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III SÉRIE ESPECIAL DE ENSAIOS – Nihon eiga: O Cinema Japonês e o Japão contemporâneo

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Marco Souza: é Doutor em Comunicação e Semiótica, pesquisador e vice-coordenador do Centro de Estudos Orientais da PUC-SP. Autor do livro O Kuruma Ningyo e o Corpo no Teatro de Animação Japonês (Annablume, 2005) e de artigos acerca da cultura japonesa e da comunicação.

 

E-mail: eugenidis@hotmail.com

 

Palavras-chave: Cinema, Japão, contemporaneidade.

 

Resumo: Este ensaio procura traçar um panorama resumido do cinema japonês contemporâneo com a intenção de mostrar definições possíveis do que pode ser entendido como a atual produção cinematográfica japonesa. Através da seleção de contextos históricos que delimitam determinados períodos muito importantes para a cinematografia nipônica vai se elencando cineastas, filmes, eventos e conjunturas que foram progressivamente estruturando as maneiras como a condição contemporânea do cinema japonês se formou. O ensaio expõe algumas influências e especificidades para responder perguntas sobre o que é cinema japonês e o que é estilo cinematográfico japonês. Para, a partir disso, analisar alguns filmes que exemplificam como questões complexas e diversificadas da sociedade japonesa influenciam e são tratadas pela cinematografia nipônica dos últimos treze anos.

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