no mesmo ano para começar a carreira em design gráfico. Marcos é doutor em design de mídia pela Keio University (Tóquio), onde lecionou em tempo integral por cinco anos e continua como pesquisador.

Durante os 12 anos que passou envolvido com o meio acadêmico, explorou o papel do design para produzir impacto social, com foco na educação de cidadania global e digital. Fez estágio no Berkman Klein Center da Harvard University, trabalhou e coordenou iniciativas educacionais de design global, tecnologia e educação juntamente com organizações internacionais, escolas e universidades da Ásia, Europa e Estados Unidos. Seu interesse encontra-se na intersecção da sociedade global, tecnologias de aprendizagem, diversidade e inclusão, e design.

 

E-mail: marcos@kmd.keio.ac.jp

 

Palavras-chave: Diversidade e inclusão, estrangeiros no Japão, crianças e jovens, educação, tecnologia, Sociedade 5.0.

 

Resumo: O Japão vem tentando abraçar a diversidade e se tornar um país mais inclusivo. Mas qual é a situação da diversidade no país do sol nascente? Este ensaio começa relembrando a mensagem dos jogos de Tóquio 2020 e traçando um panorama histórico e social sobre a questão da diversidade no Japão. Em seguida, o autor descreve algumas das estratégias do país para promover valores de diversidade cultural e inclusão na educação. Por fim, o autor faz uma reflexão sobre o papel da tecnologia no futuro da diversidade no Japão.

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Baixar o arquivo em PDF Baixar o Adobe Reader