Artigos


III SÉRIE ESPECIAL DE ENSAIOS – Animê: Animação Japonesa e o Japão Contemporâneo

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Elisa Massae Sasaki
Possui Graduação em Ciências Sociais (1993), Mestrado em Sociologia (1998) e Doutorado em Ciências Sociais (2009) – todos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Migração, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e política, migração internacional contemporânea, sociedade japonesa contemporânea, brasileiros no Japão, japoneses no Brasil, relação Brasil-Japão, identidade e etnicidade. Foi Professora Visitante na UERJ (2010 a 2015) e atualmente é Professora adjunta e Coordenadora do curso de Japonês, do Depto. Letras Clássicas e Orientais (LECO), do Instituto de Letras (ILE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde leciona as disciplinas de Cultura, Sociedade e História Japonesas.

 

E-mail: elisa.massae.sasaki@uerj.br

 

Palavras-chave: Animê, animação japonesa, Japão, contemporaneidade

 

Resumo: Para apresentar sobre “Animê”, como a animação japonesa ficou amplamente conhecida, recorreremos à distinção entre os termos “animê” e “animação” feita por Sheuo Hui Gan (2009), que analisa os diferentes usos e significados desses termos, o que nos ajudará a compreender que não há consenso em torno do termo “animê”, ainda que seja popularmente utilizado. Em seguida, veremos alguns aspectos técnicos da animação abordados por Thomas Lamarre (2002) que foram se desenvolvendo dentro de um contexto social, econômico e político do Japão contemporâneo e que, por sua vez, afetaram o modo de se fazer animê ou animação nesse país, trazendo um grande impacto na estética, narrativa, gênero e espectador. Por fim, veremos brevemente a influência do animê japonês no contexto brasileiro contemporâneo em diferentes aspectos: na televisão brasileira, produção de cinema de animação no país e discussão feita em sala de aula sobre como os animês refletem as questões da sociedade japonesa atual.

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Baixar o arquivo em PDF Baixar o Adobe Reader